A argumentação é um recurso precioso para o desenvolvimento da sua Redação. Conheça os tipos de construção de argumentos que darão credibilidade ao seu texto:
Quem garantir uma boa nota no Enem, e passar no Encceja? Mandar bem na redação é fundamental. Veja aqui as melhores dicas do Portal Universia para você conseguir um texto nota máxima mandando bem na argumentação.
Com a redação não é diferente, precisamos estar treinados em muitos recursos, técnicas e ferramentas que podem nos ajudar a garantir aquela redação nota mil. Você sabia que a Redação Enem equivale à 20% da nota total do Exame Nacional do Ensino Médio?
O Blog do Enem e seu parceiro, o Portal Universia, se juntaram para produzir para vocês estas dicas sobre a Argumentação no Desenvolvimento da Redação.
Vamos falar um pouco sobre a parte mais especial da dissertação, o desenvolvimento. É ali que você tem a oportunidade de convencer o corretor e garantir uma boa nota. Um corretor pode relevar uma introdução com defeitos, mas um desenvolvimento ruim, jamais. Assim sendo, reunimos e apresentamos aqui alguns recursos argumentativos que você pode usar na sua Redação Enem.
Resumo sobre Argumentação
Confira agora com a professora Daniela Garcia as dicas básicas sobre como desenvolver de maneira consistente os seus argumentos na Redação do Enem:
Muito boas estas dicas da professora Daniela. Têm mais aulas com ela no canal do Curso Enem Gratuito.
O que é um Argumento?
Um argumento é uma manifestação linguística construída por enunciados que, relacionados, conduzem a uma conclusão. Este argumento deve ser elaborado de maneira que produza um efeito de sentido de objetividade.
- Na Redação Enem, é importante levar em consideração as seguintes habilidades:
- 1 – selecionar (diversidade de informações, repertório autoral),
- 2 – interpretar (coerentemente e relacionado todas as informações),
- 3 – organizar (coesão, progressão textual, encadeamento de ideias, evitar digressões),
- 4 – relacionar (seu projeto de texto defendendo seu ponto de vista – informações mal articuladas podem gerar contradições ou parecer aleatórias na construção dos argumentos).
Veja os recursos argumentativos que nos ajudam a colocar essas habilidades em prática.
Argumento de autoridade
Significa basear uma afirmação no saber notório de uma autoridade reconhecida em determinada área de conhecimento. É uma maneira de trazer para o enunciado a credibilidade da autoridade citada.
Argumento de consenso
São enunciados que não exigem demonstração ou provas porque seu conteúdo é aceito como válido por consenso dentro de um espaço sociocultural. Quando você afirma que “investir em educação é necessário para a erradicação da desigualdade social”, trata-se de um consenso, pois todos pensam da mesma forma. Cabe destacar que é preciso ser econômico ao usar esse recurso, afinal, trata-se de argumentos que “todos” já conhecem.
Argumento de provas concretas
É a comprovação pela experiência ou observação por meio da apresentação de dados documentados, informações que confirmam a validade do que você afirma. Os textos jornalísticos são os que mais utilizam esse recurso. Esses dados podem vir de levantamentos estatísticos, relatórios e pesquisas. No entanto, para um argumento ter força e credibilidade, a fonte usada deve ser confiável. É um recurso com grande poder de persuasão, pois relaciona o tema com fatos da realidade e demonstra que o candidato tem conhecimento.
Argumentos de ilustração
É o uso de exemplos para comprovar uma afirmação. Aqui se demonstra que a ideia apresentada não fica só na teoria, ela acontece no mundo “real” de fato. No então, também é preciso ser econômico e não fazer parágrafos inteiros de exemplos, isso seria tangenciar o tema. Reserve seus exemplos para o último período do parágrafo.
Argumentação lógica
Baseia-se na operação de raciocínios lógicos, como as implicações de causa e consequência, analogia ou condição. Se você escreve, por exemplo, uma redação sobre o aumento da violência nos centros urbanos, podemos indicar a pobreza e a desigualdade social como causas, e a sensação de insegurança das classes mais abastadas como consequência.
Argumentação de competência linguística
Trata-se de adequar as competências de linguagem do enunciador para aproximar-se do interlocutor ou público-alvo. Na redação do Enem, por exemplo, é importante o domínio na língua padrão.
Quatro passos para a Redação Enem Nota 1000 |
1 – A Estrutura da Redação |
2 – Como fazer a Introdução da Redação |
3 – Como defender um ponto de vista |
4 – Três técnicas para fazer uma boa Conclusão |
Agora corra até a lista com 100 possibilidades de temas que podem cair na redação do Enem 2015 e utilize-os para praticar estes recursos de argumentação. Confira também os tipos de conclusão para sua Redação Enem.