Resultado do Fies 2023 já está disponível: saiba como consultar

Já está disponível o resultado do Fies 2023. Acesse para saber como conferir a lista de aprovados e o que fazer para confirmar a sua inscrição no programa.

Os candidatos que se inscreveram para a primeira edição do ano do Fundo de Financiamento Estudantil já podem conferir o resultado do Fies 2023 no site oficial do programa. 

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, cujo objetivo é conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e oferecidos por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

No total, para o primeiro semestre, foram abertas 7.301 vagas em 1.389 instituições privadas de ensino superior. 

Acompanhe a leitura e veja como verificar se o seu nome está na lista de aprovados e que passos é preciso seguir agora para confirmar a sua inscrição. 

Como consultar o resultado do Fies 2023?

Para verificar se o seu nome está na lista de pré-aprovados, basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e fazer o login com os dados utilizados para a inscrição. 

Você foi selecionado? Que ótima notícia! Então, o próximo passo é realizar a complementação das informações das inscrições. 

Isso deve ser feito entre os dias 15 e 17 de março, diretamente na instituição de ensino superior para a qual você foi pré-selecionado. Cabe à própria universidade informar aos estudantes sobre o meio a ser utilizado para o recebimento da documentação exigida – em formato físico ou digital.

Você ainda tem alguma dúvida sobre os programas do MEC que permitem o acesso ao ensino superior? Assista a esse vídeo e entenda melhor:

Participe da lista de espera do Fies

Se você conferiu o resultado do Fies 2023, mas não foi selecionado na chamada regular, ainda pode participar da lista de espera. Nessa lista, quando algum estudante pré-selecionado desiste do curso ou não complementa suas informações em tempo hábil, a vaga volta a ficar disponível. Ou seja, pode ser sua! 

É importante destacar que o Fies não entra em contato com o candidato para avisar se ele conseguiu a vaga. Por isso, para saber se você conseguiu, precisa acompanhar diariamente a convocação da lista de espera do Fies no site oficial do programa. 

Além disso, também é essencial ficar atento aos critérios, procedimentos e prazos previstos pelo edital do processo seletivo.

Bolsas de estudo em universidades privadas: como conseguir

Se você tentou os programas do MEC, mas não conseguiu uma vaga, ainda tem a chance de conquistar uma bolsa de estudos com descontos que vão de 30% a 100% em instituições privadas.

Basta escolher a cidade e o curso desejado, e informar os seus dados de contato para receber as melhores ofertas de bolsas de estudos ou descontos. Você pode utilizar a sua nota do Enem, Concurso de Redação, nota do Encceja, Transferência, ou uma oferta específica para um curso ou cidade.

Faça uma consulta para receber ofertas de Bolsa de Estudos ou descontos. 

E o melhor: para concorrer a uma destas bolsas de estudo, valem as notas obtidas nas provas do Enem desde 2014. Isso quer dizer que você pode escolher a sua melhor nota para aumentar o valor do desconto. Aproveite!

Saiba mais sobre as Bolsas de Estudos da Uniasselvi e Unicesumar

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Bolsas de Estudo, FIES
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel