Resultado do Fies 2023.2 já está disponível

O resultado do Fies 2023.2 já está no ar! Entenda como comprovar as informações e garantir o seu financiamento para estudar em uma instituição privada de ensino superior.

Nesta terça, dia 11 de julho, o Ministério da Educação divulgou o resultado do Fies 2023.2. Para conferir a lista de candidatos pré-selecionados, basta acessar o portal oficial do programa. 

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do governo federal que possibilita aos estudantes financiar as mensalidades na graduação em instituições privadas de ensino superior.

Para confirmar o financiamento, é necessário fazer a complementação da inscrição. 

Acompanhe a leitura para saber mais!

Cronograma do Fies

  • Resultados (pré-selecionados): 11 de julho
  • Complementação da inscrição: de 12 a 14 de julho
  • Convocação da lista de espera: 18 de julho a 29 de agosto (quem não for pré-selecionado na chamada única será automaticamente incluído na lista de espera).

Como conferir o resultado do Fies 2023.2? 

Para consultar se o seu nome está na lista de candidatos pré-selecionados, basta acessar o resultado do Fies 2023.2 no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e junto à instituição para a qual se inscreveu.

A consulta ao resultado e o cumprimento dos prazos estabelecidos, bem como o acompanhamento de eventuais alterações, é de responsabilidade exclusiva do candidato. 

Como fazer a complementação da inscrição do Fies

A complementação das inscrições para o Fies acontece de 12 a 14 de julho. Confira o passo a passo:

  • Acesse o Fies Seleção e complemente a sua inscrição para a contratação do financiamento.
  • Valide as suas informações em até 5 dias úteis na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino escolhida, por meio da entrega física ou digital da documentação exigida.
  • Valide suas informações em um agente financeiro em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil após a data da validação da inscrição pela CPSA.

Confira as sugestões de documentos que podem ser apresentados para comprovar informações na CPSA, conforme disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC).

A apresentação de informações ou documentos falsos pode ocasionar a reprovação do candidato no processo seletivo do Fies ou o encerramento do contrato de financiamento. 

Como participar da lista de espera do Fies? 

Conforme o Edital do Fies, os candidatos classificados com base no número de vagas do grupo de preferência serão pré-selecionados na chamada única. 

Os demais, não pré-selecionados, são automaticamente incluídos em lista de espera.

Classificação de candidatos na lista de espera 

As vagas que não são ocupadas pelos candidatos pré-selecionados, conforme o resultado do Fies 2023.2, retornam para o sistema e outro candidato que esteja em lista de espera é chamado.

Portanto, participantes da lista de espera precisam acompanhar sua eventual pré-seleção diretamente na página do Fies.

O que é o Fies

O Fies é um programa instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com indicação positiva do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.  

A partir de 2018, o Fies possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato

O financiado começa a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.

Opções além do Fies

Além das bolsas de estudos do governo federal, diversas instituições de ensino têm seus próprios processos seletivos para escolher bolsistas, como a Uniasselvi e a Unicesumar, por exemplo.

As bolsas de estudos têm descontos de 30% a 100%, de acordo com as notas obtidas nas provas do Enem desde 2014. Isso quer dizer que você pode escolher a sua melhor nota para aumentar o valor do desconto. 

Você também pode optar por Concurso de Redação, nota do Encceja, Transferência, ou uma oferta específica para um curso ou cidade.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: FIES
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel