Inep divulga resultado dos treineiros do Enem 2023

O resultado dos treineiros do Enem 2023 está disponível, assim como a Vista Pedagógica da redação. Entenda como acessar e conferir as suas notas para conferir o seu desempenho nas provas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, no sábado, dia 16 de março de 2024, o resultado dos treineiros do Enem 2023, referentes às provas das quatro áreas do conhecimento. 

Durante uma coletiva de imprensa, o ministro Camilo Santana informou que a divulgação do espelho da redação está prevista para o dia 15 de abril. Por enquanto, é possível acessar apenas a vista pedagógica. 

Continue lendo para saber como acessar o seu resultado e entender como analisar a vista pedagógica da sua redação.

Leia também: Enem: guia completo para entender tudo sobre o exame

Como acessar o resultado de treineiro do Enem?

Para ver suas notas e os resultados, os candidatos treineiros precisam acessar a Página do Participante do Enem e fazer login na conta gov.br, a mesma utilizada para fazer a inscrição.

Lembrando que os treineiros são os inscritos na prova que, no ano de aplicação do exame, ainda não tinham 18 anos ou não estavam no último ano do Ensino Médio. 

Por isso, a nota não pode ser utilizada para ingresso no Ensino Superior, mas é uma importante forma de treino para conhecer o modelo de prova e testar seus conhecimentos.

Como a redação do Enem é corrigida

Na Página do Participante, você também vai encontrar um botão para ver a  “Vista Pedagógica” da sua redação. 

Ao acessar, é possível verificar a nota e também de que forma o seu texto foi avaliado na prova, conforme as cinco competências, que vão de 0 a 200 pontos. 

A redação do Enem é corrigida por dois avaliadores, que usam como critérios:

  • Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

A soma da pontuação recebida em cada um desses critérios é que resulta na nota da redação de cada estudante

Se houver uma diferença maior do que 100 pontos nas somas das correções, uma terceira pessoa é chamada para avaliar o texto. E, se a discrepância persistir, a redação é encaminhada para que uma banca especial, formada por três novos membros, atribua a nota final.

O Enem 2024 vem aí: prepare-se de graça! 

Se você vai fazer o Enem 2024, já é hora de começar a se preparar, certo? A boa notícia é que você pode estudar de graça, com o Curso Enem Gratuito.

São quatro possibilidades de Planos de Estudos, que podem ser escolhidas de acordo com o seu tempo e a sua necessidade:

Os conteúdos são separados por disciplina e organizados em trilhas de aprendizagem, com aulas escritas, videoaulas, ebooks, simulados e muito mais, de acordo com o que mais cai nas provas do Enem.

Aproveite ainda o Curso Redação Enem Começando do Zero, para entender como elaborar o seu texto dissertativo-argumentativo do início ao fim. 

O Curso Enem Gratuito foi aprovado pelo parecer CEE/SC 210/220 e é recomendado para as escolas de todo país pelo Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação.

Inscreva-se e comece a estudar hoje mesmo!

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Enem, Ensino Médio, Redação Enem, Resultado Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel