Sócrates – Filosofia no Enem. Revise com aula gratuita.

Veja o pensamento e a vida (trágica) do filósofo Sócrates. Ainda na Grécia Antiga ele lançou pilares fundamentais da Filosofia. Mas, foi condenado à morte por se manter fiel a seus princípios. Vem com a gente para arrebentar no Enem e conquistar sua vaga na universidade!

Filosofia Enem: Você conhece Sócrates? Ele foi um dos mais famosos filósofos que já existiram. Talvez você esteja pensando: “Mas, espera aí, não é o Sócrates jogador do Corinthians, irmão do Raí?” Não! O Sócrates tema deste post é o filósofo que viveu entre 469 a.C e 399 a.C, em Atenas, na Grécia Antiga!

Sócrates era filho de um escultor e de uma parteira, humilde por natureza e de uma sabedoria ímpar. Foi considerado pelo Oráculo de Delfos “o homem mais sábio entre todos”. Afirmação que intrigou a Sócrates, pois a única certeza que possuía era a de que muito pouco sabia. Daí da sua famosa afirmação “Só sei que nada sei”.  Ele foi condenado à morte por se manter fiel aos próprios pensamentos. Confira:

1
Fonte: https://opiniaocentral.files.wordpress.com  – Desenho de Sócrates

Sócrates tinha como método o diálogo. O famoso diálogo socrático, onde se dirigia a todos, convidando-os a analisarem suas supostas certezas e se abrirem à novos conhecimentos.

Seu diálogo era dividido em duas partes sucessivas: a primeira chamada de ironia e  a segunda chamada de maiêutica. A ironia consistia em demonstrar ao seu interlocutor o quanto suas certezas eram frágeis e infundadas.

A maiêutica, ou “parto de idéias”, consistia em fazer com que o interlocutor elaborasse suas próprias idéias e entendesse como às adotou para si, começando assim a viver uma vida autêntica. ele ensinava os homens a pensarem por si mesmos, o que sabemos nunca foi bom para nenhum governo.

2
Fonte: www.umsabadoqualquer.com  – Tirinha mostrando a ironia socrática

Apesar das boas intenções, seu modo de viver a vida não era bem visto por alguns cidadãos de Atenas, principalmente sua popularidade entre os jovens (que tem maior propensão a desafiar as leis e curiosidade pelo diferente).

Além disso, o filósofo tornou públicos seus pensamentos em relação à existência dos deuses. Para Sócrates os homens deveriam assumir a sua participação nos acontecimentos e não mais atribuírem tudo aos deuses.

3
Fonte:www.umsabadoqualquer.com – Tirinha mostrando discurso de Sócrates perante a religião

Sócrates foi então acusado de corromper a juventude e condenado à morte. Sua pena foi a ingestão de um veneno chamado cicuta. Sua morte foi um evento público, todos os cidadãos atenienses foram convidados a assisti-la na praça pública.

Sócrates
Fonte: www.afilosofia.com.br – Pintura de Jacque Louis David retratando a morte de Sócrates

Importante salientar que foi concedido a Sócrates a chance de libertar-se, desde que assumisse que estava errado quanto aos seus posicionamentos. O que, obviamente, ele não fez.

Sua vida, seus ensinamentos, sua moral e também sua morte foram descritas e registradas por Platão, um de seus discípulos, já que Sócrates não se preocupou em registrar nada.

Últimas palavras de Sócrates: “Enquanto eu puder respirar e exercer minhas faculdades físicas e mentais, jamais deixarei de praticar a filosofia, de elucidar a verdade e de exortar todos que cruzarem meu caminho a buscá-la […] Portanto, senhores […] seja eu absolvido ou não, saibam que não alterarei minha conduta, mesmo que tenha de morrer cem vezes.”

Platão – O discípulo que registrou o pensamento de Sócrates

Uma dica importante do Blog do Enem para você: Mesmo condenado à morte Sócrates teve a sua filosofia preservada pelo discípulo Platão, que transcreveu diálogos com os ensinamentos do mestre. Veja aqui um resumo completo sobre Platão, que também apresentou contribuições importantes para a filosofia. Confira uma aula sobre O Mito da Caverna, um clássico de Platão.

platao
Veja uma aula sobre O Mito da Caverna

De volta a Sócrates:

A filosofia socrática pode ser resumida como uma filosofia de conteúdo moral, que pretendia alcançar um bom convívio entre os homens.

Aula Gratuita


Vamos exercitar nossos conhecimentos sobre Sócrates e a Filosofia?

Exercícios:

Questão 1

Após o período cosmológico, surge outro movimento muito importante para a filosofia (nascente) no ocidente. Passa a ser abordado agora um novo tipo de problema e teremos, então, não só as figuras principais do novo cenário da filosofia grega, mas de toda a história da razão ocidental: Sócrates, Platão e Aristóteles. Com Sócrates, a filosofia ganha uma nova “roupagem”.

Sócrates viveu em Atenas no momento de apogeu da cultura grega, o chamado período clássico (séculos V e IV a.C.), fase de grande expressão na política, nas artes, na literatura e na filosofia. O que há de mais forte na filosofia de Sócrates é o seu método e a maneira pela qual ele buscava discutir os problemas relacionados à filosofia .

A partir do texto acima e dos conhecimentos que você possui sobre a filosofia de Sócrates, é CORRETO afirmar QUE: (QUESTÃO SOMATÓRIA, SOME OS NÚMEROS DOS ITENS CORRETOS E COLOQUE O VALOR NO QUADRADO ABAIXO)

(01) Sócrates oferecia grande importância às experiências sensíveis, o que caracterizou fortemente o seu método filosófico.

(02) Ao proceder em suas investigações, Sócrates partia sempre de sua “dúvida metódica”.

(04) Sócrates sempre buscava pessoas em praça pública para dialogar e questionar.

(08) A célebre frase de Sócrates, que caracterizava parte de seu método é: “só sei que nada sei”, por isso questionava as ideias de seus interlocutores.

(16) Para fazer com que os seus interlocutores enxergassem a verdade por si próprios, Sócrates praticava o método “maiêutico” (assinalado por ele), ou “parto das ideias”, no qual ele demonstrava os erros e opiniões comuns entre os homens.

Questão 2 (UEM/2008) 

Sócrates representa um marco importante da história da filosofia; enquanto a filosofia pré-socrática se preocupava com o conhecimento da natureza (physis), Sócrates procura o conhecimento indagando o homem.ASSINALE o que for CORRETO. (QUESTÃO SOMATÓRIA, SOME OS NÚMEROS DOS ITENS CORRETOS E COLOQUE O VALOR NO QUADRADO ABAIXO)

(01) Sócrates, para não ser condenado à morte, negou, diante dos seus juízes, os princípios éticos da sua filosofia.

(02) O método socrático compõe-se de duas partes: a maiêutica e a ironia.

(04) Tal como os sofistas, Sócrates costumava cobrar dinheiro pelos seus ensinamentos.

(08) Sócrates, ao afirmar que só sabia que nada sabia, queria, com isso, sinalizar a necessidade de adotar uma nova atitude diante do conhecimento e apontar um novo caminho para a sabedoria.

(16) Discípulo de Sócrates, Platão utilizou, como protagonista da maior parte de seus diálogos, o seu mestre.

Questão 3

Sócrates era um cidadão comum de Atenas, até o oráculo de Delfos indicar que ele era o homem mais sábio de seu tempo. A partir daí, ele tomou como missão a Maiêutica, que significava a “arte de trazer à luz” (“parto das ideias”), através de longas conversas com interlocutores de todas as classes sociais. O QUE SIGNIFICAVA ESSA ARTE?QUESTÃO 3

A) Sócrates, que também era médico, auxiliava nos partos de Atenas.

B) A luz do pensamento de Sócrates ofuscava todo o conhecimento da outra pessoa.

C) Nenhuma das anteriores está correta.

D) Através do diálogo promovido por Sócrates, a pessoa podia formular suas ideias e pensamentos.

E) A luz indicava que a pessoa não precisava se esforçar para adquirir conhecimento.

Questão 4

Sócrates foi um dos mais importantes filósofos da antiguidade. Para ele, a filosofia não era um simples conjunto de teorias, mas uma maneira de viver. Sobre o pensamento e a vida de Sócrates, assinale o que for incorreto.

( ) Sócrates acreditava que passar a vida filosofando, isto é, a examinar a si mesmo e a conduta moral das pessoas.

( ) Nas conversações que mantinha nos lugares públicos da Atenas do século V a.C., Sócrates repetia nada saber para, assim, não responder às questões que formulava e motivar seus interlocutores a darem conta de suas opiniões.

( ) Em polêmica com Aristóteles, para quem a cidade nasce de um acordo ou de um contrato social, Sócrates escreveu a República, na qual demonstra ser o homem um animal político.

( ) O exercício da filosofia, para Sócrates, consistia em questionar e em investigar a natureza dos princípios e dos valores que devem governar a vida. Assim se comportando, Sócrates contraiu inimizades de poderosos que o executaram sob a acusação de impiedade e de corromper a juventude.

( ) A maiêutica socrática é a arte de trazer à luz, por meio de perguntas e de respostas, a verdade ou os conhecimentos mais importantes à vida que cada pessoa retém em sua alma

Gabarito: Questão 1= 28  Questão2= 28   Questão3= D     Questão 4= C

Curso Enem Gratuito

Fazer revisões online e exercícios é uma excelente estratégia para aprender de fato e chegar tinindo para a prova do Enem no final do ano. Os melhores cursos de graduação exigem notas de corte muito altas!

curso enem gratuito blue fino
Veja aulas de todas as matérias do Exame no Curso Enem Online

  Para você vencer os desafios do Exame a recomendação do Blog é você revisar com o Curso Enem 2016 Gratuito: uma coleção completa de aulas, exercícios de todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio, e as Dicas de Redação Enem Nota 1000.  Confira as aulas que já estão no ar no Curso Enem Gratuito. Aqui você encontra Listas de Exercícios, com gabarito.

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Paula Pille para o Blog do Enem. Paula é formada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Filosofia em escolas da Grande Florianópolis desde 2004. Facebook: https://www.facebook.com/paula.pille.1