A Filosofia de Sócrates: entenda a Maiêutica com aula gratuita

Veja o pensamento e a vida (trágica) do filósofo Sócrates. Ele lançou as bases da Filosofia na Grécia Antiga. Mas, foi condenado à morte por se manter fiel a seus princípios.

Sócrates foi um dos mais importantes filósofos que já existiram. Ele mudou a história do pensamento da humanidade. Foi a partir da dúvida e do olhar direcionado para o interior do ser humano que ele provocou uma revolução na Filosofia. De tão revolucionário, não foi compreendido, e foi julgado e condenado à morte por envenenamento.

Ele viveu entre 469 a.C e 399 a.C, em Atenas, na Grécia Antiga! Ele é um campeão mundial da arte do pensamento. Foi um inovador, criou uma nova lógica de pensamento e de argumentação. Sócrates desenvolveu um método chamado Maiêutica, que você vai aprender agora.

A Filosofia de Sócrates

Sócrates era filho de um escultor e de uma parteira, humilde por natureza e de uma sabedoria ímpar. Foi considerado pelo Oráculo de Delfos “o homem mais sábio entre todos”. Tinha essa dimensão na época a Filosofia de Sócrates.

Essa afirmação relacionada ao Oráculo de Delfos, de que ela um sábio, deixou Sócrates muito intrigado, pois  a única certeza que possuía era a de que muito pouco sabia. Daí da sua famosa afirmação “Só sei que nada sei”. 

A Maiêutica e a ironoa no método socrático

Confira agora com o professor Ernani Júnior da Silva, do canal do Curso Enem Gratuito.

A síntese do Método Socrático:

  • O diálogo desenvolvido enquato método pelo filósofo Sócrates era dividido em duas partes sucessivas:
  • 1 – a primeira chamada de ironia; e,
  • 2 – a segunda chamada de maiêutica. 

A ironia consistia em demonstrar ao seu interlocutor o quanto suas certezas eram frágeis e infundadas.

A maiêutica, ou “parto de idéias”, consistia em fazer com que o interlocutor elaborasse suas próprias idéias e entendesse como às adotou para si, começando assim a viver uma vida autêntica. Esta era a base do ensinamento de acordo com a didática da Filosofia de Sócrates.

A busca da verdade

E, por não saber, buscava permanentemente a verdade. E, justamente por isso, Sócrates foi condenado à morte por se manter fiel aos próprios pensamentos. Confira:1Sócrates tinha como método o diálogo. O famoso diálogo socrático, onde se dirigia a todos, convidando-os a analisarem suas supostas certezas e se abrirem à novos conhecimentos.

A Filosofia de Sócrates e os Pré-Socráticos

A grande mudança na filosofia Socrática, além do método, foi o foco no ser humano. Antes dele o foco dos Pré-Socráticos era a Filosofia da Natureza. Veja no resumo gratuito  para você entender a diferença entre Sócrates e os Filósofos da Natureza:

Muito bom este resumo do canal do Curso Enem Gratuito. Vamos prosseguir.

Sócrates ensinava os homens a pensarem por si mesmos, o que sabemos nunca foi bom para nenhum governo.2Fonte: www.umsabadoqualquer.com  – Tirinha mostrando a ironia socrática

Apesar das boas intenções, seu modo de viver a vida não era bem visto por alguns cidadãos de Atenas, principalmente sua popularidade entre os jovens (que tem maior propensão a desafiar as leis e curiosidade pelo diferente).

Deuses?

Além disso, o filósofo tornou públicos seus pensamentos em relação à existência dos deuses. 3Fonte:www.umsabadoqualquer.com – Tirinha mostrando em discurso a Filosofia de Sócrates perante a religião.  Para Sócrates os homens deveriam assumir a sua participação nos acontecimentos e não mais atribuírem tudo aos deuses.

Sócrates foi então acusado de corromper a juventude e condenado à morte. Sua pena foi a ingestão de um veneno chamado cicuta. Sua morte foi um evento público, todos os cidadãos atenienses foram convidados a assisti-la na praça pública.

Veja na imagem abaixo a entrega da taça com cicuta para Sócrates beber. Fonte: www.afilosofia.com.br – Pintura de Jacque Louis David retratando a morte de SócratesA Filosofia de Sócrates

Importante salientar que foi concedido a Sócrates a chance de libertar-se, desde que assumisse que estava errado quanto aos seus posicionamentos. O que, obviamente, ele não fez.

Sua vida, seus ensinamentos, sua moral e também sua morte foram descritas e registradas por Platão, um de seus discípulos, já que Sócrates não se preocupou em registrar nada.

As Últimas palavras de Sócrates:

“Enquanto eu puder respirar e exercer minhas faculdades físicas e mentais, jamais deixarei de praticar a filosofia, de elucidar a verdade e de exortar todos que cruzarem meu caminho a buscá-la […] Portanto, senhores […] seja eu absolvido ou não, saibam que não alterarei minha conduta, mesmo que tenha de morrer cem vezes.”

Platão – O discípulo que registrou o pensamento de Sócrates

Uma dica importante do Blog do Enem para você: Mesmo condenado à morte Sócrates teve a sua filosofia preservada pelo discípulo Platão, que transcreveu diálogos com os ensinamentos do mestre.

 Veja aqui um resumo completo sobre Platão, que também apresentou contribuições importantes para a filosofia. Confira uma aula sobre O Mito da Caverna, um clássico de Platão.

platao
Veja uma aula sobre O Mito da Caverna

De volta a Sócrates:

A filosofia de Sócrates pode ser resumida como uma filosofia de conteúdo moral, que pretendia alcançar um bom convívio entre os homens.

Uma grande divisão que se faz na Filosofia é a comparação entre Sócrates e os Filósofos Sofistas – e que não eram questionadores, como era próprio do Mestre que ensinava por diálogos e desafios.

Sócrates e os Sofistas:

Confira agora um resumo que mostra as diferenças entre a Filosofia de Sócrates e o pensamento dos Sofistas, que eram os pensadores que o antecederam.

Muito bom este resumo! Antes de Sócrates a investigação da Filosofia estava orientada para  “as coisas”  que tinham a objetividade para serem mensuradas, descobertas na materialidade ou através da matemática. Com a Filosofia de Sócrates o foco pessou a ser o próprio ser humano.

Exercícios sobre a Filosofia de Sócrates

Questão 1

Após o período cosmológico, surge outro movimento muito importante para a filosofia (nascente) no ocidente. Passa a ser abordado agora um novo tipo de problema e teremos, então, não só as figuras principais do novo cenário da filosofia grega, mas de toda a história da razão ocidental: Sócrates, Platão e Aristóteles. Com Sócrates, a filosofia ganha uma nova “roupagem”.

Sócrates viveu em Atenas no momento de apogeu da cultura grega, o chamado período clássico (séculos V e IV a.C.), fase de grande expressão na política, nas artes, na literatura e na filosofia. O que há de mais forte na filosofia de Sócrates é o seu método e a maneira pela qual ele buscava discutir os problemas relacionados à filosofia .

A partir do texto acima e dos conhecimentos que você possui sobre a filosofia de Sócrates, é CORRETO afirmar QUE: (QUESTÃO SOMATÓRIA, SOME OS NÚMEROS DOS ITENS CORRETOS E COLOQUE O VALOR NO QUADRADO ABAIXO)

(01) Sócrates oferecia grande importância às experiências sensíveis, o que caracterizou fortemente o seu método filosófico.

(02) Ao proceder em suas investigações, Sócrates partia sempre de sua “dúvida metódica”.

(04) Sócrates sempre buscava pessoas em praça pública para dialogar e questionar.

(08) A célebre frase de Sócrates, que caracterizava parte de seu método é: “só sei que nada sei”, por isso questionava as ideias de seus interlocutores.

(16) Para fazer com que os seus interlocutores enxergassem a verdade por si próprios, Sócrates praticava o método “maiêutico” (assinalado por ele), ou “parto das ideias”, no qual ele demonstrava os erros e opiniões comuns entre os homens.

Questão 2 (UEM/2008) 

Sócrates representa um marco importante da história da filosofia; enquanto a filosofia pré-socrática se preocupava com o conhecimento da natureza (physis), Sócrates procura o conhecimento indagando o homem.ASSINALE o que for CORRETO. (QUESTÃO SOMATÓRIA, SOME OS NÚMEROS DOS ITENS CORRETOS E COLOQUE O VALOR NO QUADRADO ABAIXO)

(01) Sócrates, para não ser condenado à morte, negou, diante dos seus juízes, os princípios éticos da sua filosofia.

(02) O método socrático compõe-se de duas partes: a maiêutica e a ironia.

(04) Tal como os sofistas, Sócrates costumava cobrar dinheiro pelos seus ensinamentos.

(08) Sócrates, ao afirmar que só sabia que nada sabia, queria, com isso, sinalizar a necessidade de adotar uma nova atitude diante do conhecimento e apontar um novo caminho para a sabedoria.

(16) Discípulo de Sócrates, Platão utilizou, como protagonista da maior parte de seus diálogos, o seu mestre.

Questão 3

Sócrates era um cidadão comum de Atenas, até o oráculo de Delfos indicar que ele era o homem mais sábio de seu tempo. A partir daí, ele tomou como missão a Maiêutica, que significava a “arte de trazer à luz” (“parto das ideias”), através de longas conversas com interlocutores de todas as classes sociais. O QUE SIGNIFICAVA ESSA ARTE?QUESTÃO 3

A) Sócrates, que também era médico, auxiliava nos partos de Atenas.

B) A luz do pensamento de Sócrates ofuscava todo o conhecimento da outra pessoa.

C) Nenhuma das anteriores está correta.

D) Através do diálogo promovido por Sócrates, a pessoa podia formular suas ideias e pensamentos.

E) A luz indicava que a pessoa não precisava se esforçar para adquirir conhecimento.

Questão 4

Sócrates foi um dos mais importantes filósofos da antiguidade. Para ele, a filosofia não era um simples conjunto de teorias, mas uma maneira de viver. Sobre o pensamento e a vida de Sócrates, assinale o que for incorreto.

( ) Sócrates acreditava que passar a vida filosofando, isto é, a examinar a si mesmo e a conduta moral das pessoas.

( ) Nas conversações que mantinha nos lugares públicos da Atenas do século V a.C., Sócrates repetia nada saber para, assim, não responder às questões que formulava e motivar seus interlocutores a darem conta de suas opiniões.

( ) Em polêmica com Aristóteles, para quem a cidade nasce de um acordo ou de um contrato social, Sócrates escreveu a República, na qual demonstra ser o homem um animal político.

( ) O exercício da filosofia, para Sócrates, consistia em questionar e em investigar a natureza dos princípios e dos valores que devem governar a vida. Assim se comportando, Sócrates contraiu inimizades de poderosos que o executaram sob a acusação de impiedade e de corromper a juventude.

( ) A maiêutica socrática é a arte de trazer à luz, por meio de perguntas e de respostas, a verdade ou os conhecimentos mais importantes à vida que cada pessoa retém em sua alma

Gabarito: Questão 1= 28  Questão2= 28   Questão3= D     Questão 4= C

Curso Enem Gratuito

Fazer revisões online e exercícios é uma excelente estratégia para aprender de fato e chegar tinindo para a prova do Enem no final do ano. Os melhores cursos de graduação exigem notas de corte muito altas!

  Para você vencer os desafios do Exame a recomendação do Blog é você revisar com o Curso Enem 2016 Gratuito: uma coleção completa de aulas, exercícios de todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio, e as Dicas de Redação Enem Nota 1000.  Confira as aulas que já estão no ar no Curso Enem Gratuito. Aqui você encontra Listas de Exercícios, com gabarito.

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Paula Pille para o Blog do Enem. Paula é formada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Filosofia em escolas da Grande Florianópolis desde 2004. Facebook: https://www.facebook.com/paula.pille.1

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel