Quem não vai concluir o ensino médio em 2021 também pode fazer o Enem! Se você quer prestar as provas como um teste de autoavaliação é só se inscrever como treineiro.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira (17/6) que os estudantes que desejam fazer o Enem apenas com o objetivo de autoavaliação, os “treineiros”, vão poder se inscrever na versão impressa do exame. Enquanto isso, o Enem digital será destinado apenas aos candidatos que já concluíram ou vão concluir o ensino médio em 2021.
O período para inscrição e as regras são os mesmos do restante dos candidatos. No entanto, as notas dos treineiros serão divulgadas 60 dias após a publicação os resultados regulares do Enem. Além disso, os treineiros também não podem utilizar sua nota em programas como o Sisu, o ProUni e o Fies.
A informação sobre a participação dos treineiros no Enem 2021 já constava no edital do Enem impresso. A confirmação, contudo, veio após a notícia de que o Inep estaria estudando a possibilidade de deixar os treineiros de fora da próxima edição. O motivo da medida seria a economia nos custos da prova, visto que o orçamento para a realização do exame ainda está indefinido.
Quem são os treineiros no Enem
O Inep define como treineiros os participantes que vão concluir o ensino médio após o ano letivo de 2021 ou que não estão cursando e ainda não concluíram o ensino médio.
Para prestar a prova do Enem como treineiro, basta fazer a inscrição normalmente na Página do Participante. A única diferença é que os treineiros devem informar no sistema que sua inscrição é para fins de autoavaliação.
Apesar de o Enem não ser obrigatório para quem está no 2º ano do ensino médio, por exemplo, é recomendável prestar o exame. Isso porque a experiência como treineiro permite que o estudante se familiarize com a prova, perceba quanto tempo demora para resolver as questões e a redação, e que identifique suas dificuldades e facilidades. Assim, consegue planejar estudos mais direcionados no ano seguinte.
Mas se você ainda está em dúvida se pode se inscrever no Enem, confira o post que saiu na nossa página oficial no Instagram:
Ver essa foto no Instagram
Veja como estudar de graça para o Enem
Com as datas do Enem confirmadas, você pode começar a estudar para poder mandar bem nas provas. Mesmo com muitas escolas fechadas ou operando em regime parcial, com uma parte de aulas no colégio e outra parte online, você pode se preparar para o exame com o apoio do Curso Enem Gratuito.
Ele oferece aulas escritas, videoaulas e listas de exercícios para o Enem com todos os conteúdos que caem nas provas. Além disso, tem planos de estudos para o Enem para você organizar sua rotina e conseguir dar conta da matéria. Aproveite e já assista a um vídeo do canal do Curso Enem Gratuito para começar a se preparar para as provas:
Além disso, no Blog do Enem você conta com apostilas para o Enem com mais de mil aulas exclusivas e simulados para você conferir se estudou direitinho e aprendeu o conteúdo.
Cronograma oficial do Enem 2021
Com o edital publicado, as datas do Enem 2021 agora são oficiais. Apesar de haver um edital publicado para cada tipo de prova, com disposições específicas para cada uma delas, o cronograma do Enem impresso e do Enem digital é o mesmo. Em seguida, confira as datas que valem para os treineiros e para os candidatos regulares:
- Inscrições: 30 de junho a 14 de julho
- Pagamento da taxa de inscrição: até 19 de julho
- Aplicação das provas: 21 e 28 de novembro
Solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social
Os treineiros também podem solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social no Enem. Veja as datas:
Atendimento Especializado
- Solicitação: 30 de junho a 14 de julho
- Resultado: 23 de julho
- Recurso: 26 a 30 de julho
- Resultado do recurso: 4 de agosto
Tratamento pelo Nome Social
- Solicitação: 19 a 23 de julho
- Resultado: 30 de julho
- Recurso: 2 a 6 de agosto
- Resultado do recurso: 11 de agosto
Notas de corte do Enem
Por fim, uma última dica do Blog do Enem para os treineiros é conferir o Simulador de Notas de Corte do Enem. Essa é uma ferramenta bem simples: basta você escolher um curso e uma cidade para ver quantos pontos precisaria fazer para passar nas notas de corte do Sisu, do Prouni ou do Fies.