Como funciona o Fies e como obter juro zero no financiamento

Tire suas dúvidas sobre renda familiar mensal bruta per capita e veja como ela é importante para saber se você pode financiar 100% do valor da mensalidade pelo FIES. Veja as novas regras e quem pode e quem não pode conseguir o financiamento.

O Ministério da Educação já confirmou as inscrições do Fies para o segundo semestre de 2021, inclusive com juro zero. Saiba quem pode e quem não pode pedir financiamento pelo Programa de Financiamento Estudantil (FIES). Aqui você vai entender todo o processo e fazer tudo com segurança, confira!

O que é o Fies

Fies é o programa de financiamento estudantil oferecido pelo governo federal. Através dele, os estudantes aprovados em universidades particulares podem financiar o valor das mensalidades e pagar o curso somente após a formatura. Atualmente, o Fies é dividido em duas modalidades.

Modalidades do Fies

O Novo Fies é mais moderno. O Financiamento Estudantil foi dividido em duas modalidades, oferecendo condições a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

A primeira modalidade (Fies) oferta vagas com juro zero, reservadas para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.

Candidatos incluídos nessa situação começarão a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda; dessa forma, os encargos diminuem consideravelmente.

Já o P-Fies vale para os candidatos que comprovarem renda familiar per capita de até cinco salários mínimos.

Quem pode participar do Fies

1 – Candidatos precisam ter média mínima de 450 pontos nas provas objetivas do Enem e não podem ter zerado na Redação. A nota do Enem passa a ser classificatória na disputa entre os candidatos;

2 – Vale a nota do Enem de qualquer edição desde 2010;

3 – Cursos avaliados com notas 4 e 5 (muito altas)  nos critérios do MEC têm a prioridade para ofertar vagas pelo FIES;

4 – Prioridade de vagas para cursos em Microrregiões com baixos Índices de Desenvolvimento Humano;

5 – 70% das vagas serão para cursos das áreas da Saúde, das Engenharias, e para Formar Professores;

6 – O limite de renda familiar mensal per capita é de 3 salários mínimos para o Financiamento sem juros, e de até 5 salários mínimos para o financiamento com juros.

Como calcular a renda familiar per capita

Você precisa calcular se está na faixa de renda do programa, e o quanto a mensalidade do curso pretendido representa em termos percentuais sobre a Renda Familiar Mensal Bruta Per Capita. Calma que é simples de entender.

O valor da Renda Familiar Mensal Bruta Per Capita você obtém pela soma total da renda bruta ao mês de todos aqueles que compõem a sua família, e, em seguida dividindo este valor global pelo número dos integrantes da sua família.

Vale nesta conta dos membros da família tanto aqueles que estão trabalhando quanto os dependentes e agregados familiares (vó, avô, sobrinhos, aquele filho que muita gente tem e que fica morando ‘aos cuidados dos avós’, etc.).

O que importa é que estas pessoas vivam juntas e com o custeio da vida partilhado pela renda daqueles que trabalham ou que recebem aposentadorias, pensões ou benefícios.

Some todas as rendas e divida o valor resultante pelo total de pessoas que vivem dependendo deste somatório. Pronto, você chegou à Renda Familiar Mensal Bruta Per Capita.

Cronograma do segundo semestre de 2021

Confira o cronograma do Fies 2021 do segundo semestre com as datas de inscrições, resultados e convocação.

  • Inscrições: 27 a 30 de julho
  • Resultado dos pré-selecionados: 3 de agosto
  • Prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados: 4 a 6 de agosto
  • Período para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera: 4 a 31 de agosto

Bolsas de Estudo para o segundo semestre

Para quem ainda não conseguiu uma vaga no Sisu, no Prouni ou  esta complicado no FIES, existem alternativas mais simples com Bolsas de Estudo de até 75% do valor da mensalidade: Bolsas de Estudo post FiesVeja aqui as Bolsas de Estudo disponíveis para ingresso em 2021. Dá tempo ainda para as turmas que começam agora.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel