10 Temas de Física que mais caem no Enem e Vestibular

As Leis de Newton, MRU e MRUV, Energia, Termodinâmica, Vetores, Leis de Kepler, Eletromagnetismo, Circuitos Elétricos e Cinemática: Aulas gratuitas sobre os temas que mais caem nas questões de Física no Enem. Confira abaixo.

Física Enem: O Portal Universia Brasil fez uma pesquisa e identificou os conteúdos que mais caem na prova de Física para o Enem desde  1998.  Veja  os 10 temas que mais caem no Enem e as dicas com aulas gratuitas do Blog do Enem para todos eles: Energia, Energia Potencial; Energia Gravitacional; MRU; MRUV; Leis de Newton; Eletricidade; As Três Leis de Newton, Termologia, Dilatação e Ondulatória.

A pesquisa garimpou todas as questões para encontrar os Temas de Física que mais caem nas provas. O resultado mostrou que Energia, Eletricidade, Mecânica, e Termologia são os temas de Física que mais caem no Enem.

Veja agora com o professor Antônio Martins, o Tonho de Floripa, as 10 Fórmulas mais importantes, pra você gabaritar geral nas questões de Física.

O que mais cai de Física no Enem

Depois do Aulão de Física Enem com e-book gratuito para você baixar, estudar, e resolver os simulados com os principais assuntos que podem cair em Física Enem!

Veja quantas vezes cada tema já caiu no Enem:

Principais temas de Física Enem
Conteúdo Quantas vezes
1 Mecânica: Leis de Newton, MRU, MRUV 91
2 Eletricidade(corrente,potência, resistência) e Energia 72
3 Ondulatória 55
4 Termologia 46
5 Óptica

Aulão de Física Enem

Confira agora com o professor Toninho Tonho, do canal do Curso Enem Gratuito, a síntese com os temas que mais caem na profa. Ele é um campeão de Física na Internet. Vem!

As dicas do professor Tonho:

  1. Baixe o E-book gratuito de Física Enem
  2. Resolva agora os Simulados do Aulão de Física Enem
  3. Veja a seguir aulas com o q1ue mais cai de Física no Enem.

Energia – Eletricidade e Mecânica

Bora começar pelo básico de energia dentro da física Enem. Confira com a professora Lia, o que é a Energia Potencial, e a Energia Potencial Gravitacional.

Muito bom este resumo. Agora é hora de ir para a Energia Potencial Elétrica.

O assuntos mais frequentes envolvendo Energia, Eletricidade e Mecânica são os tipos de energia, fontes, consumo, cálculo e transformações:Como grande parte das questões de Física Enem, as questões deste ano tendem a ter temas do dia a dia e aplicações práticas.

As fontes de Energia são um elemento importante para o estudo da Física. Veja sobre energia elétrica, sobre as usinas nucleares, sobre a energia do carvão, do petróleo e dos ventos. Veja o resumo sobre Fontes de Energia:

Cai no Enem. Revise na imagem sobre Fontes de Energia Fontes de Energia

Agora, veja o resumo sobre Consumo de Energia:

Dica 2  – Enem e a Energia Nuclear. Veja aqui aula gratuita sobre a Teoria da Relatividade. Albert Einstein criou a equação total de que Energia é igual à Massa vezes a Velocidade da Luz ao Quadrado. Confira revisão online: Albert Einstein é Física no Enem

Dica 3 –  As Três Leis de Newton

Todo ano caem questões envolvendo os conceitos e as aplicações das 3 Leis de Isaac Newton. Ele criou a Lei da Inércia, a Lei da Ação e Reação, e o princípio da Dinâmica. Confira no resumo:

Veja Revisão completa das Três Leis de Newton.as três leis de newton destacadaConfira no Resumo a Lei da Inércia, a Lei da Ação e Reação e a Lei com os princípios da Dinâmica. Newton é o pai das leis da mecânica clássica e dos fundamentos da Lei da Gravitação Universal.

 Dica 4 – Termologia ou Calorimetria

A Universia Brasil, por meio de sua professora Mônica, revela que assuntos relacionados a calorimetria, temperatura média, calor específico, isolante térmico e transformações térmicas, são temas que devem ser estudados mais a fundo para a prova de Física Enem.

Outro destaque importante (e básico) é a diferença entre temperatura e calor. Fique ligado =). Veja o resumo sobre as Escalas Termométricas;

Veja Escalas Termométricas – Você lembra sobre o ponto de ebulição da água em Graus Célsius, em Graus Kelvin, e em Graus Fahrenheit? Revise aqui nesta aula de Escalas Termométricas. É Física no Enem.escalas termométricas destaque

Dica  5 Calor sensível e Calor Latente – Revisão de Física Enem. Calor Sensível e Calor Latente

Hidrostática esta dentro dos temas de Física que mais caem no Enem

Os assuntos campeões quando se trata de hidrostática são massa, densidade e empuxo. O conceito básico de cada um desses três assuntos é super importante para você matar qualquer questão de Física Enem quando for de hidrostática.

Dica 6 –  Dilatação térmica dos líquidos

– Veja como a variação da temperatura interfere nos líquidos. Aula sobre Dilatação Térmica dos Líquidos.dilatação térmica dos líquidos

 Dica 7 – Ondulatória e Fenômenos Ondulatórios

Fique ligado em ondas magnéticas, esse assunto pode cair em Física Enem. LEMBRE-SE da principal regra de ondulatória: no vácuo, a velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas é igual à velocidade da luz. Veja aqui aula gratuita sobre Ondulatória.fenômenos ondulatórios

Dica extra – Movimentos Circulares – Física Enem:  https://blogdoenem.com.br/movimentos-circulares-fisica-enem/

 Revisão sobre Cinemática

Aqui o leque de opções é maior, mas também é tido como mais simples: velocidade média, linear, escalar, distância e aceleração são os assuntos que também aparecer na prova de Física Enem deste ano. A palavra-chave quando o assunto é cinemática é MOVIMENTO.

Movimento

Dica 8 – Física Enem – Revise Cinemática com videoaulas e arrase na prova:  https://blogdoenem.com.br/fisica-enem-revise-cinematica/ movimentos notáveis destacada

A Teoria da Gravitação Universal  – A Mecânica Celeste de Johanes Kepler

Dica 9 -Aprenda sobre o equilíbrio e a trajetória dos astros. Quem decifrou este mistério foi o matemático e astrônomo  Johannes Kepler. E quando ele fez isso não existia computador, máquina de calcular e muito menos eletricidade. Foi tudo no olho, na mão, e na cabeça, com muita inteligência e precisão científica. Veja aqui aula sobre As Leis de Kepler.

mecÂNICA CELESTE destacada
Veja as Leis de Kepler

Dica 10 – Termodinâmica – Veja aulas completas sobre as Leis da Termodinâmica

1ª Lei da Termodinâmica – Em qualquer processo termodinâmico, a energia pode ser transferida de um sistema para outro sob duas formas: sob a forma de calor Q ou sob a forma de trabalho τ. Ficou difícil ‘matar de primeira’?  Então é porque você precisa mesmo revisar a 1ª Lei da Termodinâmica.

1ª lei termodinâmica destacada
revise aqui

A 2ª Lei da Termodinâmica

O princípio da conservação da energia estabelece que as conversões de energia de uma forma em outra devem ocorrer de modo que a energia total permaneça constante. Veja aqui a 2ª Lei da Termodinâmica.

2ª Lei da Termodinâmica
revise aqui

Fique de olho!!!

Obviamente você não deve focar apenas nesses 10 assuntos para a prova de Física Enem  neste ano. A parte básica, como interpretar gráficos e tabelas também é algo presente em muitas questões do Enem.

Uma boa olhada no enunciado e nas informações que a própria questão te dá pode te trazer muitas facilidades.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel