Borrachas Naturais e Sintéticas – Revisão de Química Enem. Confira.

Você sabe a química das borrachas? E qual a diferença entre as borrachas naturais e as sintéticas? Que tal estudar isso aqui no Blog do Enem? Vamos lá, cai nas provas do Enem e também nos vestibulares de todo Brasil.

A Borracha é um polímero, o que significa que é um produto composto por moléculas formadas a partir de uma mesma unidade estrutural repetida um grande número de vezes e ligadas quimicamente entre si. Veja a revisão para o Enem:

Largamente utilizada no mundo todo, a borracha é um material de enorme importância econômica e estratégica. Os transportes, a indústria química, a engenharia e a indústria elétrica e eletrônica são grandes consumidores de borracha. As borrachas podem ser naturais, extraídas sobretudo da seringueira Hevea brasilensis, e sintéticas, obtidas principalmente a partir de derivados de petróleo.

 

Borrachas naturais. Veja o que é o Látex:

borracha naturalO látex, ou borracha natural, é obtido a partir de seringueiras onde a principal representante é a Hevea brasiliensis. A seringueira leva aproximadamente 7 anos até atingir a idade de produção, e pode continuar a fornecer látex durante vários anos. Para extração  do látex da seringueira, realizam-se incisões no caule dessa árvore e o líquido branco escorre em tigelas.O látex recolhido é levado para unidades de processamento,
onde é coado e recebe o preservativo NH3 (amônia). A borracha é separada por um processo conhecido como coagulação, que ocorre quando se adicionam ácidos ou sais ao látex; a borracha se separa do líquido na forma de uma massa branca, pastosa, que é moída e calandrada para remover contaminantes e secar.

Ficou curioso? Então assista ao vídeo da Amazona Sat que mostra o processo produtivo da borracha natural e não fique mais com dúvidas.

O polímero da borracha é um polímero de adição chamado de poli-isopreno, pois ele é formando pela adição de 1,4 de monômeros de isopropeno (metilbut -3 dieno).

borracha

Além do polímero, estão presentes na borracha natural várias outras substâncias químicas, como proteínas, substâncias resinosas e umidade, que lhe conferem alguns aspectos indesejados como, por exemplo, o odor.

A borracha natural possui algumas propriedades que dificultam a sua utilização, como por exemplo, no frio ela torna-se dura e quebradiça enquanto que no calor ela torna-se mole e pegajosa.

 

Borrachas sintéticas As borrachas sintéticas são materiais elastoméricos que possuem capacidade de retornar à forma original quando submetidos a um esforço ou deformação externa, ou seja, são produtos com grande elasticidade. Foram desenvolvidas nas primeiras décadas do século XX nos Estados Unidos e na Alemanha, como substitutas da borracha natural.

borracha pneuA borracha do pneu do carro é sintética

As borrachas sintéticas mais comuns atualmente são obtidas por meio da polimerização do acetileno, que forma o polibutadieno, e a partir do cloropreno, que produz o policloropreno, ou o polineopreno ou simplesmente o neopreno. Não lembra o que é polimerização? Então assista a essa videoaula do professor Thiago e relembre esse assunto. Vamos nessa!

Além dos polímeros de adição, que são formados por monômeros iguais, existem borrachas sintéticas que são constituídas também de copolímeros, isto é, são formadas pela união de monômeros diferentes. Dessas, a borracha mais importante é a utilizada na produção de pneus. Esses polímeros são conhecidos pela sigla em inglês GRS (<i “>government rubber styrene<span “>) ou SBR (<i “>styrene butadiene rubber). Essas siglas indicam que essa borracha é formada pela união dos monômeros do eritreno (buta-1,3-dieno) e do estireno, conforme a reação de polimerização abaixo. Esse polímero é também chamado de buna-S, sendo que o termo “bu” vem de “butadieno”, “na” vem de “sódio” (Natrium) e “S” de “estireno” (styrene).

borracha

Dicas do Blog do Enem sobre Química e a Borracha:

Dica 1– O que mais cai em Química nos Vestibulares no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Dica 2– Quer saber um pouco mais sobre a borracha? Como ela foi descoberta? Então acesse o link do Química Viva e descubra. Não deixe de conferir! https://crq4.org.br/default.php?p=texto.php&c=quimicaviva_descoberta_da_borracha
Dica 3 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/enem-equilibrio-quimico/
Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel