Os Vícios de Linguagem mais comuns na Redação. Fuja deles!

Erros bastante comuns na linguagem falada, os vícios de linguagem podem comprometer sua nota na redação Enem. Confira aqui algumas dicas de como evitá-los.

“Há dez anos atrás”, “subiu pra cima”, “encarar de frente”. Se escutar expressões como essas já incomoda os professores de gramática, o que dizer do corretor que se depara com tais deslizes em sua redação na prova do Enem ou na prova do Encceja. Sem essa de perder pontos com os vícios de linguagem.

Preparamos algumas dicas para que  você não corra o risco de perder todo o esforço de tantos meses de estudo e dedicação para escorregar nos vícios de linguagem.vícios de liguagem

Os vícios de linguagem

Bastante comuns na língua falada, os vícios de linguagem são um tipo de deturpação na forma culta da língua. As causas para cometermos esse tipo de deslize são várias. Entre elas estão a falta de conhecimento, o costume ou mesmo falta de atenção. A seguir, confira os vícios de linguagens mais comuns:

1 – Barbarismo

É o desvio em relação à grafia ou à pronúncia das palavras. Um caso comum de erro na pronúncia seria dizer “pobrema” em lugar de “problema”. Na grafia, um tipo de erro recorrente é escrever “advinhar” em vez de “adivinhar”. Na maior parte dos casos, isso acontece porque o aluno confunde o som da pronúncia da palavra com a escrita.

No caso de erro morfológico, a gafe ocorre ao conjugar um verbo. Escrever “se eu pôr a roupa”, quando o correto seria: “se eu puser a roupa”. Em caso de erro semântico, troca-se uma palavra por outra e muda-se o sentido da frase. Por exemplo: “absolver o assunto”. O certo seria: “absorver o assunto”.

2 – Arcaísmo

O caso do arcaísmo é o de ocorrência mais rara. É o emprego de palavras antigas que há muito tempo deixaram de ser usadas.

Esses termos, quando usados, causam estranheza ao leitor. Um exemplo seria usar “vossa mercê” em vez do pronome mais comum: “você”.

3 – Ambiguidade

Esse é um vício de linguagem recorrente nas redações do Enem e também o que mais compromete o entendimento do texto. Se você não ficar atento, certamente perderá alguns pontos ao cometer um erro desse tipo.

A ambiguidade ocorre quando uma frase possui sentido duplo. Veja o exemplo: “onde está a gata da sua irmã?”. A frase possui dois sentidos. A irmã pode ter uma gata, ou ela está sendo elogiada por sua aparência física. Sem um contexto, é impossível definir.

Observe agora nesta tirinha genial como a tabuleta “Vendo Pôs do Sol” foi interpretada pelo interlocutor de maneira diferente da estabelecida pelo autor da comunicação:Vícios de Linguagem - AmbiguidadePercebeu a sutileza? Pode parecer um mero trocadilho, mas é um tipo de vício e linguagem pela possibilidade de Ambiguidade na interpretação.  Gostou de aprender? Então, compartilha com a galera.

Resumo sobre Vícios de Linguagem

Veja agora uma vacina contra os vícios de linguagem com a professora Mercedes, do canal do Curso Enem Gratuito. Ela vai te mostrar os maiores perigos para você não escorregar:

A dica da professora Mercedes é pra você se ligar geral!

 

4 – Cacófatos

Trata-se de um som desagradável presente na frase. Um cacófato não chega a ser um erro, mas prejudica a leitura do texto, por isso deve ser evitado. Um exemplo de cacófato seria: “ele nunca gasta mais do que deve”.

5 – Eco

Esse erro geralmente ocorre por desatenção. Quando terminar de escrever sua redação, revise o texto com bastante cuidado. Procure por sons desagradáveis ou repetições desnecessárias.

O eco é um recurso bastante utilizado em poesias, mas na redação do Enem vai diminuir a qualidade do texto, além de distrair o leitor. Veja um exemplo: “não comente com o Vicente que meu dente está dormente”.

6 – Pleonasmo

O pleonasmo ocorre quando há redundância na informação que está sendo transmitida. Exemplo: “o garoto saiu para fora”. Ou, quando alguém informa que “Ela subiu pra cima”, por exemplo.

7 – Neologismo

Esse é mais um recurso linguístico bastante usado em poesia, mas que não cabe em uma redação. Trata-se de palavras criadas que não foram ainda incorporadas oficialmente ao idioma.

Um exemplo bastante comum entre os brasileiros é dizer “refri” em vez de refrigerante.

8 – Solecismos

Caracterizam-se por erros de sintaxe. Ocorre pela falta de conhecimento das normas formais da Língua Portuguesa. Veja alguns casos de Solecismos:

  • Quando há erro de concordância: “sobrou diversos brigadeiros”. O certo seria “sobraram”.
  • Erro de regência: “minha mãe assistiu o programa”. O correto seria: “minha mãe assistiu ao programa”.
  • Erro de colocação: “Me empresta uma caneta?”. O correto seria: “Empresta-me uma caneta?”.

 

9 – Plebeísmo

Essa é uma ocorrência cuja nomeação deriva da palavra Plebeu. Caracteriza-se pelo uso de expressões que denotam algum tipo de falta de instrução daquele que fala ou escreve.

Exemplos de plebeísmo são as gírias comumente encontradas na oralidade, mas que não devem constar numa redação de maneira alguma.

Quando estiver compondo a sua redação, tenha cuidado para não cometer os erros acima listados. Nunca deixe de revisar seu texto. Essa é uma das formas mais eficazes de evitar os vícios de linguagem.

Aula Gratuita: Normas da  Línguagem

Confira agora para concluir o resumo quais são as Normas da Linguagem que você deve respeitar na Redação do Enem:

Muito boas estas dicas da professora Kel, do canal Curso Enem Gratuito, no Youtube.

 

Este post sobre os Vícios de Linguagem foi escrito por Victor Toscano. Ele é jornalista e mora em São Paulo. Foi professor de inglês em diversas escolas e trabalhou como assistente editorial. Atualmente, realiza traduções, dá aulas particulares de inglês e atua como redator online. Twitter: @victor_toscano

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel