Unidades de Medidas: veja cálculos e conversões para o Enem

Muita gente perde pontos em Matemática e nas questões de Biologia, Química e de Física porque não sabe lidar com as Unidades de Medida. Veja como fazer cálculos e conversões de Volume, Temperatura, Densidade e Pressão. Aula gratuita.

Unidades de Medidas – Você lembra destas aulas? Você sabe como indicar Volume, Massa, e Temperatura, por exemplo? É hora de revisar. Confira abaixo, pois cai nos vestibulares e no Enem.

Para resolver questões de Matemática e das provas de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) é preciso conhecer algumas unidades de medidas. A medida de uma grandeza é um número que expressa uma quantidade, comparada com um padrão previamente estabelecido.

Quais são as Unidades de Medidas

O volume, a massa, a temperatura, a densidade e a pressão são unidades de medida. As unidades padrões são diferentes para cada tipo de grandeza e são estabelecidas pelo sistema internacional de Unidades (SI) e a IUPAC (união internacional de Química pura e aplicada) os adota!

Confira com o professor Marcos Rossetto, do canal do Curso Enem Gratuito, o Sistema Internacional de Unidades de Medida:

O sistema internacional de unidades serve para estabelecer um consenso ao medir as coisas. Utilizar “pé” como referência, tal como era feito antigamente, é passível de falhas tendo em vista que cada pé tem um tamanho. Por isso, surgiram algumas unidades para medir diferentes grandezas.

 O SIU foi criado a partir de 7 unidades de base, fundamentais, que você pode conferir na lousa. A partir destas, é possível construir outras unidades. A velocidade, por exemplo, por ser calculada pela razão entre distância e tempo, tem como unidade m/s. Confira outros exemplos na lousa na aula acima com o professor Rossetto.

VOLUME 

O volume de um corpo é a extensão que ele ocupa no espaço. A fórmula para se calcular o volume de um objeto é:

A unidade padrão usada pelo Sistema Internacional (SI) para representar o volume é o metro cúbico (m3). Em nosso cotidiano e nos laboratórios, a unidade mais usada para se medir o volume é o litro (L).

Confira as Unidades de Medida para Volume

Você lembra quais as correspondências entre as unidades de volumes? O blog do Enem separou para você as mais utilizadas.

1 m3 = 1000 L ou 1000 dm3
1 dm3 = 1 L
1 cm3 = 1 mL
 1 cm3 ou 1 mL = 10-3 dm3 ou  10-3 L

MASSAQuímica Massa - Unidades de medidas

É a quantidade de matéria presente em um corpo. A unidade padrão de massa dada pelo Sistema Internacional é o quilograma (Kg).

  1. Veja algumas correspondências:
  2. 1Kg = 1000g = 1000000 mg

Importante! Não se confunda: A massa é uma grandeza diferente de peso!

  1. Peso é dado pela multiplicação da massa pela aceleração da gravidade local, assim:
  2. A sua unidade é Newton (N) que é igual a kg/m.s2

 

TEMPERATURAQuímica Temperatura

É a relação da capacidade que um corpo tem de transmitir ou receber calor, está relacionada também com o estado de agitação das partículas que formam o corpo.  A unidade padrão de temperatura para SI é Kelvim (K). Mas costuma-se utilizar também a escala Celsius.

 

PRESSÃOPressão

A pressão é uma grandeza que relaciona a força exercida sobre uma dada área, de acordo com a fórmula:

  1. Onde: P=pressão; A=área; F = Força.
  2. A Unidade de medida de pressão no SI é Pascal (Pa), unidade derivada de pressão do SI, equivalente a um newton por metro quadrado ortogonal à força.

Veja algumas equivalências:  1 Pa = 0,001 kPa = 1N/m2 = 0,0000099 atm

Macetes para conversão de Unidades de Medidas

Veja com o professor Luizildo Pittol as dicas rápidas para você gabaritar nas questões de Unidades de Medidas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio.

Valeu pra você o resumo com as dicas do Luizildo? Muito fera este professor. Pilhadaço, e com foco em fazer você aprender para nunca mais esquecer!

DENSIDADE

densidadeDensidade é a razão que relaciona a massa de um material e o volume por ele ocupado. Ò cálculo da densidade de um material é feito através da fórmula:

  • A unidade de densidade no sistema internacional (SI) é g/cm3 ou Kg/m3
  • Aqui vão algumas correspondências de unidades de densidade para você não esquecer e mandar super bem nas provas de vestibulares e no Enem.
  • 1g/cm3 = 1Kg/m3 = 1kg/L = 1000 g/L =1000000 mg/L

Aula Gratuita

Quer assistir a uma videoaula sobre Unidades de Medidas, e saber ainda mais sobre as unidades de medidas de volume? Veja aqui esta aula do Qmágico vídeo. Depois, continue lendo sobre Densidade. Saia na frente!

 

Dica 2 – Quer saber as conversões de diferentes unidades de medidas? Acesse o site: http://www.webcalc.com.br/frame.asp?pag=http://www.webcalc.com.br/conversoes/conversoes.html e tire todas as suas dúvidas! Não deixe essa chance passar! Poderá fazer a diferença na hora da prova!
Dica 3 – Faça revisão Enem com Apostilas Gratuitas. O Blog do Enem selecionou para você, para todas as matérias: https://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/
Dica 4 – Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos

“Acredite que você pode assim você já está no meio do caminho.”

Theodore Roosevelt

Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel