Veja as 96 profissões do futuro pós-pandemia. Já escolheu a sua?

E quem é que não quer se dar bem? Confira as profissões do futuro: elas abrem espaço no mercado de trabalho no Brasil e no exterior, tanto para home office quanto para o trabalho presencial. Veja também os 10 piores e os 10 melhores salários no Brasil.

Você já escolheu o seu curso superior? Já sabe qual curso de graduação vai tentar conseguir com as notas do Enem? Universidade Pública, ou Universidade Privada? Estas dúvidas estão na sua cabeça e de todo mundo, pois a escolha do melhor curso é sempre difícil.

Ainda mais agora que o mundo está em mudança radical, tudo fica mais arriscado. Veja as 96 profissões do futuro antes de fazer a sua opção. No começo de 2020 os maiores especialistas em mercado de trabalho do mundo se reuniram no Fórum Econômico na Suíça para discutir para onde o mundo caminha.

As novas profissões acontecem na tecnologia, na educação, na economia, e na saúde. Veja profissões do futuro. Você consegue se preparar para a maioria delas estudando com bolsas de estudo de até 100% do valor das mensalidades. Veja as profissões e os cursos. Confira os 10 piores e os 10 maiores salários, e veja as bolsas de estudo disponíeis na sua cidade.

Full Stack é o profissional do Futuro

  • As áreas de maior crescimento são:
  • 1 – Inteligência Artificial;
  • 2 – Saúde (ciências médicas e suporte);
  • 3 – Cientistas de Dados;
  • 4 – User Experience (Especialistas de Sucesso do Consumidor); e,
  • 5 – Engenheiros Full Stack.

Calma que ninguém sabe mesmo o que é ser Full Stack. A tradução literal de Full Stack seria “bateria carregada”, ou “pilha cheia”. Na prática, um profissional Full Stack significa  aquela pessoa que está sempre pronta para o desafio, e em busca de soluções que sejam práticas e rapidamente implementadas.

Ou, trazendo para a cultura brasileira, dizemos que é uma pessoa “ligada no 220”, por exemplo, e que além da energia tem foco, persistência e criatividade no que está fazendo. Então, não basta estudar e se formar numa área que o mercado de trabalho valoriza. É preciso ter uma atitude Full Stack. E você, já é uma pessoa Full Stack?

Bolsas de Estudo disponíveis

Confira agora os cursos com bolsas de estudo disponíveis aí mesmo, na sua cidade. Você pode começar neste semestre mesmo a sua trajetória para mandar bem nas profissões do futuro. Digite o nome do curso e da cidade, e veja as bolsas:

Encontre a bolsa de Estudos que você procura:

Digite pelo menos 3 caracteres.

.

As 96 profissões do futuro

Profissões na área a Saúde:

1. Especialista em Transcrição Médica

2. Assessor de Terapia Física

3. Terapeuta de Radiação

4. Treinador atlético

5. Preparador de Equipamentos Médicos

6. Assistente veterinário e de animais de laboratório

6. Fisiologista de Exercício

8. Assistente de Recreação

8. Assistente de Cuidados Pessoais

8. Terapeuta respiratório

11. Assistente médico

12. Treinador de Fitness e Instrutor Aeróbico

13. Técnico de Saúde e Segurança Ocupacional

13. Auxiliares de Enfermagem

13. Funcionários de suporte na saúde 

O que é Transcrição Médica?

Se você ficou em dúvida sobre o que é Transcrição Médica, calma que a gente explica: é o serviço interno em grandes hospitais onde uma pessoa especialista da área a saúde precisa fazer a transcrição dos comandos verbais e diálogos travados entre médicos, enfermeiros, atendentes, técnicos especializados e outras pessoas do staff clínico para que os tratamentos sejam feitos bem certinho para todos os pacientes.

Estes registros da Transcrição Médica também são utilizados para a pesquisa científica em busca de novos protocolos de tratamento mais eficazes para os futuros pacientes.

Como é o curso de medicina?

Se você pensa em seguir a carreira de Médico, se liga que têm muito mais chances hoje em dia. São 40 mil vagas todo ano nas Universidades Públicas e Privadas. Veja como é o curso, o dia a dia da profissão, e quanto de dinheiro dá pra ganhar:

Profissões da Inteligência Artificial

1. Especialista em Inteligência Artificial

2. Cientista de Dados

3. Engenheiro de Dados

4. Desenvolvedor de Big Data

5. Analista de Dados

6. Especialista em Analytics

7. Consultor de Dados

8. Analista de Insights

9. Desenvolvedor de Business Intelligence

10. Consultor de Analytics

O campo de desenvolvimento e de aplicações da Inteligência Artificial está decolando no mundo todo.  Se no final do século XX o uso da robótica industrial era uma fronteira, no começo da sedunda década do Terceiro Milênio os novos espaços a serem conquistados são para as máquinas que aprendem, os bancos de dados inteligentes, e que “conversam” com os usuários e resolvem problemas praticamente em linguagem natural.

Profissões de Cloud Computing

No Brasil há demanda aberta para mais de 300 mil profissionais de Tecnologia da Informação, e não existe mão de obra qualificada. Quem domina Tecologia da Informação está com emprego garantido. E os salários iniciais são excelentes.  Confira a lista das carreiras top, com alta demanda para o futuro.

1. Engenheiro de Estabilidade de Site

2. Desenvolvedor Python

3. Desenvolvedor Full Stack

3. Desenvolvedor Javascript

5. Desenvolvedor Back End

6. Engenheiro Frontend

6. Desenvolvedor de Software Dotnet

8. Engenheiro de Plataforma

9. Especialista em Desenvolvimento

10. Engenheiro de Nuvem

10. Engenheiro DevOps

12. Consultor de Nuvem

13. Gerente de DevOps

14. Analista de Tecnologia

O que é Cloud Computing?

– Ninguém tem obrigação de saber. O Blog do Enem explica: Cloud Computing é o conceito e as aplicações de hospedagem de dados “em nuvens”. Antigamente os dados e as informações processadas nos computadores ficavam numa base “local”. Inicialmente em cada máquina, e depois em “servidores” centrais ou distribuídos pela organização.

Agora a tendência é que as pessoas trabalhem em um computador conectado à Internet, e que os dados e informações fiquem “na nuvem”, que neste caso é sinônimo de hospedagem externa, em gigantescos complexos de dados espalhados pelo mundo. Você tem um Google Drive, um Dropbox, ou algo similar? Então, você está “na nuvem”, e faz parte das 96 profissões do futuro.

Os 10 melhores salários

Antes de escolher o seu curso entre as 96 profissões do futuro, é hora de dar uma paradinha aqui para ver os cursos e carreiras que têm os 10 melhores e os 10 piores salários no Brasil. Se você pensou “Medicina é o maior salário”, errou feio. Está em sexto lugar. Olha a tabela oficial da Receita Federal:Os 10 maiores salários no BrasilViu só que surpresa para muita gente? Sim a lista é implacável. Foi construída com base nas declarações de Imposto de Renda. É a real do Brasil. Claro, entenda que “Atleta Profissional” com essa renda são apenas aqueles do futebol e do vôlei nos times de elite.  Veja a lista completa dos 20 maiores salários.

Direito é o curso campeão nos maiores salários. Veja como é o curso de graduação em Direito com as dicas do canal do Curso Enem Gratuito. Confira as portas que este curso abre pra você. Com certeza neste campo de concursos está, sim, entre as profissões de futuro no Brasil:

Os 10 piores salários no Brasil

Então, se na hora de escolher os cursos com mais perspectivas de salários altos você pode optar tranquilamente por Medicina, Direito, Administração, ou Pilotagem de Avião, na ponta de baixo da tabela estão cursos que dá muita vontade de fazer, pois têm a ver com os sonhos e desejos da humanidade. Mas, em termos de salários e oportunidades de emprego, ficam lá embaixo. Confira os 10 piores na pesquisa da Reista Forbes:

Se o seu sonho é conseguir logo um emprego ou ficar rico com sua profissão, a revista recomenda que você fuja dos seguintes cursos de graduação: Antropologia, Arqueologia, Artes, Música, Design, Filosofia, Teologia, História, Educação Física e Literatura (Letras).Os 10 piores salários

Poucas chances no mercado de trabalho – A revista pesquisou as chances de emprego e o valor dos salários tanto para os jovens recém-formados nestas dez carreiras, para profissionais na faixa dos 22 e 26 anos, quanto para os profissionais já mais experientes, na faixa de 30 e 54 anos.

De fato, na média, as profissões da lista ficam, na média, entre os piores salários, e as vagas no mercado de trabalho amplo são muito poucas. Mas, sempre há profissionais que se destacam em todas estas áreas, com realização pessoal e sucesso profissional. Quem é muito bom sempre se destaca.

Veja mais profissões do futuro

Carreiras da Economia Verde

A pauta oficial do mundo é a redução das emissões de Carbono na Atmosfera. A economia verde é a únic alternatia para o equilíbrio ambiental do planeta Terra. Confira as carreiras em alta na previsão do Fórum Econômico Mundial.

  1. Técnico de sistemas de gás de aterro/metano
  2. Técnico de serviços de turbinas eólicas
  3. Vendedor Verde (Green Marketers)
  4. Técnico de processamento de biocombustíveis
  5. Gerente de Instalações de Energia Solar
  6. Especialista de Fontes Hídricas
  7. Gerente de Projetos de Energia Eólica
  8. Diretor de Sustentabilidade
  9. Coletores de Material Reciclável
  10. Especialistas de Sustentabilidade
  11. Instalador de Painel Solar
  12. Engenheiro Sanitário
  13. Especialistas em Inspeção e Prevenção de Incêndios Florestais
  14. Engenheiro de Energia
  15. Operador de Reator Nuclear

Recursos Humanos e Cultura

1. Recrutados de Tecnologia da Informação

2. Parceiro de Recursos Humanos

3. Especialista em Aquisição de Talentos

4. Business Partner

5. Business Partner de RH

Desenvolvimento de Produtos

1. Product Owner

2. Analista de Qualidade

3. Agile Coach

4. Engenheiro de Qualidade de Software

5. Analista de Produto

6. Engenheiro de Qualidade

6. Scrum Master

8. Gerente de Produto Digital

9. Líder de Entrega

Mais 28 Profissões do Futuro

Carreiras de Marketing & Vendas

A comunicação digital mudou a forma de relacionamento entre os seres humanos. O uso da mídia tornou-se uma rotina. Conexão ganhou status de bem essencial, de artigo de primeira necessidade. Veja as carreiras promissoras nas áreas da Comunicação, Marketing e Vendas.

1. Assistente de Mídia Social

2. Growth Hacker

3. Especialista de Sucesso do Consumidor

4. Coordenador de Mídias Sociais

5. Gerente de Growth

5. Representante de Desenvolvimento de Vendas

7. Especialista de Marketing Digital

8. Representante de Vendas Comerciais

9. Representante de Desenvolvimento de Negócios

10. Especialista de Consumidor

11. Especialista de Conteúdo

12. Produtor de Conteúdo

13. Escritor de Conteúdo

13. Especialista de Parcerias

15. Especialista Digital

15. Diretor Comercial

17. Especialista de Ecommerce

18. Líder de Parcerias

19. Gerente de Commerce

19. Líder Digital

19. Executivo de Contas Enterprise

22. Consultor de Marketing Digital

22. Especialista de Desenvolvimento de Negócios

24. Gerente de Marketing Digital

24. Diretor de Estratégia

26. Creative Copywriter

27. Diretor de Marketing

28. Líder de Desenvolvimento de Negócios

Então gostou da Lista com as 96 profissões do Futuro? Uma delas pode ser a sua! Você só depende do seu próprio esforço para chegar lá. A dica do Blog do Enem é “No pain no gain”: sem esforço não há conquista.

Veja as 96 profissões do futuro

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Profissões
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel