Questões sobre tecnologia e era informacional: resumo com simulado

Teste seus conhecimentos sobre tecnologia com exercícios do Enem e de vestibulares! São 10 questões com gabarito e um resumo para você estudar Sociologia!

As tecnologias digitais provocaram uma série de transformações nas comunicações, no trabalho, nas relações humanas e na forma como consumimos conteúdo. Por isso, esse é um assunto sempre presente no Enem. Confira nosso resumo e teste seus conhecimentos com questões sobre tecnologia e era informacional!

Resumo sobre tecnologia

A chamada Era Informacional é o período histórico e social inaugurado a partir da Terceira Revolução Industrial. Sua principal característica são os avanços tecnológicos nas áreas da informática e da cibernética.

Na segunda metade do século XX, com o desenvolvimento do capitalismo e da globalização, surge a tecnologia digital, que irá revolucionar a vida em sociedade.

Introdução à Terceira Revolução Industrial

Veja agora com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, as dicas básicas para você entender a economia contenporânea e o mundo digital.

Com as evoluções tecnológicas, as fábricas passaram a usar menos mão de obra, e a cadeia produtiva passou a ser operacionalizada por sistemas computadorizados e robôs com inteligência artificial.

Ao mesmo tempo em que há o aumento da produção pelas máquinas e o desenvolvimento de novos padrões de consumo, aumenta o desemprego causado pela automação, agravando as desigualdades sociais.

Assim, da mesma maneira que a Internet facilita o processo de integração econômica global, é também responsável pela exclusão digital. Isso porque acentua a distância entre os seus usuários e aqueles que já viviam marginalizados econômica e socialmente.

Para complementar seus estudos, confira a aula da professora Heloisa sobre a tecnologia na globalização. Em seguida, responda às questões sobre tecnologia:

Questões sobre tecnologia

.

Fluxo de informações e dados

A difusão de informação pelas redes informatizadas estabeleceu padrões de consumo internacionais, assim como a difusão de empresas conhecidas mundialmente. Dentre essas empresas, podemos citar como exemplo Google, Facebook, Instagram, YouTube, Yahoo, Apple e McDonald’s.

As redes de conexões apresentam-se materiais através dos computadores. Contudo, o fluxo de informações é imaterial, invisível e virtual. Estar ou não inserido nessa rede também influencia na maior ou menor capacidade de atuação, seja de um indivíduo ou de um país, em nível local ou global.

Sendo assim, a atual fase do capitalismo informacional caracteriza-se pela intensificação dos fluxos de capitais, permitindo a fragmentação produtiva e sua dispersão por diversas nações.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Sociologia, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel