Estão disponíveis novas versões do Edital para solicitações de isenção do Enem 2023 para participantes com deficiência. Prazo vai de 17 a 28 de abril. Saiba como acessar!
O período para solicitar a isenção do Enem 2023 está quase chegando! Por isso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais divulgou novas versões do Edital para participantes com deficiência.
O documento elenca os procedimentos e prazos para justificar ausência na edição passada e solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição do exame em 2023, e está disponível em Libras e adaptado para deficientes visuais.
Essas medidas fazem parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep, para ampliar as oportunidades de participação em seus exames e avaliações.
Se você vai fazer o exame, estude com o Curso Enem Gratuito, uma plataforma totalmente sem custos e dedicada a aumentar as suas chances de ter uma boa nota nas provas.
Edital de isenção do Enem 2023: como acessar
A versão do edital de isenção do Enem 2023 em Língua Brasileira de Sinais (Libras) pode ser acessada no canal do Inep no Youtube.
Já a adaptação do texto para deficientes visuais é uma novidade desta edição. O documento, disponível no portal do Inep, pode ser baixado e lido com o Dosvox, programa que se comunica com o usuário por meio de síntese de voz.
Como pedir a isenção do Enem 2023?
O período para solicitar a isenção do Enem 2023 ou justificar sua ausência na edição passada vai de 17 a 28 de abril.
Os pedidos devem ser realizados na Página do Participante. Para isso, é preciso informar o número do CPF, a data de nascimento, além de endereço de e-mail e número de telefone válidos.
Lembre-se de que, para evitar a incompatibilidade de informações e a inviabilização do seu benefício, esses dados precisam ser exatamente iguais aos que foram cadastrados na Receita Federal.
Cronograma Enem 2023
Confira o cronograma oficial do Enem 2023 e organize-se para não perder nenhum prazo:
- Prazo para justificar ausência no Enem 2022 e solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2023: de 17 a 28 de abril
- Resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 e justificativas de ausência na edição de 2022: 8 de maio
- Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023: de 8 a 12 de maio
- Resultado do recurso: 19 de maio
- Período de inscrições: de 5 a 16 de junho
- Aplicação das provas: 5 e 12 de novembro
- Divulgação dos gabaritos: 24 de novembro
- Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024
Critérios para obter isenção do Enem 2023
A isenção do Enem 2023 é um benefício voltado para estudantes de baixa renda que não tenham condições financeiras de arcar com o custo para fazer a inscrição no exame.
Conheça os requisitos para obter a gratuidade:
- Estudante do 3º ano do ensino médio da rede pública em escola da rede pública;
- Estudante que fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- Pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Como justificar a ausência na edição de 2022
Se você não conseguiu comparecer nos dias de provas em 2022, mas gostaria de obter novamente a isenção do Enem 2023, precisa fazer a justificativa de ausência.
Para isso, é necessário encaminhar a documentação que comprove o motivo da ausência. Os documentos precisam ter data e assinatura, não podem ser autodeclaratórios ou emitidos pelos pais ou responsáveis.
No Edital, também estão listados os motivos aceitos para justificar a sua falta, bem como a documentação relativa a cada situação.
Estude de graça para o Enem 2023
Além da isenção do Enem 2023, você sabia que pode se preparar de graça para as provas?
O Curso Enem Gratuito é uma plataforma completa, com aulas, videoaulas, e-books e simulados preparados de acordo com os conteúdos mais cobrados nos últimos 10 anos de aplicação das provas.
Você ainda pode escolher entre três opções de Plano de Estudos, conforme sua necessidade e tempo disponível para se preparar:
Sua nota no Enem pode garantir a sua vaga na faculdade. Inscreva-se!