Entenda como são definidos os Fusos Horários – Geografia Enem

Você sabe o que são os fusos horários? Vamos entender agora o que são esses fusos, e o que esse sistema influencia no nosso dia-a-dia? Fique atento! Cai no Enem e vestibulares. Acompanhe!

Como sabemos a Terra é uma esfera, achatada nos polos e ela realiza o movimento de rotação, que é aquele em que ela dá uma volta completa em torno do seu próprio eixo. Com esse movimento, originam-se a sucessão dos dias e noites. Assim para melhor se organizar, o homem estabeleceu um sistema de horários em todo o planeta. Claro! Isso foi fundamental na organização, afinal se os países não convencionassem horas de acordo com o amanhecer e o anoitecer e se cada país estabelecesse seu sistema de horários seria uma verdadeira confusão, você concorda? Vamos entender como isso ocorre?

Como a Terra rotaciona de um lado (frente para o sol) será dia, e do outro lado, noite (lado aonde os raios solares não chegam). Conforme ela vai girando o sol vai iluminado as partes antes escuras, consequentemente do outro lado que era dia começa a escurecer. Esse fenômeno dura 24 horas. Acompanhe a figura e entenda esse processo, é muito simples!

Dica 1– Não perca a aula sobre a Região Sudeste! Entenda seus contrastes, e sua dinâmica! O que você está esperando? Acesse! https://blogdoenem.com.br/geografia-regiao-sudeste/

Sendo assim, foi estabelecido um sistema para regular as horas: o Sistema de Fusos Horários. Como já falamos, a Terra leva 24 horas para dar essa volta, ou seja, estabeleceu-se 24 fusos. Dividindo a Terra ao meio, com uma linha imaginária, temos 12 fusos para leste e 12 fusos para oeste. A cada hora que passa a Terra gira 15° graus. E a cada intervalo de 15° corresponde a um fuso horário.

Fusos Horários

Figura 1– Rotação da Terra

Veja:

12 intervalos para oeste + 12 intervalos para leste = totalizando 24 fusos horários.

Entendeu? Esse é o sistema de horários que o mundo todo segue. Afinal o dia não tem 24 horas?

Observe o planisfério abaixo e os números. Você percebeu que para oeste eles estão com o sinal de subtração (-), ex: -5, e para leste com sinal de adição? Está assim representado para nós entendermos que para oeste as horas atrasam, e para leste elas adiantam.

Mas como assim? Fique atento ao exemplo a seguir:

Quando em Brasília for 10:00 horas, por exemplo, em Londres será 13:00 horas. Ou seja, Londres está a três fusos a leste de Brasília. Portanto: leste aumenta, então: 10+ 3= 13:00 horas.

Fusos Horários

Figura 2- Planisfério (Fusos Horários)

Dica 2– Você sabia que, entre outros problemas, os desmatamentos causam erosão e empobrecimento do solo? Então acesse nosso Blog e fique por dentro de mais uma aula preparada para você! https://blogdoenem.com.br/desmatamentos-queimadas-biodiversidade/

Vamos agora assistir a um vídeo aula do prof. Carrieri. Preste atenção em todas as dicas dadas pelo professor. Acompanhe aqui e amplie seus conhecimentos!

Mas qual a referência para se ter um ponto de partida? Então, para não acontecer nenhuma confusão, em 1884 em uma Convenção nos Estados Unidos, foi determinado que a hora do fuso inicial fosse a do Meridiano de Greenwich, ou GMT (Greenwich Meridian Time ou Hora do Meridiano de Greenwich).

Assim o relógio no local, marca todos os 24 fusos mundiais, observe:

Fusos Horários

Figura 3– Relógio que marca a hora em todos os fusos. Observatório Astronômico de Greenwich, Londres, Inglaterra.

Dica 3- A população brasileira é constituída por uma grande miscigenação de raças você sabia? Isso acontece devido à dinâmica de migrações e imigrações em nosso território! Revise esse assunto aqui no nosso Blog! Cai no Enem e Vestibulares, então se prepare! https://blogdoenem.com.br/migracoes-internas-externas/

Vamos exercitar? Agora é sua vez, qual o fuso horário neste momento do outro lado do planeta? Você já parou para pensar? Exercite então na questão abaixo:

(UFRN 2003) Os jogos da última Copa do Mundo, realizados na Coréia do Sul e no Japão, foram transmitidos no Brasil com uma diferença de 12 horas, devido ao fuso horário.

Fusos Horários

“Trabalhando com Mapas – Introdução à Geografia”. São Paulo: Ática, 1997, p. 21.
O jogo entre o Brasil e a Turquia, realizado no dia 03 de junho de 2002, teve início às 06 horas (horário de Brasília). Com base no mapa de fusos horários, podemos afirmar que o referido jogo foi visto, respectivamente, por egípcios no Cairo, indianos em Bombaim e americanos em Los Angeles, às

a) 13 horas / 02 horas / 23 horas.
b) 23 horas / 13 horas / 02 horas.
c) 14 horas / 11 horas / 01 hora.
d) 11 horas / 14 horas / 01 hora.

Resposta letra “D”

Elizabeth Geografia Enem - Latitude
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel