Lei da Inércia, Lei da Ação e Reação, e Lei do Princípio Fundamental da Dinâmica. Veja as Três Leis de Newton, e que caem direto nas questões de Física do Enem e dos vestibulares:
As Três Leis de Newton estão na prateleira dos temas prediletos do Enem, do Encceja e dos Vestibulares para as questões de Física. As descobertas deste Inglês genial influenciaram toda a ciência nos últimos séculos. Newton tem a Força. Veja resumo online para mandar bem nas provas.
Isaac Newton é reconhecido como um dos pais da ciência moderna. Viveu e trabalhou nos domínios da Inglaterra (25 de dezembro de 1642 a 20 de março de 1727). Aprender as Três Leis de Newton é básico para todo estudante do Ensino Médio e candidato ao Enem.
Newton ficou célebre pelas descobertas científicas e também pelo episódio em que ‘a queda de uma maçã’ sobre a cabeça dele o despertou para o estudo sobre a força da gravidade. Um gênio!Newton criou os pilares da Lei da Gravidade e da Mecânica Clássica (que trata dos Movimentos) em 1687 quando publicou o livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica.
Resumo das Três Leis de Newton
Confira agora com o professor Antônio Martgins, o Toninho Tonho da física na Internet, uma introdução básica para você compreender os fundamentos, os princípios que estão descritos nas Três Leis de Newton.
- Os fundamentos das Leis de Newton:
- Vieram de Issac Newton as bases para as formulações que entraram para a História da Ciência como as Três Leis de Newton:
- 1ª Lei: Princípio da Inércia
- 2ª Lei: Princípio Fundamental da Dinâmica (P.F.D.)
- 3ª Lei: Ação e Reação
Estão ali nos fundamentos das Três Leis de Newton o entendimento sobre a Gravitação Universal, que explica a relação que se estabelece entre os corpos em movimento no espaço, e que explica também a queda de uma maçã que se desprende da macieira e vai ao solo. Veja os resumos das Três Leis de Newton, uma aula gratuita, e os exercícios para você resolver:
1ª Lei de Newton: Princípio da Inércia:
Entendemos inércia como uma propriedade intrínseca da matéria em manter o seu estado inicial ou primitivo. Assim, se um corpo está em repouso, ele tende a manter o seu estado inicial; da mesma forma, se ele está em movimento, ele tende a manter tal estado.
No entanto, se um ponto material estiver livre da ação de força resultante, este permanece em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme.
Aula Gratuita sobre as Três Leis de Newton
Muita gente perde pontos preciosos nas questões onde caem as Três Leis de Newton só porque ‘pensam que é difícil’, ou que ‘não têm cabeça para aprender’.
Mas, com uma aula bem didática as pessoas aprendem sim. Você aprende. Veja um resumo online com o professor Márcio Rosseto, do canal Curso Enem Gratuito:
Mandou bem o prof. Rossetto!
2ª Lei de Newton: Princípio Fundamental da Dinâmica (P.F.D.)
- Quando uma força resultante é aplicada sobre um corpo, ela produz uma aceleração de mesma direção e sentido, com intensidade diretamente proporcional à intensidade da força.
3ª Lei de Newton: Ação e Reação
- Quando um corpo M aplica uma força sobre um corpo m, o corpo m reage e aplica sobre o corpo M uma força –.
- As forças de ação e reação são forças simétricas, isto é, têm mesma intensidade, mesma direção e sentidos opostos.
- As forças de ação e reação nunca se anulam, pois agem sempre em corpos diferentes.
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Aulão de Revisão Online sobre as Três Leis de Newton:
Desafios sobre As Três Leis de Newton
Questão 1
(Uff) Dois corpos, um de massa m e outro de massa 5m, estão conectados entre si por um fio e o conjunto encontra-se originalmente em repouso, suspenso por uma linha presa a uma haste, como mostra a figura. A linha que prende o conjunto à haste é queimada e o conjunto cai em queda livre.
Desprezando os efeitos da resistência do ar, indique a figura que representa corretamente as forças f1 e f2 que o fio faz sobre os corpos de massa m e 5m, respectivamente, durante a queda.
a) b)
c) d) e)
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Questão 2
(Ufpa) Belém tem sofrido com a carga de tráfego em suas vias de trânsito. Os motoristas de ônibus fazem frequentemente verdadeiros malabarismos, que impõem desconforto aos usuários devido às forças inerciais. Se fixarmos um pêndulo no teto do ônibus, podemos observar a presença de tais forças. Sem levar em conta os efeitos do ar em todas as situações hipotéticas, ilustradas abaixo, considere que o pêndulo está em repouso com relação ao ônibus e que o ônibus move-se horizontalmente.
Sendo v a velocidade do ônibus e a sua aceleração, a posição do pêndulo está ilustrada corretamente
- a) na situação (I).
- b) nas situações (II) e (V).
- c) nas situações (II) e (IV).
- d) nas situações (III) e (V).
- e) nas situações (III) e (IV).
Questão 3
(Uerj) No interior de um avião que se desloca horizontalmente em relação ao solo, com velocidade constante de 1000 km/h, um passageiro deixa cair um copo. Observe a ilustração abaixo, na qual estão indicados quatro pontos no piso do corredor do avião e a posição desse passageiro.
- O copo, ao cair, atinge o piso do avião próximo ao ponto indicado pela seguinte letra:
- a) P
- b) Q
- c) R
- d) S
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Questão 4
(Ufpel) Uma pessoa de massa igual a 65 kg está dentro de um elevador, inicialmente parado, que começa a descer. Durante um curto intervalo de tempo, o elevador sofre uma aceleração para baixo de módulo igual a 2 m/s2. Considerando-se a aceleração gravitacional no local igual a 10 m/s2, durante o tempo em que o elevador acelera a força normal exercida pelo piso do elevador na pessoa é igual a
- a) 520 N.
- b) 650 N.
- c) 780 N.
- d) zero.
Questão 5 – As Três Leis de Newton
(Enem) Partículas suspensas em um fluido apresentam contínua movimentação aleatória, chamado movimento browniano, causado pelos choques das partículas que compõe o fluido. A ideia de um inventor era construir uma série de palhetas, montadas sobre um eixo, que seriam postas em movimento pela agitação das partículas ao seu redor.Como o movimento ocorreria igualmente em ambos os sentidos de rotação, o cientista concebeu um segundo elemento, um dente de engrenagem assimétrico. Assim, em escala muito pequena, este tipo de motor poderia executar trabalho, por exemplo, puxando um pequeno peso para cima. O esquema, que já foi testado, é mostrado a seguir.
- A explicação para a necessidade do uso da engrenagem com trava é:
- a) O travamento do motor, para que ele não se solte aleatoriamente.
- b) A seleção da velocidade, controlada pela pressão nos dentes da engrenagem.
- c) O controle do sentido da velocidade tangencial, permitindo, inclusive, uma fácil leitura do seu valor.
- d) A determinação do movimento, devido ao caráter aleatório, cuja tendência é o equilíbrio.
- e) A escolha do ângulo a ser girado, sendo possível, inclusive, medi-lo pelo número de dentes da engrenagem.
Dica 1 – Em um dado movimento, os vetores representam direção e sentido. Entenda como correlacionar essas grandezas nesta aula de Física Enem – https://blogdoenem.com.br/vetores-fisica-enem/
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!