O Sistema Reprodutor humano: resumo de Biologia Genética

Veja o Sistema Reprodutor Masculino e o Sistema Feminino. Entenda as características sexuais secundárias, e veja como o sexo é determinado. É Biologia na veia. Vem!

Reprodução é um assunto que a galera toda espera com ansiedade nas aulas de Biologia. Isso é normal, afinal, falar sobre o sistema reprodutor e sua importância em nossas vidas é um tabu em muitas famílias.  Mas, apesar de todas as “lendas” relacionadas ao sexo, estudar e conhecer o sistema reprodutor não só é uma questão de cidadania e saúde, como também é essencial para você arrasar nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares. 

O Sistema Reprodutor

Então, vamos começar? – Os seres humanos realizam reprodução sexuada. Isso quer dizer que nós misturamos material genético de dois indivíduos para dar origem a um novo ser humano.Isso é muito vantajoso, uma vez que a reprodução sexuada permite uma maior variabilidade genética e adaptabilidade da espécie ao ambiente.

Porém, também é muito dispendioso. Você bem sabe disso, não é? Ficar gato(a) para conquistar aquela paquera não é nada fácil! Além disso, seu corpo precisa passar por uma série de transformações para atingir a maturidade sexual e conseguir produzir os gametas para realizar a fecundação.

A Maturidade Sexual

Para chegar a essa maturidade, são necessários alguns etapas pelas quais seu corpo precisa passar. E há uma linha do tempo que não se acelera. Cada organismo tem o seu tempo para chegar lá. Veja a seguir que os humanos fazem parte dos animais que têm a Reprodução Sexuada.

Entenda no resumo da professora Juliana Evelyn Santos, do canal de aulas do Curso Enem Gratuito:

Então, o Sistema Reprodutor dos humanos requer a participação de “macho” e “fêmea” para gerar descendentes.

É claro que por milhares de anos o único método era o acasalamento (a cópula). Mas, hoje em dia temos a Fertilização in Vitro, por exemplo, que é um método técnico. Mas, continua a exigir a parte do “macho” e a parte da “fêmea” para gerar um novo ser.

Determinação sexual:

Na espécie humana, assim como nos demais mamíferos, a determinação sexual se dá através de cromossomos sexuais: os homens recebem um cromossomo Y pelo espermatozoide de seu pai e um X pelo óvulo de sua mãe formando o par 23 ou sexual XY;

Já as mulheres recebem um cromossomo X de sua mãe e outro X de seu pai, sendo “XX” o par de cromossomos sexuais. Esses cromossomos determinarão seu sexo biológico.cromossomos unesp

Características sexuais primárias:

Essas características são caracterizadas pela diferenciação das gônadas (os testículos ou os ovários). Por volta da 4ª semana de gestação, o embrião desenvolve uma gônada indiferenciada (sim, meninos e meninas têm a mesma estrutura sexual nesse período).

O cromossomo Y possui um gene determinante (gene SRY) que estimula a diferenciação dessa gônada primordial em testículos, finalizando o processo aproximadamente na 7ª semana. Para a formação dos ovários, um gene presente no cromossomo X (que está em dose dupla, uma vez que as mulheres possuem dois cromossomos X) estimula a formação dessas gônadas.

Mas, mesmo que estes genes não estejam presentes, na ausência do gene SRY, o embrião terá fenótipo feminino. Uma outra curiosidade: as gônadas masculinas, assim como as femininas, são formadas no interior do abdômen do embrião/feto.

O Aparelho Genital Masculino

Os testículos somente migram para o saco escrotal por volta dos 7 meses de gestação. Veja as principais características do Sistema Reprodutor Masculino:

Muito boa esta aula da professora Juliana Evelyn Santos. Vamos prosseguir:

Características sexuais secundárias:

Estas características aparecem na puberdade (geralmente por volta dos doze anos de idade, mas isto pode variar em cada indivíduo).

Nos meninos a principal marca da puberdade é a produção de esperma, porém, outras características são observadas, como: mudanças no timbre de voz, surgimento de pelos no púbis e nas axilas, aumento da massa muscular, aumento dos testículos e do pênis e crescimento de barba.

Já nas meninas, temos a primeira menstruação(menarca) como principal marco, mas que também aparece juntamente com outras características: desenvolvimento das mamas, alargamento dos quadris, deposição de gordura nas nádegas e coxas, surgimento de pelos no púbis e nas axilas.

Todas essas mudanças que geram tanta insegurança no início da adolescência são estimuladas principalmente por hormônios liberados pela hipófise (glândula endócrina situada abaixo do seu cérebro) e pelas próprias gônadas (ovários e testículos).sistema-reprodutor-masculinoNo início da puberdade a hipófise (também chamada de pituitária) estimulada por uma parte de seu cérebro – hipotálamo, começa a secretar os hormônios luteinizante(LH) e folículo-estimulante (FSH).

O LH estimula a produção de testosterona nos testículos e de estrógeno nos ovários. Já o FSH estimula o crescimento dos folículos nos ovários (que produzirão os gametas femininos) e a formação dos espermatozoides nos testículos.

O Sistema Reprodutor Feminino:

Veja nossa aula agora sobre o Sistema Reprodutor Feminino. Assim você completa este resumo para gabaritar nas questões de Biologia vinculadas à reprodução sexuada, com o exemplo de como acontece no organismo dos seres humanos.

E aí, você curtiu o vídeo? Demais, não é mesmo?

Agora, para você ficar “craque” no assunto e gabaritar as questões de Biologia do Enem e dos vestibulares, continue com o super resumo que preparamos para você:

Mas, afinal, para que serve o sexo?

Pode parecer uma pergunta boba, até mesmo ingênua. Mas não é. Além da função óbvia do sexo – a reprodução, na espécie humana a relação sexual e o prazer que ela gera servem também para questões sociais.

O carinho íntimo ajuda a manter a família, o que aumenta as chances de sobrevivência da prole. Além disso, o prazer sexual estimula a reprodução, que mistura material genético aumentando a adaptabilidade e perpetuando a espécie.

Dica 1: Você não se lembra das principais características da reprodução sexuada? Então, que tal dar uma revisadinha? Veja este post com uma maravilhosa vídeo-aula do professor Paulo Jubilut: https://blogdoenem.com.br/biologia-reproducao-sexuada/
Dica 2: Antes de continuar revisando o sistema reprodutor, que tal estudar também o sistema endócrino humano? Para isso, veja este super post com uma divertida vídeo-aula da Khan Academy: https://blogdoenem.com.br/sistema-endocrino-hormonios-biologia/
Dica3: Você te um monte de perguntas sobre sexo e tem vergonha de pronunciá-las em voz alta? Sem problemas! Tem um site muito legal onde você pode fazer perguntas e obter respostas descoladas e sem julgamentos: O Blog do Dr. Jairo Bouer.

Exercícios sobre o Sistema Reprodutor

Agora que você já revisou os caracteres sexuais, que tal testar seus conhecimentos?

1) (UERJ – Biologia) “TÉCNICA REVERTE MENOPAUSA E DEVOLVE FERTILIDADE

Mulher estéril voltou a produzir óvulos após receber um transplante de ovário congelado nos Estados Unidos.” (O Globo, 24/09/99)

No procedimento médico-cirúrgicoacima, o tecido ovariano transplantado foi induzido por hormônios a produzir óvulos. Isso foi possível porque a função ovariana é estimulada pelos seguintes hormônios secretados pela hipófise:

a) estrogênio e progesterona.
b) estrogênio e hormônio luteinizante.
c) folículo estimulante e progesterona.
d) folículo estimulante e hormônio luteinizante

2) (UECE-2002.1 – Biologia) Os hormônios responsáveis pela maiormassa muscular nos homens e pela maior gordura e tecido adiposo nas mulheres são, respectivamente:

A) Luteinizante e Prolactina.
B) Testosterona e Estrógeno.
C) Ocitocina e Progesterona.
D) Aldosterona e Folículo Estimulante.

3) (FUVEST – Biologia) No início do desenvolvimento, todo embrião humano temestruturas que podem se diferenciar tanto no sistema reprodutor masculino quanto no feminino. Um gene do cromossomo Y, denominado SRY (sigla de sex-determiningregion Y), induz a formação dos testículos. Hormônios produzidos pelos testículos atuam no embrião, induzindo a diferenciação das outras estruturas do sistema reprodutor masculino e, portanto, o fenótipo masculino. Suponha que um óvulo tenha sido fecundado por um espermatozoide portador de um cromossomo Y com uma mutação que inativa completamente o gene SRY. Com base nas informações contidas no parágrafo anterior, pode-se prever que o zigoto:

a) será inviável e não se desenvolverá em um novo indivíduo.
b) se desenvolverá emum indivíduo cromossômica (XY) e fenotipicamente do sexo masculino, normal e fértil.
c) se desenvolverá emum indivíduo cromossômica (XY) e fenotipicamente do sexo masculino, mas sem testículos.
d) se desenvolverá em um indivíduo cromossomicamente do sexo masculino (XY), mas com fenótipo feminino.
e) se desenvolverá emum indivíduo cromossômica (XX) e fenotipicamente do sexo feminino.

Respostas: 1)D; 2)B; 3)D

Dica 4: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 5: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
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