Posição Geográfica: Longitude – Geografia Enem

Vem com a gente revisar Longitude para gabaritar Geografia no Enem!

Geografia Enem: Como criar um sistema preciso de posicionamento global com apenas a Latitude conhecida?

Até um concurso internacional foi criado para estimular cientistas a criarem uma solução. Então, surgiu a Longitude.

Longitude

Se a latitude foi “descoberta” através do conhecimento científico comprovado que se tinha quanto a esfericidade do planeta Terra, para se obter a outra informação  para compor as coordenadas geográficas. Então, a longitude é uma invenção do ser humano? Acompanhe essa revisão para você as coordenadas para um ótimo desempenho em Geografia no Enem!!

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Fonte: http://cache3.asset-cache.net/xd/107249331.jpg?v=1&c=IWSAsset&k=2&d=62CA815BFB1CE480E5CB9A16C1A403A45145F92974FB5D863B1C977E876D6DD9A12722F8A35FE50A

A história que levou a “invenção” da Longitude é um misto de tragédia e boas ideias.

A parte da tragédia foi a gota d’água para os britânicos, donos da maior e mais poderosa marinha mercante do século XVIII. Uma frota de 4 navios da esquadra real britânica chocaram-se contra um recife de corais devido ao mau tempo. Morreram em torno de 1.500 marinheiros do referido episódio ocorrido nas ilhas Scily, a sudeste da Irlanda, próximo à costa britância. No entanto, logo chegou-se a conclusão que as condições atmosféricas adversas não foram a principal causa do acidente.

O que se sabe é que houve desorientação da frota causada principalmente pela imprecisão quanto a orientação no sentido Leste-Oeste. A repercussão na época foi bastante grande e reforçou definitivamente a necessidade de haver um sistema realmente preciso e confiável de orientação em águas oceânicas. Até então, houve várias iniciativas no sentido de se obter a Longitude, mas poucas foram além de boas e más ideias.

Vamos ver uma aula para entender mais sobre o assunto?

Como foi estimulado então para que os cientistas se empenhassem?

Diante da urgência de resolver isso, criou-se um prêmio para estimular os cientistas a bolarem uma forma eficiente para resolver o problema. Grandes cientistas da época se debruçaram sobre o caso. Afinal, não era todo dia que tinham a possibilidade de faturar 12 milhões de dólares, na cotação atual.

Mesmo com toda concorrência, o vencedor do prêmio foi o relojoeiro John Harrison que criou um relógio que indicava a longitude em alto mar. Ou seja, a distância em graus de qualquer ponto  da superfície terrestre em relação ao meridiano 0°.

 

Cabe aqui salientar que o ponto de referência, o Meridiano de Greenwich (0° de Longitude) já estava traçado (desde 1675), embora, não fosse padronizado como marco divisor entre os hemisfério Ocidental (Oeste) e Oriental (Leste). Somente em 1884 que se convencionou como padrão internacional.

Portanto, com a Longitude determinada e o Meridiano de Greenwich confirmado como marco inicial, estava traçado o sistema de coordenadas geográficas, onde as Latitudes variam, de Norte a Sul, entre 180°, com 90° para cada hemisfério; para as Longitudes, a variação é de 360°, 180° para Leste, 180° para Oeste. O cruzamento entre os paralelos, linhas imaginárias que marcam a Latitude, e os meridianos, linhas imaginárias que marcam as longitudes, fornecem um ponto que possibilita saber a localização na Terra com elevado grau de precisão.

Mas a posição longitudinal influencia em mais alguma coisa?

Diferentemente da posição latitudinal, saber a longitude de uma localidade não ia muito além da informação necessária para se obter as Coordenadas Geográficas, até que, já no final do século XIX, resolveu-se padronizar o estabelecimento das horas em todo mundo, na Conferência Internacional do Primeiro Meridiano. A ideia era estabelecer, a partir do Meridiano de Greenwich, um sistema mundial de horários que utilizariam os meridianos como parâmetro pra definição das horas em cada parte do planeta.

Meridiano de Greenwich

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Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/upload/conteudo/meridiano-de-greenwich(1).jpg

Meridiano de Greenwich: Planisfério com destaque para o Meridiano de Greenwich.

Sistema de Coordenadas Geográficas

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Fonte: http://6.fotos.web.sapo.io/i/B1f11559e/17723615_ShCZi.jpeg

 

Sistema de Coordenadas Geográficas: Mapa Mundi com os paralelos e meridianos traçados e indicativo dos valores das linhas imaginárias que marcam as latitudes e longitudes.

 Exercícios

Agora, que tal você testar seus conhecimentos?

1 – (IFPE – 2016) A localização geográfica é uma necessidade do homem desde a Antiguidade. Desse modo, para facilitar e padronizar essa atividade, foram elaboradas as linhas imaginárias chamadas de paralelos e meridianos. A partir do cruzamento dessas linhas, foi criado um sistema de localização, utilizado até a atualidade, chamado (a) de

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Disponível em: <http://inct.florabrasil.net/>. Acesso em: 23 set. 2015.

a) cartografia.

b) curvas de nível.

c) fusos horários.

d) coordenadas geográficas.

e) linhas de mercator.

 

2 – (UNCISAL/AL – 2016) Antípodas são pessoas que se encontram em meridianos e paralelos opostos, ou seja, em relação à outra pessoa, vive do outro lado da Terra, em um ponto diametralmente oposto.

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Disponível em: <http://www.freewebs.com/manetsute/meridian.jpg>. Acesso em: 03 nov. 2015.

O antípoda de uma pessoa localizada no ponto A, mostrado no mapa, estará nas coordenadas

 a) 20º N e 180º E.

b) 20º S e 140º W.

c) 70º N e 140º E.

d) 70º S e 180º E.

e) 90º S e 180º W.

 

3 – (ESPCEX) Em um exercício militar, ao planejar um deslocamento, o comandante responsável identificou dois pontos para os quais deverá deslocar sua tropa. Estes pontos apresentam as seguintes coordenadas geográficas:

Ponto “A” – Latitude: 29° 49′ 30″ S – Longitude: 54° 54′ 00″ W

Ponto “B” – Latitude: 29° 45′ 00″ S – Longitude: 54° 55′ 30″ W

Após a chegada ao ponto “A”, um grupo de militares dessa tropa será deslocado para o  ponto “B”, tendo que seguir em que direção?

a) leste

b) oeste

c) nordeste

d) sudeste

e) noroeste

 

GABARITO: 1 – D;  2 – B;   3 – E

Post escrito por Douglas de Barros Oliveira para o Blog do Enem. Douglas é professor de Geografia, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina,  com 12 anos de experiência na docência e especialista em tecnologia na aprendizagem.

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