E aí, já ouviu dizer que o Brasil tem água sobrando? Que em uma provável guerra por água, o Brasil seria o alvo? Pois bem, digamos que o Brasil tem um “poder” aquífero bem grande. Revise Geografia para o Enem!
Hidrografia do Brasil: Está aqui, no Brasil, a maior rede hidrográfica do mundo, com 55.457 km²! Seus rios se destacam pela profundidade, largura e extensão. Na maioria deles, suas nascentes estão em áreas de baixas altitudes. Geralmente são rios exorréicos com foz em estuário.
Bacias Hidrográficas no Brasil
A formação de relevo do Brasil fez com que esses rios fossem divididos em bacias hidrográficas, com características peculiares em sua hidrografia:
Veja as Principais Bacias Hidrográficas
Bacias Hidrográficas são aquelas que apresentam um rio principal e seus afluentes. Com isso, temos as seguintes principais Bacias no país:
Bacia Amazônica:
A Bacia Amazônica é a maior bacia do mundo, com o maior rio do mundo em extensão, profundidade, largura e vazão d’água. É a única bacia que tem sua nascente principal fora do país.
Apesar de ser caracteristicamente de planície, muito utilizado para o transporte (considerado “a estrada” da região Norte do país), pela quantidade de água e a forte correnteza, tem grande potencial hidrelétrico. Importante fonte de água para a floresta.
Bacia do Tocantins-Araguaia:
Ela nasce na parte central do país e segue em direção ao norte. São os dois rios que se encontram, formando uma foz. Também fundamental para o transporte. Os rios da região foram bastante degradados por conta da mineração.
Hoje, a Empresa Vale utiliza muito o rio para o transporte de suas produções em Carajás. É a maior bacia totalmente brasileira.
Bacia do São Francisco:
A Bacia formada pelo Rio São Frqancisco nasce em Minas Gerais, na Serra da Canastra, vai em direção ao Sertão Nordestino e tem sua foz entre os estados de Alagoas e Sergipe. Leva riqueza ao sertão, tornando o solo fértil por onde passa, mas está sofrendo muito com a perda de volume de água por conta da interrupção do fluxo de alguns afluentes, abastecimento de cidades e propriedades agropecuárias.
O “prolongamento” do rio São Francisco, a chamada transposição, que é a tentativa de levar água para áreas que não são banhadas naturalmente pelo rio, pode diminuir o fluxo de água até a foz, prejudicando diretamente a “vida” do rio.
Bacia do Paraguai:
A Bacia do Rio Paraguai situada na região Centro-Oeste, principalmente nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é caracteristicamente de planície, muito utilizada para o transporte. Há poucos investimentos nesse setor pela baixa diversidade de produção na região, afirma o governo.
Os rios dominam a vida na área do Pantanal, pois no período de chuvas, os rios tendem a aumentar consideravelmente o nível, alagando as regiões mais baixas, forçando os pecuaristas a deslocarem os gados periodicamente. Libera suas águas para a bacia do rio Paraná.
Bacia do Rio Paraná:
Esta Bacia é caracteristicamente planáltica, tendo o maior potencial hidrelétrico instalado do país, é nela que estão furnas e Itaipu, por exemplo. Libera suas águas para a bacia do rio Uruguai.
Bacia do Rio Uruguai:
Esta Bacia é formada por rios de planície, bastante utilizados para o transporte. É a bacia que libera as águas para o oceano Atlântico.
Resumo sobre Hidrografia
Confira agora com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo sobre a importância da água em todo o planeta terra, e os fundamentos para você compreender a importância das Bacias Hidrográficas:
Muito bom este resumo sobre Hidrografia. Vale a pena ver de novo.
Dica de Hidrografia do Blog:
As Bacias do Paraguai, do Paraná, e do Uruguai vão se juntar ‘mais abaixo’ no mapa da América do Sul, e formar a Bacia do Rio da Prata, ou Bacia Platina.
Veja as Bacias Secundárias no Brasil:
- Dentre as bacias secundárias, que são as bacias que não apresentam um rio principal, mas são vários pequenos rios, geralmente vindo dos planaltos em direção ao oceano Atlântico, temos:
- Bacia do Norte-Nordeste
- Bacia do Leste
- Bacia do Sul-Sudeste
Lembrando que o Brasil é muito pobre em formações lacustres, ou seja, a formação de lagos. No litoral, é bastante comum termos lagunas, os “lagos” com ligação ao mar.
Resumo sobre a Hidrosfera
Veja agora porque se diz “Terra, Planeta Água” neste resumo genial sobre a Hidrosfera:
O Aquífero Guarani
Quanto às águas subterrâneas, o Brasil também figura entre os maiores detentores, no entanto, temos vários lençóis freáticos e temos a maior parte do maior aquífero do mundo, o Aquífero Guarani, que está nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, abrangendo ainda o Paraguai, Argentina e Uruguai.
Então, ficou alguma dúvida com relação ao conteúdo? Pronto pra detonar na prova do Enem? Não, então dá uma olhadinha na Videoaula e depois se manda a fazer os exercícios a seguir, ok? Bons estudos!
Exercícios sobre Hidrografia
1 – (FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ) A rede hidrográfica brasileira apresenta, dentre outras, as seguintes características:
a) grande potencial hidráulico, predomínio de rios perenes e predomínio de foz do tipo delta.
b) drenagem exorréica, predomínio de rios de planalto e predomínio de foz do tipo estuário.
c) predomínio de rios temporários, drenagem endorréica e grande potencial hidráulico.
d) regime de alimentação pluvial, baixo potencial hidráulico e predomínio de rios de planície.
e) drenagem endorreica, predomínio de rios perenes e regime de alimentação pluvial.
2 – (IFCE – com adaptações) Sobre as características da hidrografia brasileira, são feitas as seguintes afirmações:
I. Considerando-se os rios de maior porte, só é encontrado regime temporário no sertão nordestino, onde o clima é semiárido, no restante do país, os grandes rios são perenes.
II. Predominam os rios de planalto em áreas de elevado índice pluviométrico. A existência de muitos desníveis no relevo e o grande volume de água possibilitam a produção de hidroeletricidade.
III. Na região Amazônica, os rios são muito utilizados como vias de transporte, e o potencial hidrelétrico é amplamente aproveitado.
Está correto o que se afirma em:
A) I apenas.
B) I e II apenas.
C) I e III apenas.
D) II e III apenas.
E) I, II e III.
3 – (FAC. AGRONOMIA E ZOOTECNIA de Uberaba) Leia as afirmativas abaixo sobre a hidrografia brasileira:
I. É a maior das três bacias que formam a Bacia Platina, pois possui 891.309 km2, o que corresponde a 10,4% da área do território brasileiro.
II. Possui a maior potência instalada de energia elétrica, destacando-se algumas grandes usinas.
III. Em virtude de suas quedas d’água, a navegação é difícil. Entretanto, com a instalação de usinas hidrelétricas, muitas delas já possuem eclusas para permitir a navegação.
Estas características referem-se à bacia do:
a) Uruguai
b) São Francisco
c) Paraná
d) Paraguai
e) Amazonas
GABARITO
1 – B
2 – B
3 – C