Pirâmides e cálculo de tronco de pirâmide: resumo de Matemática

Veja agora os elementos básicos que compões a figura de uma Pirâmide, e aprenda as fórmulas e o jeito certo de calcular a Área, o Volume, e o Tronco da Pirâmide para gabaritar geral nas questões do Enem

Nesta aula, vamos abordar os conceitos tanto de pirâmide como de tronco de pirâmide, além de mostrarmos alguns exemplos de cálculo de área e volume. Continue a leitura para se garantir em Matemática no Enem!

Pirâmide e Tronco de Pirâmide

A pirâmide é um sólido delimitado por faces planas. Sua base é um polígono e suas faces laterais são triângulos. Observe as figuras seguintes, e veja a lista dos elementos principais das Pirâmides para acertar nas questões do Enem, dos vestibulares, e do Encceja:

1

Classificação das Pirâmides

Podemos classificar uma pirâmide de acordo com o tipo de polígono que constitui a sua base.

  • Pirâmide triangular: base triângulo
  • Pirâmide quadrangular: base quadrilátero
  • Pirâmide pentagonal : base pentágono
  • Pirâmide hexagonal : base hexágono

 

Resumo sobre as Pirâmides

Veja agora com o professor Sérgio Sarkis, do canal do Curso Enem Gratuito, uma introdução completa que ajuda você no tema das Pirâmides, para resolver as questões.

As dicas do professor Sarkis:

Pirâmides são poliedros que possuem uma única base e suas faces laterais são formadas por triângulos. Basta lembrar da nossa aula sobre Egito e você certamente vai saber como é esse poliedro 😉

Existem vários problemas que envolvem as pirâmides e, para resolvê-los, é importante saber sua estrutura. Além disso, é necessário saber calcular sua área e seu volume.

Tá sem saber por onde começar? Acalma seu coração porque o prof Sarkis te explica passo-a-passo tudinho sobre esse poliedro na aula de hoje o/

Diferença entre Prisma e Pirâmide

Tanto o prisma quanto a pirâmide são exemplos de poliedros. Enquanto o prisma é um poliedro dotado de duas bases, a pirâmide possui uma única base. 

Quais são os elementos principais da pirâmide?

Os lados que formam a base são chamados de aresta da basa (simbolizada pela letra l). As linhas que ligam o vértice superior da pirâmide aos quatro cantos da base inferior são chamadas de aresta lateral (simbolizadas por al). A linha que sai do vértice superior e vai até o centro da base inferior é a altura (simbolizada por H).

O Volume da Pirâmide

 Para calcular o volume de uma pirâmide, basta multiplicar a área da base pela altura e dividir o resultado por 3.

Fica fácil lembrar dessa fórmula ao relacionar a pirâmide e o prisma.

 Existem três principais tipos de pirâmide.

  • 1 – A pirâmide triangular regular tem em sua base um triângulo equilátero;
  • 2 – A pirâmide quadrangular regular tem em sua base um quadrado; e,
  • 3 – A pirâmide hexagonal regular tem em sua base um hexágono.
  • Sabendo a figura que compõe a base da pirâmide, você conseguirá calcular a área da base e, consequentemente, o volume.

 

2

Dica 1: Você lembra o que é um triângulo isósceles? Clique aqui e revise algumas propriedades dos triângulos. Não fique com dúvidas para a prova do Enem!

3

Veja o Cálculo de Área nas Pirâmides

4

Aprenda agora o Cálculo de Volume nas Pirâmides

5

Dica 2: Você lembra das figuras planas? Clique aqui e revise o cálculo do perímetro das figuras planas. Acesse e tire suas dúvidas em matemática para o Enem!

6

Exercícios para você gabaritar no Enem

7

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino

Acesse aqui os Aulões do Blog do Enem! São videoaulas gratuitas e completas com os conteúdos mais relevantes para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Os textos e exemplos acima sobre Pirâmides e Tronco de Pirâmide foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Facebook: https://www.facebook.com/Jacelieccher
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel