Lista de exercícios sobre prefixo e sufixo

Teste seus conhecimentos sobre prefixo e sufixo com exercícios de vestibulares! Também aproveite para relembrar o que são afixos, palavras primitivas e palavras derivadas!

Os prefixos e sufixos têm o poder de modificar os radicais que formam as palavras, dando novo sentido a elas. Esse conteúdo é cobrado no Enem e, principalmente, em vestibulares. Por isso preparamos um resumo sobre o conteúdo e uma lista de exercícios sobre prefixo e sufixo. Assista à videoaula e responda às questões para arrasar na hora da prova!

O que são prefixo e sufixo

Antes de entender o significado dos afixos (prefixo e sufixo), é preciso saber o que são palavras primitivas e derivadas. Palavras primitivas são aquelas que não provêm de outra palavra. Alguns exemplos são as palavras pedra, ferro e flor.

Já as palavras derivadas possuem o acréscimo de prefixo e/ou sufixo, como pedreiro, ferreiro e floricultura, por exemplo.Exercícios sobre prefixo e sufixo

Prefixos são morfemas que estão antes dos radicais nas palavras. Eles têm a função de modificar o sentido desses radicais. Na palavra “impossível”, por exemplo, o prefixo é o “im”. Ele foi colocado no início da palavra “possível” a fim de indicar sentido contrário, negação.

Enquanto isso, os sufixos são elementos que aparecem acrescentados ao final de um radical. Na palavra “ferreiro”, por exemplo, o “eiro” é um sufixo acrescentado à palavra primitiva “ferro”.

Resumo sobre prefixo e sufixo

A fim de entender melhor a formação de palavras com prefixos e sufixos, confira a videoaula da professora Mercedes. Ao final, ela resolve um exercício para mostrar como o conteúdo costuma aparecer nas provas:

Exercícios sobre prefixo e sufixo

Depois de ver o nosso resumo, resolva os exercícios sobre prefixo e sufixo que já caíram em vestibulares de todo o Brasil. No final, você confere a sua pontuação.

.

.

Além de as palavras se formarem a partir da adição de prefixos e sufixos, elas também podem surgir de processos como composição, aglutinação e justaposição, por exemplo. Aproveite para conhecer esses processos de formação de palavras com a aula do Curso Enem Gratuito!

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Português, Simulado Gramática, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel