O Enem e os vestibulares estão cheios de questões que falam sobre a Otan. Confira nossa lista de questões e teste seus conhecimentos sobre o assunto!
A Otan é um tema frequente no Enem e nos vestibulares. A organização existe desde os primeiros anos da Guerra Fria e continua em funcionamento até hoje. Confira nosso resumo sobre sua origem e objetivos nos dias atuais e teste seus conhecimentos com nossa lista de questões sobre a Otan!
Resumo sobre a Otan
Em 4 de abril de 1949, poucos anos depois do fim da 2ª Guerra Mundial, Estados Unidos, Canadá e países da Europa Ocidental assinaram um acordo que deu origem à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O objetivo era estabelecer uma cooperação militar entre os países-membros. Assim, se houvesse qualquer ataque em um dos integrantes, os outros teriam a obrigação de defendê-lo.
Em contrapartida, em 1955 a União Soviética criou o Pacto de Varsóvia, que também previa o auxílio militar entre seus integrantes. Além da URSS, eram membros do Pacto de Varsóvia a Albânia, Alemanha Oriental, Bulgária, Hungria, Romênia, Polônia e Tchecoslováquia.
Com a dissolução da URSS em 1991, a Guerra Fria chega ao fim. Desse modo, o Pacto de Varsóvia também é desfeito. Afinal, teoricamente, estava cessando o conflito entre capitalismo e socialismo. No entanto, o mesmo não ocorreu com a Otan, que existe até hoje.
Otan depois da Guerra Fria
Apesar de a Otan ter sido criada para fazer frente à União Soviética durante a Guerra Fria, ela continua até hoje interferindo em conflitos ao redor do globo. Muitos desses conflitos, inclusive, ocorrem fora dos territórios de seus integrantes. Além disso, a organização já realizou operações militares sem a autorização do Conselho de Segurança da ONU.
Alguns exemplos de atuação da Otan após a Guerra Fria são:
- Guerra do Golfo, em 1991, quando se posicionou ao lado do Kuwait contra a invasão iraquiana ao seu território.
- Guerra de Kosovo, em 1999, quando lutou contra a Sérvia, que era aliada da Rússia.
- Invasão do Iraque, em 2003.
Desde o início dos anos 2000, a Organização vê o terrorismo como a principal ameaça a ser combatida. Apesar disso, ainda é a principal aliança de defesa contra ações militares russas. Afinal, Estados Unidos e Rússia ainda se posicionam de maneira contrária nos conflitos em que estão envolvidos.
Outra frente de atuação da Otan é a de ajuda humanitária em ocasiões como desastres naturais, por exemplo, e em negociações de acordos de paz.
Atualmente, 28 países fazem parte da Otan. Além dos países que faziam parte do acordo original, alguns membros do antigo Pacto de Varsóvia se juntaram ao tratado. Polônia, Hungria e República Tcheca, por exemplo, são alguns deles. Além disso, no início de 2022, Finlândia e Suécia iniciaram o processo para se juntarem à Otan.
Videoaula
Antes de partir para as questões sobre a Otan, confira a videoaula sobre a invasão da Ucrânia, que tem tudo a ver com a Otan e seu antagonismo em relação à Rússia:
Questões sobre a Otan
Por fim, saiba como a Otan costuma aparecer no Enem e nos vestibulares com a nossa lista de questões:
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(Mackenzie SP/2020/Janeiro)
Leia o fragmento de reportagem.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, designou oficialmente o Brasil como aliado militar preferencial do país fora da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
[…] O status dá ao Brasil o direito de tornar-se comprador preferencial de equipamentos e tecnologias militares dos Estados Unidos, além de participar de leilões organizados pelo Pentágono. A medida também abre caminho para a colaboração no desenvolvimento de soluções de defesa e o aumento dos intercâmbios militares e a realização de manobras conjuntas entre as Forças Armadas dos dois países.
Estados Unidos designam Brasil como aliado extra-Otan. Agência Brasil, 01 ago. 2019.
Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2019-08/estados-unidos-designam-oficialmente-brasil-como-aliado-extra-otan> Acesso em 29 set. 2019.
Com base nas informações acima e em seus conhecimentos sobre o assunto abordado, assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UEL PR/2019)
Analise o mapa a seguir.
Adaptado de: VESENTINI, J. W. O Ensino de Geografia e as Mudanças Recentes do Espaço Geográfico Mundial. São Paulo: Ática, 1992.
Como base no mapa e nos conhecimentos da geopolítica mundial no século XX, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) O término da Segunda Guerra Mundial inaugurou o período denominado Guerra Fria marcado pelo confronto ideológico entre a URSS e os EUA, gerando diversos conflitos por disputas de territórios.
( ) Fidel Castro se aproximou do bloco socialista, do qual nasceu um plano que levou a uma das maiores crises políticas da Guerra Fria: o conflito entre a União Soviética e os Estados Unidos (1962), designado como a Crise dos Mísseis em Cuba.
( ) A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) é uma aliança militar fundada no princípio da segurança coletiva com o objetivo de manter a paz entre os países membros e a democracia dentro deles.
( ) A corrida armamentista constitui-se em uma característica secundária deste período, já que a questão central da geopolítica, pós Segunda Guerra Mundial, foi a disseminação da organização espacial mundial multipolar.
( ) A designação de “fria” vinculou-se a um período geopolítico no qual se destacava a abstenção das superpotências nos conflitos militares nas áreas periféricas do mundo, de forma que os norte-americanos e os soviéticos se desvincularam de guerras localizadas em outras partes do mundo.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(ENEM MEC/2019/2º Aplicação)
TEXTO I
A adesão da Alemanha à Otan
A adesão da Alemanha Ocidental à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) há 50 anos teve como pano de fundo o conflito entre o Ocidente e o Leste da Europa e o projeto da integração europeia. A adesão da República Federal da Alemanha foi um passo importante para a reconstrução do país no pós-guerra e abriu o caminho para a Alemanha desempenhar um papel relevante na defesa da Europa Ocidental durante a Guerra Fria.
HAFTENDORN, H. A adesão da Alemanha à Otan: 50 anos depois. Disponível em: http://www.nato.int. Acesso em: 5 out. 2015 (adaptado).
TEXTO II
Otan discute medidas para deter os jihadistas no Iraque e na Síria
O regime de terror imposto pelos islamitas radicais no Oriente Médio alarma a Otan tanto ou mais que a Rússia, ainda que a estratégia para detê-los ainda seja difusa. O avanço do chamado Estado Islâmico, que instalou um califado repressor em zonas do Iraque e da Síria, comandou boa parte das reuniões bilaterais que mantiveram os líderes da organização atlântica no País de Gales.
ABELLÁN, L. Otan discute medidas para deter os jihadistas no Iraque e na Síria. Disponível em: http://brasil.elpais.com. Acesso em: 5 out. 2015.
As diferentes estratégias da Otan, demonstradas nos textos, são resultantes das transformações na
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(ENEM MEC/2014/3º Aplicação)
Desde a sua criação, em 1949, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) tem revisto regularmente as suas tarefas e objetivos, tendo em vista a evolução do ambiente estratégico mundial. Nestes 62 anos de história, tanto a Aliança quanto o resto do mundo sofreram mudanças que os fundadores da OTAN não poderiam ter previsto.
Disponível em: http://www.ri.pucminas.br. Acesso em : 26 de jan. 2012.
Diante das transformações ocorridas no cenário geopolítico mundial, a legitimidade dessa organização enfraqueceu-se, pois
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ENEM MEC/2013/2º Aplicação)
O papel da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) alterou-se desde sua origem em 1949. A Otan é uma aliança militar que se funda sobre um tratado de segurança coletiva, o qual, por sua vez, indica a criação de uma organização internacional com o objetivo de manter a democracia, a paz e a segurança dos seus integrantes.
No começo dos anos de 1990, em função dos conflitos nos Bálcãs, a Otan declarou que a instabilidade na Europa Central afetava diretamente a segurança dos seus membros. Foi então iniciada a primeira operação militar fora do território dos países-membros. Desde então ela expandiu sua área de interesse para África, Oriente Médio e Ásia.
BERTAZZO, J. Atuação da Otan no Pós-Guerra Fria: implicações para a segurança nacional e para a ONU. Contexto Internacional, Rio de Janeiro, jan.-jun. 2010 (adaptado).
Os objetivos dessa organização, nos diferentes períodos descritos, são, respectivamente:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(IFMT/2019/Janeiro)
Observe a charge
(Disponível em: http://conectados9a.blogspot.com.br/2013/03/charge-da-guerra-fria.html)
A charge se trata de uma representação da chamada Guerra Fria. A Guerra Fria foi uma disputa pela superioridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética, após a Segunda Guerra Mundial. É chamada de Guerra Fria por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica, travada pela conquista de zonas de influência. Durante a Guerra Fria, foram criadas duas grandes organizações militares.
Marque a alternativa que apresenta tais organizações e suas finalidades.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UEG GO/2019/Julho)
Leia o texto a seguir.
Em 1949, os Estados Unidos lideraram uma organização que reuniria os países europeus do sistema capitalista em um pacto de auxílio militar mútuo. No dia 4 de abril daquele ano foi criada em Washington a Organização do Atlântico Norte (OTAN). Ficava estabelecido que os países envolvidos se comprometiam na colaboração militar mútua em caso de ataques oriundos dos países referentes ao bloco socialista.
Disponível em: <www.infoescola.com/geografia/otan>. Acesso em: 15 mar. 2019.
No contexto geopolítico após o fim da Guerra Fria, a OTAN
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNITAU SP/2017/Julho)
“Após a Guerra Fria, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) utilizou seus recursos militares pela primeira vez em um conflito. Desde então, ela vem atuando com regularidade, sob mandato da ONU ou não. Discussões teóricas têm sido travadas em torno da permanência da OTAN após o fim da Guerra Fria, analisando sua transformação e seu novo papel em um contexto mundial distinto. As teorias das alianças não explicam a persistência de tal tipo de arranjo. As teorias dos regimes, por sua vez, vislumbram a permanência da OTAN em um contexto diverso, desde que ela consiga se transformar para se adaptar às novas condições”.
BERTAZZO, J. Atuação da OTAN no pós-Guerra Fria: implicações para a segurança internacional e para a ONU. Contexto Internacional. vol.32 no.1 Rio de Janeiro Jan./June 2010.
Sobre a OTAN, leia as afirmativas a seguir.
I. Trata-se de uma aliança militar dos países socialistas do Leste Europeu, liderada pela URSS.
II. Foi desativada quando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) sofreu seu processo de desintegração entre os anos de 1989 e 1991.
III. É um tratado de aliança militar firmado em 1949 por doze países, incluindo os Estados Unidos, o Canadá e a maior parte da Europa Ocidental.
IV. Com o fim da Guerra Fria, progressivamente a OTAN incorporou antigos membros do Pacto de Varsóvia, como Polônia, Hungria e República Tcheca.
Está CORRETO o que se afirma em
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(Unimontes MG/2015/Janeiro)
Dos tratados e alianças militares que objetivaram proteger os regimes político-ideológicos da Guerra Fria, a Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN – foi a que mais avançou e sobressaiu.
Assinale a alternativa que justifica a veracidade da afirmativa.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UEPG PR/2015/Janeiro)
Após a Segunda Guerra Mundial, o cenário geopolítico internacional foi marcado pela bipolaridade. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!