A secretaria da educação vai premiar com dinheiro de baixa renda que mantiverem o vínculo de estudos, e que ainda utilizarem o reforço escolar e fizerem um curso Pré-Enem
Durante os anos de 2020 e 2021, com a Pandemia do novo Coronavírus, as secretarias estaduais de educação identificaram em todo o país um aumento do risco de abandono escolar, principalmente dos alunos do Ensino Médio com maior carência socioeconômica.
Para tentar reduzir a evasão, agora os alunos do Ensino Médio vinculados à Secretaria Estadual da Educação de São Paulo vão ganhar mil reais por ano, desde que não abandonarem os estudos.
O projeto do apoio em dinheiro para atrair este grupo de alunos do Ensino Médio a permanecer nos estudos surgiu a partir da análise dos dados do Cadastro Único, que reúne os programas de apoio social como o Bolsa Família, por exemplo, e do cruzamento com as matrículas na rede estadual.
Dentro da rede estadual foram identificados pelo menos 267 mil alunos de São Paulo matriculados no Ensino Médio, e dentro desta condição, que é entendida como de vulnerabilidade social.
Bolsas de mil reais
Em 2022 serão distribuídas 300 mil bolsas anuais de manutenção, no valor de R$ 1 mil reais cada uma, distribuídas pela Secretaria Estadual da Educação. O pagamento será feito em parcelas mensais.
Porém, os estudantes que se habilitarem para este auxílio vão precisar cumprir uma série de exigências para comprovar o vínculo escolar e o desempenho nos estudos.
Alunos do Ensino Médio
Além da regularidade da frequência na escola em que estiverem matriculados, terão que acessar o aplicativo da Central de Mídias de apoio à educação durante pelo menos duas horas por dia.
E, para os alunos do Ensino Médio de São Paulo que estiverem no Terceiro Ano, para conseguir manter a Bolsa de Manutenção nos Estudos, estes devem ainda participar de um Cursinho Preparatório para o Enem.
As dica de Cursos Enem Gratuitos
- Curso de Redação Enem
- Curso de Matemática Básica
- Curso Enem Gratuito Completo
- Intensivo Enem – Só o que mais cai
As equipes do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito apoiam a iniciativa da secretaria da educação no apoio aos alunos carentes. E fica a dica para que em outros Estados surjam propostas semelhantes. Outro ponto importante que as equipes do Blog e do Curso Enem destacam é que os alunos de baixa renda precisam de apoio para ter um Tablet e conexão de internet de bana larga.
IFB também apoia os alunos
Há diversas ações por todo o país de apoio aos launos carentes para que eles tenham as condições básicas para permanecer na escola e concluir os estudos com aproveitamento. No Distrito Federal, por exemplo, o Instituto Federal de Brasília têm políticas definidas para auxílio de manutenção, auzílio emergencial, e de moradia estudantil. Veja aqui os programas de apoio do IFB.
Curso Enem Gratuito
Independente da Bolsa de Estudos para os alunos do Ensino Médio de São Paulo, estudantes de todo o Brasil já podem fazer um Cursinho Preparatório para o Enem, inteiramente gratuito. A iniciativa é da Rede Enem, que criou o Blog do Enem, o Curso Enem Gratuito, eo Curso do Encceja. Todos 100% grátis.
Paa ingressar no Curso Enem Gratuito basta acessar o formulário de inscrição e preencher os dados básicos. O aluno pode escolher se quer fazer o Intensivo Enem, só com os temas que mais caem, ou se quer estudar nos Planos do Extensivo ou do Semiextensivo do Enem.
Veja o que mais cai no Enem
Confira agora a seleção dos 12 temas que mais caem nas provas. A pesquisa foi realizada pela Plataforma SAS, que tem os melhores colégios do Brasil no ranking dos resultados do Exame Nacional dos alunos do Ensino Médio.
Alunos de São Paulo e de todo o país já podem entrar no Curso Enem Gratuito
E você encontra todos os conteúdos para estudar DE GRAÇA no Curso Enem Gratuito.
.
Confira os links do Curso Enem Gratuito para revisar os temas que mais caem nas provas:
- Português: Interpretação de Textos; Estrutura Textual
- História: Revolução Francesa, e Guerras Mundiais
- Geografia: O Espaço Rural, e O Impacto Ambiental
- Filosofia: Ética e Justiça. Aristóteles, Platão e Sócrates
- Sociologia: O Mundo do Trabalho e as Teorias Sociais
- Física: MRUV; Aceleração, Velocidade; e Gravidade
- Química: Velocidade das Reações; Equilíbrio Químico
- Biologia: As Relações Ecológicas; Interações Antrópicas;
- Inglês: Leitura e Interpretação de Textos
- Espanhol: Leitura e Interpretação de Textos
- Matemática: Cálculo de Área e Volume, Regra de Três
- Valeu a lista do SAS pra você? Então, compartilha com a galera!
Fonte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/estado-de-sp-pagara-r-1-mil-para-manter-alunos-do-ensino-medio-na-escola/