Ângulos em Retas Paralelas com Corte Transversal: Geometria Enem

Quando as retas paralelas são cortadas por uma transversal quatro ângulos surgem nos vértices. Relacione cada tipo de ângulo nesta aula de Geometria Enem

Resumo Enem e Vestibular para você  lembrar como identificar e calcular os Ângulos formados entre retas paralelas cortadas por transversal. Complicou assim só de ler? Calma, veja abaixo que não é tão difícil assim.

Começando pelo começo dos ângulos: você lembra o que é um Ângulo? Veja como é simples para nunca mais esquecer: Denomina-se como ‘Ângulo’ a região de um plano determinada pelo encontro de duas semi-retas que que possuem uma origem em comum, chamada vértice (do ângulo).

Esta definição é clássica. Para você  gravar bem certinho, observe a imagem e leia esta nova redação para a definição de ânguloânguloÂngulo é a região (amarela) de um plano que é determinada (ou limitada) por dois lados (as semi-retas pretas) que têm a mesma origem. O ponto de origem destes dois ‘lados’ é o vértice do ângulo (onde se encontram ou se originam os dois lados pretos).

O ângulo, então, se forma exatamente no vértice.Confira novamente na imagem. A medida do ângulo é a linha azul curva e bem fina ao final da área amarela.

Introdução aos ângulos de Retas Paralelas com corte transversal

Confira agora com o professor Lucas Borguezan, do canal do Curso Enem Gratuito, as dicas sobre as Retas Paralelas:

 Agora, observe esta nova imagem a seguir e leia as classificações abaixo, para você entender os diversos ângulos que estão nesta representação gráfica.8769.png

Relacione os ângulos à Figura acima:

  •  1) Ângulos correspondentes: são ângulos congruentes (mesma medida).
  • Os pares de ângulos a e e ; b e f ; c e h ; d e g representam pares de ângulos correspondentes portanto são ângulos de mesma medida.
  • 2) Ângulos alternos internos: são pares de ângulos que estão internamente entre as retas paralelas (r e s) e em lados opostos da transversal (t).
  • Os pares de ângulos c e e e d e f representam pares de ângulos alternos internos portanto são ângulos de mesma medida.
  • 3) Ângulos alternos externos: são pares de ângulos que estão fora das retas paralelas (r e s) e em lados opostos da transversal (t).
  • Os pares de ângulos a e h e b e g representam pares de ângulos alternos externos portanto são ângulos de mesma medida.
  • 4) Ângulos colaterais internos: são pares de ângulos que estão internamente entre as retas paralelas (r e s) e no mesmo lado da transversal (t).
  • Os pares de ângulos d e e e c e f representam pares de ângulos colaterais internos portanto são ângulos suplementares ou seja somados totalizam 180º.
  • 5) Ângulos colaterais externos: são pares de ângulos que estão entre as retas paralelas (r e s) e no mesmo lado da transversal (t).
  • Os pares de ângulos a e g e b e h representam pares de ângulos colaterais externos portanto são ângulos suplementares ou seja somados totalizam 180º.
  • 6) Ângulos opostos pelo vértice (O.P.V): são ângulos congruentes.

Acompanhou o raciocínio todo? Veja agora outra questão resolvida:

Melhorou para você compreender melhor o cálculo e a classificação dos Ângulos?

Dica 1 – Hoje você vai revisar um dos assuntos mais estudados em Geometria Plana: semelhança e congruência de triângulos. O tema sempre aparece na prova de Matemática do Enem –

Dica 2 – O que mais cai na prova de Matemática do Enem? Veja aqui as dicas – https://blogdoenem.com.br/relacoes-matematica-enem-vestibular/

Dica 3 – Está perdido com tanto conteúdo? Saiba o que revisar para a prova de Matemática do Enem – https://blogdoenem.com.br/matematica-enem-o-que-revisar/

Aula Gratuita sobre ângulos e suas classificações na Geometria

Excelente este resumo do professor Sérgio Sarkis.

Planos de Estudos Gratuitos com com aulas  de todas as matérias do Enem 2017. Marque nos favoritos os Temas que você precisa revisar e veja as dicas de Redação, Matemática, Biologia, Química, Inglês, História, Física, Filosofia, História, Geografia, e Literatura. É aula hoje, e amanhã também.

curso Enem online gratuito

10 Temas que mais caem no Enem – Plano de Estudos

Plano de Estudos de Química Enem

Plano de Estudos de Biologia Enem

Plano de Estudos de Matemática Enem

Plano de Estudos de Geografia Enem

Simulado Enem 2017 Gratuito – Provas Online de todas as matérias

Plano de Estudos Enem Completo – Todas as matérias

Plano de Estudos de História Enem

Plano de Estudos de Português Enem

Desafios para você responder e compartilhar.

Questão 1

1) Duas retas paralelas distintas , cortadas por uma transversal , formam ângulos colaterais internos , dos quais um é 80% do valor do outro. Calcule o menor ângulo.

a) 80º

b) 81º

c) 82º

d) 85º

e) 87º

Questão 2

Duas retas paralelas r e s cortadas por uma transversal t formam ângulos alternos internos expressos, em graus, por 2m + 30º e 3m – 20º. Calcule m de modo que as restas sejam paralelas

a) 45º

b) 50º

c) 51º

d) 53º

e) 55º

Questão 3

Na figura temos r paralela a s, então x + y vale :

8761.png

a) 80º

b) 10º

c) 50º

d) 40º

e) 20º

Questão 4

Na figura os ângulos 1 e 2 medem respectivamente 45° e 55°.Calcule a medida do ângulo 3 .

8751.png

a) 80º

b) 85º

c) 95º

d) 100º

e) 102º

Questão 5

Sendo a e b retas paralelas, calcule o valor de x e y , respectivamente, na figura abaixo:

8743.png

a) 72º e 61º

b) 61º e 80º

c) 60º e 100º

d) 61º e 100º

e) 61º e 108º

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR
(ENEM 2009)

Rotas aéreas são como pontes que ligam cidades, estados ou países. O mapa a seguir mostra os estados brasileiros e a localização de algumas capitais identificadas pelos números.

8735.png

Considere que a direção seguida por um avião AI que partiu de Brasília-DF, sem escalas, para

Belém, no Pará, seja um segmento de reta com extremidades em DF e em 4.

Suponha que um passageiro de nome Carlos pegou um avião AII, que seguiu a direção que forma um ângulo de 135º graus no sentido horário com a rota Brasília-Belém e pousou em alguma das capitais brasileiras. Ao desembarcar, Carlos fez uma conexão e embarcou em um avião AIII, que seguiu a direção que forma um ângulo reto, no sentido anti-horário, com a direção seguida pelo avião AII ao partir de Brasília-DF. Considerando que a direção seguida por um avião é sempre dada pela semirreta com origem na cidade de partida e que passa pela cidade destino do avião, pela descrição dada, o passageiro Carlos fez uma conexão em

a) Belo Horizonte, e em seguida embarcou para Curitiba.

b) Belo Horizonte, e em seguida embarcou para Salvador.

c) Boa Vista, e em seguida embarcou para Porto Velho.

d) Goiânia, e em seguida embarcou para o Rio de Janeiro

e) Goiânia, e em seguida embarcou para Manaus.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel