Atendimento especializado no Enem 2023: resultado dos pedidos está disponível

Estudantes que precisam de atendimento especializado no Enem 2023 ainda podem solicitar recurso e inserir novos documentos para conseguir o benefício.

Estudantes que solicitaram atendimento especializado no Enem 2023 já podem consultar o resultado dos pedidos para utilização de recursos e tratamento pelo nome social durante as provas. 

Caso a solicitação tenha sido negada, ainda é possível solicitar recurso e inserir novos documentos para análise. 

Hoje, vamos te mostrar como conferir a situação do seu pedido e, caso tenha sido rejeitado,  apresentar a nova documentação.

Como conferir seu pedido de atendimento especializado no Enem 2023

Para saber se o seu pedido de atendimento especializado no Enem 2023 foi aprovado, basta acessar a Página do Participante e fazer o login para conferir o resultado.

No caso de rejeição da documentação enviada, os participantes têm a possibilidade de apresentar recursos para uma nova avaliação.

A apresentação da nova documentação precisa ser feita entre os dias 26 e 30 de junho, até às 23h59. O resultado final será divulgado no dia 5 de julho.

Ao enviar o recurso, é fundamental anexar documentos que comprovem e justifiquem o pedido de atendimento especializado no Enem 2023.

Documentos necessários para solicitar atendimento especializado no Enem 2023

Conforme especificado no edital, a documentação necessária para solicitar atendimento especializado no Enem 2023 inclui o comprovante sobre a condição alegada pelo candidato.

Este comprovante precisa conter o nome completo, o diagnóstico da condição alegada e o código correspondente à Classificação Internacional de Doenças (CID-10). O documento deve ser assinado por um profissional competente, devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM), no Ministério da Saúde (RMS) ou em um órgão adequado.

No caso de pessoas com transtorno funcional específico, como dislexia, discalculia e/ou déficit de atenção, é possível apresentar uma declaração emitida e assinada por uma entidade/profissional da área da saúde ou similar.

Candidatas lactantes, que estão amamentando, podem anexar a certidão de nascimento da criança – que, até a data da aplicação do exame, deve ter até um ano de idade – ou um comprovante de gestação.

Já candidatos em classe hospitalar, que são incapazes de se deslocar até os locais de prova, precisam fornecer um documento contendo o nome completo, a condição que motivou a solicitação, o endereço do hospital e a assinatura do médico responsável. 

Nome social no Enem 2023

A inclusão do tratamento pelo nome social para participantes travestis ou transexuais, juntamente com o atendimento especializado no Enem 2023, é uma medida da Política de Inclusão e Acessibilidade do Inep.

Esse recurso garante que essas pessoas possam receber tratamento de acordo com seu nome social, em vez do nome civil. Todos os documentos relacionados ao exame também serão identificados com o nome social. 

Caso o recurso tenha sido negado, ainda é possível encaminhar nova documentação, que inclui: 

  • Uma fotografia atual, individual, colorida, com fundo branco, mostrando a cabeça (descoberta) e o tronco; 
  • Uma cópia digitalizada (frente e verso) de um documento de identificação oficial com foto; 
  • Uma cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação de atendimento pelo nome social disponível na Página do Participante. 

Esses documentos devem conter todas as informações solicitadas, ser legíveis e estar no formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB.

Cronograma do Enem 2023 

Fique atento ao calendário do Enem 2023:

  • Aplicação das provas: 5 e 12 de novembro
  • Divulgação dos gabaritos: 24 de novembro
  • Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024

Estude de graça para o Enem

Além de conferir datas importantes, como o prazo para apresentar recursos de atendimento especializado no Enem 2023, é igualmente importante dar início à preparação para as provas, certo? 

Para ajudar a organizar a sua rotina de estudos, o Curso Enem Gratuito oferece uma plataforma totalmente online e sem custos, com trilhas de aprendizado de acordo com os conteúdos mais cobrados no Exame. 

Isso significa que você pode fazer a sua inscrição e acessar aulas escritas, videoaulas, e-books e simulados conforme o seu tempo e disponibilidade. 

O Plano de Estudos Semiextensivo já começou e vai te acompanhar até o mês de outubro. Em seguida, serão abertas as inscrições para o Intensivo. E, próximo aos dias das provas, também teremos aulões e revisões especiais. 

Lembre-se de que a sua nota no Enem pode garantir a sua vaga na faculdade, seja através dos programas do governo federal, ou com bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Enccejagapixel

Enccejagapixel