A chegada dos portugueses na América: resumo de História

Em 22 de abril de 1500 os portugueses chegaram à América – no litoral do nosso Brasil – na costa do atual estado da Bahia. Será que foi mesmo 'por acaso'? Cabral estava perdido, ou sabia certinho o que estava procurando? Veja para o Enem e os vestibulares.

O Novo Mundo, a  ‘América’ não era exatamente uma novidade para os europeus. Afinal, Cristóvão Colombo já havia realizado esta descoberta em 12 de outubro de 1492 ao chegar à região do Caribe, tendo zarpado no dia 6 de setembro do mesmo ano, do porto de Palos, na Espanha. Só em 1500 é que Pedro Álvares cabral deu inicio à chegada dos portugueses na América.

A data e a conquista de Colombo ficaram registradas como a descoberta do Novo Mundo. Colombo era genovez (hoje uma região da Itália), mas a expedição era financiada pelos espanhóis. Os europeus da Península Ibérica estavam no auge das Grandes Navegações:As Grandes NavegaçõesOito anos depois da viagem de Cristóvão Colombo, foi somente em 22 de abril de 1500, a esquadra de Pedro Alvares Cabral aporta no Brasil e consagra a chegada dos portugueses na América. 

A chegada dos portugueses na América

Você acredita, mesmo, que foi por acaso, e que a esquadra de Cabral tinha se perdido no mar?  Dá para imaginar mil histórias que não foram escritas. Afinal, em 1494 Portugal e Espanha firmaram o Tratado de Tordesilhas, em que ‘separavam’ as terras que viessem a ser descobertas no Continente Americano.

A linha imaginária cortaria o território brasileiro de alto a abaixo. veja na ilustração: 

Veja agora com o professor Felipe, do canal do Curso Enem Gratuito, os destaques do Ciclo das Grandes Navegações. Entenda como foi que a Expansão Marítima  trouxe os Europeus para a América do Sul.

Os  portugueses tinham amplo domínio da navegação naquele período, conhecido como o das Grandes Navegações.  Veja uma revisão especial sobre As Grandes Navegações antes de prosseguir.

A colonização portuguesa no Brasil

Mas, você sabia que inicialmente a Coroa portuguesa mostrou-se pouco interessada nas terras brasileiras? Não? Então, veja aqui o por quê desta história:  Os portugueses não encontraram de imediato os metais preciosos que os espanhóis haviam achado em suas colônias na América, e e preferiram garantir seus domínios no Oriente, principalmente das lucrativas rotas de comércio nas Índias.

Afinal, os lucros que obtinham os portugueses com a rota das Índias eram enormes. Naquela época a venda das especiarias fazia mais sentido do que navegar para a América e não encontrar ouro.as grandes navegações destacada

O Brasil em segundo plano

– Por esse motivo (do maior interesse comercial com a Rota das Índias) a Coroa portuguesa decidiu apenas mandar expedições para extrair o pau-brasil e fazer o reconhecimento do litoral. Começava assim a história de exploração, de reconhecimento, e de expansão do território brasileiro sob domínio de Portugal.

Veja na imagem o ‘Mapa Terra Brasilis’, do Atlas Miller de Lopo Homem 1515-1519. Além da fauna e da flora podemos ver a extração do pau-brasil feita pelos indígenas.Chegada dos Portugueses à América

O Período Pré-Colonial

Logo após a chegada dos portugueses na América, com o primeiro desembarqueno Brasil, as ações de Portugual em relação ao território em que viria a se consolidar o Brasil foram muito lentas quando comparada a outras iniciativas de países colonizadores. Somente a partir de 1530 é que os portugueses passaram a desenvolver operações intensivas de exploração das riquezas do Brasil.

Veja no resumo da professora Ana Cristina Peron, do canal do Curso Enem Gratuito, como foi o período pré-colonial:

Veja no resumo acima da professora Ana Cristina:

  1. Como os portugueses chegaram até o Brasil?;
  2. Como foram os primeiros contatos entre portugueses e povos indígenas?;
  3.  A Carta de Pero Vaz de Caminha;
  4. Por quê período “pré-colonial”?;
  5.  Exploração de Pau-Brasil e feitorias;
  6.  Monopólio comercial, Cia de Fernando de Noronha, invasões e perdas de entrepostos comerciais e capitanias hereditárias.

 

O Ciclo do Pau-Brasil

O Pau-Brasil:  De seu tronco os portugueses extraíam pigmentos vermelhos que eram muito valorizados na Europa para fabricar corantes para tecidos.  Este processo exploratório contou com a mão de obra indígena. Os índios extraíam e transportavam a madeira em troca de roupas, facas, espelhos e outros produtos trazidos pelos portugueses.

O valor comercial do pau-brasil fez com que a Coroa portuguesa decretasse o monopólio real sobre o produto e concedesse a comerciantes portugueses o direito de explorá-lo.   Veja aula gratuita completa sobre O Ciclo do Pau-Brasil: O Ciclo do Pau-BrasilEm troca esses comerciantes se comprometiam a explorar a costa brasileira e construir feitorias para proteger o litoral contra possíveis invasões. Este processo não estimulou a ocupação efetiva do país.

Como você pôde observar a extração do pau-brasil foi a principal atividade econômica realizada pelos portugueses nos primeiros anos após a chegada à América (Brasil). Os nativos trabalhavam na extração e no transporte de madeira e em troca recebiam objetos, roupas, ferramentas. Praticava-se assim o escambo (troca de mercadoria por mercadoria).             

Mas, você deve estar se perguntando: – Isso ocorreu de maneira pacífica? – No princípio sim, apesar do espanto e da incompreensão de ambos, portugueses e nativos, que pertenciam a culturas diferentes.

Mais tarde, os indígenas começaram a ser escravizados o que gerou violentos conflitos, que causaram a morte de milhares de índios. Além disso, a eles foi imposto um logo processo de aculturação.Grandes Navegações - Chegada à América

Entenda As Capitanias Hereditárias

A iniciativa da Coroa de Portugal de realizar a colonização e a exploração do território pelo modelo de Capitanias Hereditárias fracassou. Confira agora como foi este processo, e entenda as causas do fracasso.

As Capitanias hereditárias eram um sistema de administração colonial em que o Brasil foi dividido em 15 faixas de terra que eram comandadas por capitães donatários.

Anos mais tarde, admitindo o fracasso do sistema de capitanias hereditárias, em 1548, D. João III instalou o Governo-geral na Bahia. Seu objetivo era tentar retomar o controle da colonização por meio de um governo centralizado.  Nesta aula acima, a professora Ana Cristina te explica mais sobre esse período histórico.  Veja o que tem pra você:

  1.  O Período pré-colonial;
  2. A Expedição de Martin Afonso de Sousa, criação da Vila de São Vicente e instalação de engenho de açúcar em 1532;
  3.  Criação das capitanias hereditárias em 1532;
  4. As  Capitanias hereditárias que tiveram sucesso: Pernambuco e São Vicente;
  5.  Criação do Governo-Geral em 1538: 1º governador geral (Tomé de Sousa), capital em Salvador;
  6. A chegada dos primeiros jesuítas.

Você ficou curioso com algumas palavras destacadas no texto? Leia abaixo o vocabulário que o Blog do Enem preparou para você.

Vocabulário:

Grandes Navegações: conjunto de viagens de longa distância feitas pelos europeus durante os séculos XV e XVI.

Mercantilismo: conjunto de ideias e práticas econômicas adotadas pela maioria das monarquias absolutistas entre os séculos XV e XVIII.

Aculturação: Processo de adaptação social de um indivíduo ou de um grupo a outra cultura.

Dica – Quer saber por que os portugueses optaram por garantir o comércio com o Oriente ao invés de colonizar efetivamente o Brasil? Então, acesse este post especial que o Blog do Enem preparou para você sobre o Mercantilismo: https://blogdoenem.com.br/mercantilismo-economica-absolutismo/ 

Exercícios: A chegada dos Portugueses na América

– Agora chegou a sua vez! Responda a estas duas questões de vestibular que o Blog do Enem preparou para você.

1. (PUC-RS) Responder à questão sobre o período pré-colonial brasileiro, com base no texto a seguir:

“… Da primeira vez que viestes aqui, vós o fizestes somente para traficar. (…) Não recusáveis tomar nossas filhas e nós nos julgávamos felizes quando elas tinham filhos. Nessa época, não faláveis em aqui vos fixar. Apenas vos contentáveis com visitar-nos uma vez por ano, permanecendo, entre nós, somente durante quatro ou cinco luas [meses]. Regressáveis então ao vosso país, levando os nossos gêneros para trocá-los com aquilo que carecíamos.”

(MAESTRI, Mário. “Terra do Brasil: a conquista lusitana e o genocídio tupinambá”. São Paulo: Moderna, 1993, p.86)

O texto anterior faz alusão ao comércio que marcou o período pré-colonial brasileiro conhecido por

a) (     ) mita.
b) (     ) escambo.
c) (     ) encomienda.
d) (     ) mercantilismo.
e) (     ) corvéia.

Resposta: A alternativa correta é a letra “b”.

2. (FUVEST) Os portugueses chegaram ao território, depois denominado Brasil, em 1500, mas a administração da terra só foi organizada em 1549. Isso ocorreu porque, até então,

a) (     ) os índios ferozes trucidavam os portugueses que se aventurassem a desembarcar no litoral, impedindo assim a criação de núcleos de povoamento.
b) (     ) a Espanha, com base no Tratado de Tordesilhas, impedia a presença portuguesa nas Américas, policiando a costa com expedições bélicas.
c) (     ) as forças e atenções dos portugueses convergiam para o Oriente, onde vitórias militares garantiam relações comerciais lucrativas.
d) (     ) os franceses, aliados dos espanhóis, controlavam as tribos indígenas ao longo do litoral bem como as feitorias da costa sul-atlântica.
e) (     ) a população de Portugal era pouco numerosa, impossibilitando o recrutamento de funcionários administrativos.

Resposta: A alternativa correta é a letra “c”.

Carla Regina História
O texto desta aula foi preparado pela professora Carla Regina da Silva para o Blog do Enem. Carla é formada em licenciatura e bacharelado em História pela UFSC. https://www.facebook.com/carla.regina.779.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel