Enem 2022: inscrições acontecem em maio e provas serão em novembro

Editais das versões impressa e digital do Enem 2022 foram publicadas pelo Inep. Confira o cronograma e as regras do Enem!

O edital do Enem 2022 foi publicado nesta sexta-feira (29/4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Estudantes poderão se inscrever no exame de 10 a 21 de maio, na Página do Participante. Já as provas impressas e digitais serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro.

Inscrições do Enem 2022

Diferentemente do que havia sido divulgado na Página do Participante, as datas de inscrição do Enem vão de 10 a 21 de maio. O Inep havia veiculado uma mensagem no sistema de isenção da taxa da inscrição apontando que as datas seriam de 9 a 20 de maio. No entanto, o que vale é o cronograma do edital.

Os candidatos que não receberam a isenção devem pagar a taxa de inscrição de R$ 85 entre os dias 10 e 27 de maio.

Datas das provas do Enem 2022

O edital confirmou que as provas do Enem 2022 irão ocorrer nos dias 13 e 20 de novembro. A informação já havia sido publicada pelo Inep  no Diário Oficial da União no dia 21 de janeiro. O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, também já havia adiantado no Twitter as datas de aplicação do exame.


A aplicação do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) ocorre no mês seguinte, nos dias 13 e 14 de dezembro.

Como estudar de graça para o Enem 2022

Enquanto as datas de inscrições do Enem 2022 não saem você já pode começar a se preparar para as provas com o Curso Enem Gratuito.

Ele é um cursinho preparatório 100% gratuito e online. Para começar a estudar, basta fazer seu cadastro e escolher um dos três planos de estudos: o extensivo, o semiextensivo ou o intensivo. Todos eles possuem aulas escritas, videoaulas e exercícios, tudo produzido pela equipe de professores do site.

Cada plano de estudos possui um cronograma diário com diferentes disciplinas. Para estudar é só clicar nos links das aulas que você será direcionado para o conteúdo correspondente. Dessa forma, você pode estudar quando e onde quiser.

Cronograma do Enem 2022

  • Inscrições: 10 a 21 de maio
  • Pagamento da taxa de inscrição: 10 a 27/05
  • Atendimento Especializado: 10 a 21/05
  • Resultado do Atendimento: 7/06
  • Recursos 7 a 12/06
  • Resultado do Recurso: 22/06
  • Tratamento pelo Nome Social: 23 a 28 de junho
  • Recurso sobre o Nome Social: 5 a 10 de setembro
  • Provas: 13 e 20 de novembro

Durante o período de inscrição do Enem, o participante pode optar pela prova impressa ou pelo Enem digital. O primeiro é realizado da maneira tradicional, enquanto os participantes do Enem digital usam um computador para fazer a prova.

Quem pode fazer a inscrição do Enem

Qualquer pessoa que estiver cursando ou já tenha terminado o ensino médio pode se inscrever no Enem 2022. Com exceção dos treineiros, todos os participantes estarão aptos a concorrerem a uma vaga no Sisu, Prouni ou Fies com a nota do Enem.

Quem pode fazer o Enem digital

Apenas estudantes do 3º ano ou que já tenham concluído o ensino médio é que podem fazer as provas. Além disso, somente alguns recursos de acessibilidade estão disponíveis na versão digital: tradutor intérprete de Libras, prova com letra ampliada e superampliada, tempo adicional e sala de fácil acesso. Os demais recursos de acessibilidade só estão disponíveis no Enem impresso.

Veja os 12 temas que mais caem nas provas

Saiba quais os conteúdos que mais caem nas provas e o que priorizar nos seus estudos!

Download das provas anteriores

Você também pode resolver edições anteriores do Enem para conhecer a prova e testar os seus conhecimentos. Aqui no Blog você pode fazer o download os cadernos de questões e dos gabaritos de todas as edições do Enem!

Confira algumas das vantagens de resolver exercícios anteriores do Enem:

Por que fazer simulados - Enem 2022

Sisu, Prouni e Fies

Nesta semana também foram publicados os editais do Sisu, do Prouni e do Fies do primeiro semestre de 2022. Os três programas vão ocorrer logo depois do resultado do Enem 2021, que será divulgado no dia 11 de fevereiro. Confira as datas de inscrição:

  • Sisu: 15 a 18 de fevereiro
  • Prouni: 22 a 25 de fevereiro
  • Fies: 8 a 11 de março

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel