Redação – Veja um exemplo de nota máxima. Perceba que não é tão difícil assim!

Ao se basear em uma outra redação você pode ver onde está errando e acertando. Ajuda sim. Com isso a sua nota da Redação no vestibular ou no Enem pode dar 'aquela subida'. Veja este exemplo de texto nota máxima e perceba que você também pode!

Redação Enem Nota 1000 – Você também pode chegar lá. Confira neste exemplo.

Cada pessoa tem um estilo de aprender. Você já viu este filme. Tem colegas que sempre estudam e nem sempre conseguem aprender. Outros, que mal prestam atenção, e acertam tudo. Ainda, tem aqueles que ‘se grudam’ no quadro e no professor, e, neste grupo, tem os que vão muito bem e outros que vão muito mal. Não há uma regra universal.

Na Redação do Enem e dos Vestibulares ocorre o mesmo fenômeno. Qual é o seu estilo de aprendizagem? Se funciona para você aprender através de exemplos, então aqui está uma boa oportunidade: Ao se basear em uma redação corrigida com nota máxima no Enem você pode ver onde está errando e acertando. Sua nota da Redação Enem pode dar ‘aquela subida’.

O formato da Redação do Enem é de uma dissertação-argumentativa: um texto que possibilita que o candidato desenvolva uma tese, com argumentos e contra-argumentos ao longo do texto. Você já sabe que o Enem é o novo caminho que abre as portas da maioria das universidades. Então, trabalhe firme o ano todo, e aprenda como fazer a redação do Enem para conseguir uma boa nota na correção.  Se você ainda não domina o que é um texto dissertativo-argumentativo, veja aqui uma revisão antes de continuar:Como fazer a redação do EnemNuma redação Enem você deve tentar convencer o leitor sobre o seu ponto de vista com argumentos consistentes, e uma proposta de intervenção que contemple uma perspectiva de direitos humanos. O formato é importante, mas conhecer o tema é fundamental, por isso, é preciso que você esteja atualizado sobre assuntos que estão em alta nas revistas, jornais e outros veículos de comunicação.

Como fazer a Redação do Enem

A elaboração de um texto dissertativo-argumentativo pode ser divida em basicamente três pontos que você pode ver abaixo em detalhes: 1 – Introdução; 2 – Desenvolvimento; e, 3 – Conclusão.  Estas três partes são essenciais no processo de como fazer a Redação do Enem. Depois da leitura deste post acesse uma coleção com dez modelos de Redação Enem nota 1000, e veja exemplos de textos dissertativos-argumentativos que tiraram a nota máxima:

1 – Introdução

Aqui, você apresenta o tema e o enfoque que dará a ele. Seja sucinto, exponha a sua tese e mostre ao leitor a sua linha de raciocínio. Na dissertação, os seus argumentos devem ser usados para convencer. Veja aqui uma aula especial sobre a Introdução da Redação do Enem. É na largada do texto dissertativo argumentativo que você ‘sinaliza’ o caminho, e já mostra que sabe como fazer a Redação do Enem.

2 – Desenvolvimento

Apresente ideias que justifiquem a sua tese de forma consistente e também os seus argumentos. Coloque da forma mais clara possível os pontos abordados para o leitor entender o seu ponto de vista.
Use um parágrafo para cada argumento e analise todos os aspectos possíveis. Uma dica importante é pensar em uma frase principal para cada parágrafo, e a partir disso desenvolver um argumento completo em cada frase.

Veja aqui uma aula especial sobre o Desenvolvimento da Redação Enem. É no desenvolvimento que você constrói os argumentos e faz a defesa de um ponto de vista. Faz parte da estratégia sobre como fazer a redação do Enem.

3 – Conclusão

Para terminar a Redação do Enem, retome as ideias expostas na introdução junto com os principais argumentos que justifiquem a tese e encerre o texto. Aqui, você deve propor uma solução ao problema, uma intervenção, e que contemple a perspectiva dos Direitos Humanos.

redação nota máxima destacada

Exemplo de Redação Enem Nota 1000

Veja, então, um exemplo de redação Enem nota 1000. Leia com calma e atenção. E veja os momentos que o texto tem para fazer a apresentação da abordagem ao Tema, a Introdução, o Desenvolvimento, e a Conclusão. Leia, releia, anote e converse com os seus limites para superá-los. Você também pode chegar lá.

“A Necessidade das Diferenças

De acordo com a Teoria da Educação das Espécies, o que possibilita a formação do mundo como conhecemos hoje foi a sobrevivência dos mais aptos ao ambiente. A seleção natural se baseia na escolha das características mais úteis. Estas somente se originam a partir das diferenças determinadas por mutações em códigos genéticos com o passar do tempo. 

Se no âmbito Biológico as variações são imprescindíveis à vida, no sociológico não é diferente. Uma vez todos iguais, seriamos atingidos pelos mesmos problemas sem perspectiva de resolução, já que todas as idéias seriam semelhantes. 

A maioria das pessoas está inserida em um contexto social. Contudo grandes inovações se fazem a partir do reconhecimento da individualidade de seus integrantes. Assim é de nossa responsabilidade respeitar nossos semelhantes independentes do sexo, raça, idade, religião, visto que dependemos mutuamente. 

Obviamente nem todas as diferenças são benéficas. Por exemplo, a diferença entre classes sociais não poderia assumir tal demissão. Para somá-la, necessitamos de uma melhor distribuição de renda aliada a oportunidades de trabalho, educação e saúde para todos.

Devemos nos conscientizar que somos todos iguais em espécie mas conviver com as diferenças (por mais difícil que pareça), pois elas nos enriquecem como pessoas. Nossos esforços devem ser voltados contra discriminações anacrônicas e vis, como o racismo ou perseguições religiosas. Estas não nos levam a lugar algum, apenas nos desqualificam como seres humanos”.

E ai, o que achou dessa redação? Valeu a nota máxima? Depois de analisar este texto dissertativo-argumentativo, veja no quadro a seguir os Quatro Passos para uma Redação Enem Nota 1000. Agora, é com você.

Quatro passos para a Redação Enem Nota 1000

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão
Dica 1 – Confira todas as dicas que separamos para você mandar bem no Enem. Acesse nossa página sobre a Redação no Enem.
Dica 2 – Confira todas as Notas de corte do Sisu.
Dica 3 – As melhores apostilas para você se dar bem no Enem.

Confira agora esta vídeo  de Redação do canal Curso Online Gratuito com a prof. Letícia sobre Fatores de Textualidade.

compartilhe