As Formas de Representação da Terra – Revisão de Geografia Enem.

Como você aprende mais? Girando um globo ou olhando para um mapa na parede? Aprenda sobre as formas de representação da terra e saiba a diferença entre globo e mapa nesta aula de revisão para as questões de Geografia no Enem e no Vestibular. Confira abaixo.

Você tem na ponta da língua quais são as Formas de Representação da Terra? – Demorou! Está na hora de revisar para chegar bem no próximo Enem e no Vestibular também! Veja o conteúdo e depois resolva o Simulado Enem de Cartografia.

O Globo terrestre é a forma mais perfeita de representar a Terra. Porém a dificuldade de manuseio dificultou sua utilização no dia a dia como objeto de estudos.  Os Mapas apresentam imperfeição nas suas projeções, porém são o mais utilizado devido ao seu fácil manuseio.

Você já teve a chance de movimentar um Globo Terrestre?  Veja na imagem a sátira de Charles Chaplin a Adolf Hitler, no filme O Grande Ditador. Chaplin utiliza o globo terrestre para mostrar o delírio de poder de Hitler.

As formas de representação da Terra:

– O que lhe parece melhor para aprender, um Globo, ou um Mapa? Fácil responder que é um Globo! Os antigos estavam mesmo certos, pois a imagem mais reproduzida em todos os tempos é a da Terra vista do Espaço! formas de representação da terraDesde que os satélites conseguiram chegar à órbita do Planeta as fotos da ‘nossa casa’ estão entre as mais vistas e reproduzidas na Terra.

E você sabe qual foi a primeira frase pronunciada por um ser humano no Espaço? Foi do astronauta russo Yuri Gagarin, que em 1961, a bordo da nave Vostok, pronunciou: A Terra é azul!

Veja as Projeções Cartográficas:

  • Projeção cilíndrica de Mercator – É a Forma de Representação da Terra mais utilizada para ilustrar o globo terrestre. Veja as Características:
  • Mantém as formas dos continentes.
  • Alteram as áreas dos continentes.
  • Conhecida como projeção eurocêntrica.

figura_37.jpgVeja na imagem acima um exemplo de Mapa da Projeção de Mercator.

 

  • Projeção cilíndrica de Peters – Veja as imagens e em seguida as caracteristicas:figura_38.jpg
  • Características da projeção de Peters:
  • Mantém as áreas dos continentes proporcionais.
  • Alteram as formas dos continentes.
  • Conhecida como projeção do terceiro mundo.

Escala gráfica e numéricaGeografia EnemObserve como esta representação estrutura em linhas horizontais e verticais toda a área, onde a escada determina ‘o que cabe’ dentro de cada célula formada pelos cruzamentos das linhas. Veja com calma para responder às questões do Simulado no final do post. Estas linhas não lembra a você um ‘Plano Cartesiano’, onde você localiza os pontos através das Coordenadas e das Abscissas?

O que é um Mapa?

Um mapa é uma imagem reduzida de uma determinada superfície. Essa redução – feita com o uso da escala – torna possível a manutenção da proporção do espaço representado. É fácil reconhecer um mapa do Brasil, por exemplo, independente do tamanho em que ele é apresentado, pois a sua confecção obedeceu a determinada escala, que mantém a sua forma.  A escala cartográfica estabelece, portanto, uma relação de proporcionalidade entre as distâncias lineares num desenho (mapa) e as distâncias correspondentes à realidade.

Veja o que é uma Escala

Quando você abre um mapa no celular está sempre ali na tela uma linha, como se fosse uma pequena régua, indicando ‘uma medida’. Ela serve para que você possa ter uma noção das reais distâncias ou dimensões representadas no mapa. Neste caso se trata de uma Escala Cartográfica. Ela mostra quanto o ‘mundo real’ foi reduzido para poder ‘caber’ dentro do mapa. As escalas podem ser indicadas de duas maneiras, através de uma representação gráfica ou de uma representação numérica.

1 – A Escala gráfica

A escala gráfica é representada por um pequeno segmento de reta graduado, sobre o qual está estabelecida diretamente a relação entre as distâncias no mapa, indicadas a cada trecho deste segmento, e a distância real de um território. Observe:4931.png

De acordo com este exemplo, cada segmento de 1cm é equivalente a 3km no terreno, 2cm a 6km, e assim sucessivamente. Caso a distância no mapa, entre duas localidades, seja de 3,5cm, a distância real entre elas será de 3,5 X 3, ou 10,5km (dez quilômetros e meio). A escala gráfica apresenta a vantagem de estabelecer direta e visualmente a relação de proporção existente entre as distâncias do mapa e do território.

2 – A Escala numérica

A escala numérica é estabelecida através de uma relação matemática, normalmente representada por uma razão, por exemplo: 1: 300 000 (1 por 300 000). A primeira informação que ela fornece é a quantidade de vezes em que o espaço representado foi reduzido. Neste exemplo, o mapa é 300 000 vezes menor que o tamanho real da superfície que ele representa.

Na escala numérica, as unidades, tanto do numerador como do denominador, são indicadas em cm. O numerador é sempre 1 e indica o valor de 1cm no mapa. O denominador é a unidade variável e indica o valor em cm correspondente no território.

4934.pngNo caso da escala exemplificada (1: 300 000), 1cm no mapa representa 300 000cm no terreno, ou 3km. Trata-se portanto da representação numérica da mesma escala gráfica apresentada anteriormente.

As Camadas da Terra

A Terra está dividida em quatro camadas: Crosta; Manto; Núcleo Externo; e Núcleo Interno. A classificação destas divisões está vinculada à natureza geológica de cada uma destas camadas da terra. 

1 – A Crosta Terrestre – É a camada externa do planeta. Onde pisamos e fazemos nossas atividades e construímos e modificamos o espaço geográfico. Ela tem uma espessura que varia de 25 a90 quilômetros aproximadamente. Formado por rochas e minerais.

Para testar seus conhecimentos sobre a Crosta Terrestre, faça este Simulado Enem de Geografia que aborda a Litosfera e todas as camadas da Terra:Litosfera - Simulado de Geografia

2 – O Manto – É a camada intermediária, com 2.900 quilômetros de rochas derretidas, com pressão e altíssimas temperaturas. O material denso e pastoso no manto é chamado de magma. Quando esse magma sobe até a superfície através da erupção de um vulcão esse magma denomina-se lava.

3 – O Núcleo Externo – Formado por ferro e níquel, está aproximadamente 2.250 quilômetros. É nele que encontramos o campo magnético que nos protege da radiação solar.

4 – O Núcleo Interno – É o centro da Terra. Composto de ferro e níquel, sua espessura é de aproximadamente 3.470 quilômetros.

Simulado Enem de Cartografia

Agora é hora de você testar seus conhecimentos sobre as Formas de Representação da Terra, sobre os Mapas em suas diversas conformações, o Globo Terrestre, e sobre as Escalas Cartográficas. Teste seu nível em 10 questões com gabarito na hora no Simulado Enem de Cartografia. Acesse aqui na imagem:  Cartografia - Simulado Enem

Aula Gratuita sobre Representação da Terra

Saiba mais sobre as Formas de representação da Terra nesta aula do canal Geografando com o Profão, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios para você responder sobre as Formas de Representação da Terra e compartilhar as respostas!

Questão 01

Sobre a qualidade e leitura dos mapas é incorreto afirmar que:

a) Um mapa é considerado de boa qualidade quando possui medidas precisas e informações corretas – as posições e formas de seus elementos devem corresponder à realidade.

b) Quanto maior a quantidade de informações num mapa, menor a diversidade de símbolos, linhas e cores nele presentes, o que pode facilitar a leitura e interpretação.

c) É imprescindível que um mapa apresente boa diferenciação de símbolos, que devem vir acompanhados de legenda explicativa para facilitar a compreensão.

d) A seleção de informações presentes num mapa deve ser relevante e significativa para o objetivo com que foi elaborado ou o “tema” representado.

e) A escala também deve ser observada para o cálculo de distâncias entre pontos de verificação das dimensões reais dos elementos representados.

Dica 1 – Você é daqueles que é meio perdido nos horários? Acompanhe esta aula sobre o Fuso Horário e saiba tudo para a prova de Geografia Enem – https://blogdoenem.com.br/fusos-horarios-revisao-geografia-enem/

Questão 02

Em um mapa de escala 1:100.000, um rio está representado da nascente até a foz por 5 cm. Qual é o seu comprimento real em km?

a) 500 km

b) 50 km

c) 15 km

d) 5 km

e) 1 km

Dica 2 – Relembre sobre os Principais Movimentos do Planeta Terra em mais esta aula preparatória para a prova de Geografia Enem. Estude com a gente para o Enem! – https://blogdoenem.com.br/terra-principais-movimentos-geografia-enem/

Questão 03

O campus da UFAC em Rio Branco dista, aproximadamente 630km do campus de Cruzeiro do Sul. No mapa do Acre, essa distância em linha reta é de 9cm. A escala do mapa é de:

a) 1: 9.000.000

b) 1: 6.300.000

c) 1: 630.000

d) 1: 900.000

e) 1: 7.000.000

Dica 3 – Revise sobre os Problemas Ambientais (aula 1) e fique preparado para o dia das provas. Nesta aula de Geografia Enem, vamos rever sobre o Aquecimento Global. – https://blogdoenem.com.br/problemas-ambientais-geografia-enem/

Questão 04

(IFG/GO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás). De acordo com a figura abaixo, analise as proposições e assinale a alternativa correta.

figura_41.jpg

I- É uma projeção cilíndrica, caracterizando uma visão de mundo eurocêntrica, privilegiando a forma dos continentes.

II- Publicada pela primeira vez em 1973, pelo historiador alemão Arno Peters, indica uma projeção cilíndrica equivalente.

III- Pretende demonstrar uma visão geopolítica dos países subdesenvolvidos, pois enfatiza o ponto de vista do Sul, apesar de comprometer a forma dos continentes.

IV- É um mapa equivocado, pois o Norte está “embaixo” e Sul “em cima”.

V- Foi idealizada no século XVI, pelo belga Mercator, e se caracteriza por ser uma projeção conforme, sendo muito utilizada nas Grandes Navegações.

Estão corretas:

a) Apenas I, IV e V.

b) Apenas II e III.

c) Apenas I, II e III.

d) Apenas II, III e V.

e) Apenas III e V.

Questão 05

Observe o mapa a seguir:

figura_42.jpg

Com base nos conhecimentos sobre o tema e na observação do Mapa-múndi, é correto afirmar:

a) A Noruega está localizada em baixa latitude e baixa longitude.

b) A maior parte do território da América do Sul está localizada na Zona Temperada do Sul.

c) O México está localizado nos hemisférios Setentrional e Oriental.

d) Sudão e Angola, na África, estão localizados numa região intertropical.

e) Austrália e Rússia situam-se no mesmo hemisfério e na mesma latitude.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

compartilhe imagem Enem