Faltam:
para o ENEM

Vegetação Brasileira – Aulas gratuitas de Geografia Enem e Vestibular. Veja.

Veja as Florestas, o Cerrado, a Caatinga, os Campos, e ainda o Pantanal para entender a Vegetação Brasileira. Revise os seus estudos sobre Vegetação com apostilas e aulas gratuitas Aproveite nossas dicas de Geografia pra você arrasar na prova do Enem! Confira abaixo.

Dicas de Vegetação para você mandar bem nas questões de Geografia no Enem!

Enquanto o professor saiu para tomar uma água, seu colega virou para trás na carteira e lhe perguntou:

  • E aí, cara! Tava estudando pro Enem e vi altas dicas num Blog, me deu uma baita ajuda pra estudar sobre Vegetação. Tá ligado? Como é que tu tá em Vegetação?
  • E você respondeu: Vegetação? Tô bem, cara. Comendo bastante vegetais pra ficar saudável e sempre que a mãe pede pra eu cortar a grama eu fico olhando como ela é verdinha, essas coisas de Vegetação e plantinha, tô ligado sim.  vegetação destacada

Se você responder assim, nada a ver, é zero na certa nas questões de Meio-Ambiente no Enem. Nesse momento, o número da sua inscrição do Enem começou a se desmanchar em milhões de pedacinhos e se desintegrou no universo, sumindo de vergonha. Nada disso, né minha gente? Pra não pagar um micão desses na hora da prova do Enem, bora dar uma revisada em Geografia nos aspectos de Vegetação.

 Os tipos  de vegetação no Brasil:

Nosso território é imenso, do extremo norte ao sul do país temos as mais variadas formações vegetais. São quatro tipos de formações predominantes nas paisagens:

  1. Florestas (Mata dos Pinhais, Mata Atlântica, e Mata Amazônica)
  2. Caatinga 
  3. Cerrado
  4. Campos
  5. E, ainda temos o Pantanal, que é um complexo diversificado que abriga florestas e campos. Temos ainda, dentro dessas formações os “subtipos” de florestas:

A Floresta Amazônica:

Localização: região norte, e a maior e mais rica, com uma grande variedade na fauna e flora. Sua hidrografia é impressionante com um volume de água que se estende por quilômetros. O clima é o equatorial. E uma grande preocupação é o desmatamento da região, para a prática da pecuária, pois provoca a consequente extinção da fauna e da flora.Vegetação Brasileira

Dica 1- Você já estudou sobre a Região Sudeste? Então revise essa aula e não perca as dicas sobre a região mais povoada do Brasil! Acesse! https://blogdoenem.com.br/geografia-regiao-sudeste/

Mata dos Pinhais: Localização: Região sul do Brasil e áreas serranas do sudeste. Conhecida também pelo nome mata de araucárias, apresenta pouca variedade vegetal, onde a predominante é o pinheiro-do-paraná. Hoje restam apenas 3% de sua floresta original, foi muito desmatada para a comercialização da madeira.

Mata Atlântica:  A sua localização se estendia por todo o litoral brasileiro. Restando apenas 5%, é uma das vegetações mais devastadas devido principalmente pela localização, onde a ocupação humana se deu: próximo ao litoral. Grandes cidades ocupam hoje o lugar dessa grande floresta, assim como áreas de pastagens e agricultura.  Sua formação é muito rica e diversificada, pois ela ocorre em várias latitudes pelo território brasileiro.Vegetação Brasileira

Dica 2– Quer gabaritar na prova do Enem? Então fique ligado em todas as dicas. Mais uma de geografia para você! Zonas Climáticas revise! https://blogdoenem.com.br/zonas-climaticas-terra-geografia/

O Cerrado:

Localização, região central do Brasil, composta por uma vegetação de árvores com troncos retorcidos, casca grossa, folhas pequenas.  É uma área devastada principalmente para a plantação da soja.

A Caatinga:

Localização: nordeste brasileiro, e uma parte do sudeste. O clima é semiárido e sendo assim sua vegetação é adaptada a escassez de água, algumas formações de arbustos e cactos.Vegetação Brasileira

Os Campos:

Localização, predominante no sul do Brasil, ocorre também no Mato Grosso do Sul, Amapá, Pará e Minas Gerais. Utilizada para a criação de gado.

O Pantanal:

Localização centro-oeste, estendendo-se para a Bolívia e Paraguai. Caracteriza-se por áreas alagadas devido ao seu clima, e grande diversidade de fauna e flora.

Vegetação Brasileira

Aulas Gratuitas sobre Vegetação:

Se liga nessa super aula do Professor Giordano, no Youtube! Você pode entrar no http://www.aulalivre.net/ e baixar gratuitamente uma apostila oferecida pelo site, para fazer alguns exercícios depois de assistir a explicação do Professor. Solta o play!

Agora, quem fala um pouco mais sobre Vegetação é o Professor Márcio, no Canal Ligado no Enem, no Youtube. Saca só!

E pra exterminar todas as dúvidas aí da sua cachola, vale mais uma revisada sobre o assunto.  Quem traz essa aula é o Professor Alexandre, através do Canal das Videoaulas, no Youtube.

Agora ficou mais fácil, não é mesmo? Aproveite todas as nossas dicas para garantir uma super nota em Ciências Humanas e suas Tecnologias. Veja mais estas duas aulas de Geografia.

Dica 1: Geografia – Videoaulas gratuitas e apostilas aqui sobre Geologia

Dica 2: Geografia – Aulas e apostilas grátis aqui com o Só Geografia –