Inscrição do Enem 2022: 10 a 21 de maio. Veja como fazer

Tire agora todas as dúvidas sobre como fazer a inscrição no Enem 2022. Confira os documentos, os prazos, e como estudar no Curso Enem Gratuito.

A inscrição do Enem 2022 já tem data pra acontecer: 10 a 21 de maio. É o começo do caminho para quem quer ingressar no ensino superior em 2023. Além de garantir a sua presença nas provas, a inscrição também é o momento de escolher a língua estrangeira e se você fará o Enem Impresso ou Digital.

Aproveite para saber agora quem pode e quem não pode se inscrever, como solicitar o nome social e como fazer a sua inscrição no Curso Enem Gratuito, para você estudar de graça para o Enem 2022.

Crie seu cadastro Gov.br

O primeiro passo “antes” da inscrição do Enem é você criar um cadastro na plataforma pública Gov.br para ter login e senha de acesso. É simples. Confira agora como criar o seu:

Quem pode fazer a inscrição do Enem 2022

Pode se inscrever no Enem 2022 quem está cursando ou já terminou o ensino médio. A única ressalva é que os estudantes que concluírem o ensino médio em 2022 farão as provas como treineiros. Isso quer dizer que o Inep entende que esses candidatos só farão as provas como um teste.

Por isso, as notas dos treineiros são divulgadas 60 dias após o resultado regular, e os treineiros não poderão se inscrever no Sisu, Prouni ou Fies.

Estude de graça para o Enem

Mandar bem na Redação do Enem e nas provas objetivas abre as portas das melhores universidades pra você. Vale a pena pegar firme nos estudos pra fazer a diferença nas provas. No Blog do Enem você tem a maior coleção de Apostilas Enem Gratuitas, e também tem os Simulados Enem 2022.

E, se você quer fazer um preparatório completo, veja os Planos de Estudos para o Enem do Curso Enem Gratuito. Tem o extensivo, o semiextensivo e o intensivo para você escolher. Todos são 100% grátis.

E-books Gratuitos

Além dos planos de estudos, o Curso Enem Gratuito tem e-books de todas as disciplinas pra te ajudar no caminho da aprovação:

  1. Resumão para o 1º dia de prova: Português, História, Geografia, Literatura, Filosofia e Sociologia.
  2. Resumão para o 2º dia de prova: Biologia, Química, Física e Matemática.
  3. E-book de Redação: como fazer o texto dissertativo-argumentativo.

Quanto custa a inscrição do Enem

A inscrição do Enem custa R$ 85. O prazo para pedir isenção da taxa terminou dia 15 de abril. Para quem não obtiver a isenção, ao final da inscrição do Enem 2022 o sistema gera um boleto que deve ser pago pelo candidato.

Se você NÃO é isento no Enem, você precisa pagar a taxa para que sua inscrição do Enem seja confirmada. Só então a confirmação de inscrição aparecerá na Página do Participante.

Importante: mesmo para quem conseguir a isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio, é obrigatório fazer a inscrição do Enem 2022.

Cronograma do Enem 2022

Segundo o edital do Enem 2022, essas são as datas principais para você se atentar em relação à inscrição:

  • Recurso do pedido de isenção e justificativa de ausência: 25 a 29 de abril;
  • Resultado do recurso do pedido de isenção e justificativa de ausência: 6 de maio;
  • Inscrições: 10 a 21 de maio, até 23h59min;
  • Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio;
  • Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio;
  • Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho;
  • Provas: 13 e 20 de novembro;
  • Resultado: sem data divulgada.

Como fazer a inscrição do Enem 2022

A inscrição do Enem é feita no site do exame por meio da Página do Participante. É nesta mesma página que você vai fazer o pedido de isenção, verificar seu local de provas e o resultado final.

Confira o passo a passo no vídeo do Curso Enem Gratuito. Se preferir, também tem as instruções em texto logo depois do vídeo.

Para se inscrever, você deve possuir cadastro no sistema de login único do governo federal. Assim que você entrar na Página do Participante, seu cadastro será solicitado.

Como fazer a inscrição do Enem 2022

Em seguida, você deverá preencher os dados solicitados. Para realizar a inscrição do Enem 2022, é necessário ter em mãos:

  • Documento de identidade;
  • CPF;
  • Endereço completo;
  • E-mail;
  • Número de telefone válido;
  • Fotografia para o cadastro.

Lembrando que mesmo quem obteve a isenção da taxa de inscrição precisa fazer a inscrição.

Língua estrangeira

Também é no momento da inscrição do Enem 2022 que os candidatos devem selecionar se desejam fazer a prova de Inglês ou de Espanhol. É importante pensar bem antes de tomar essa decisão, pois depois que o período de inscrição se encerra não é possível alterar a opção de língua estrangeira.

Se você estiver em dúvida sobre qual idioma escolher, o ideal é resolver questões de provas anteriores. Faça o download de pelo menos duas edições do Enem e resolva as questões de línguas estrangeiras. Assim você vai responder um bom número de questões e poderá ver em qual das línguas estrangeiras se saiu melhor. A partir daí, foque nos estudos do idioma escolhido.

Enem impresso ou digital

Os candidatos que estiverem no 3º ano ou já tiverem completado o ensino médio poderão optar por fazer o Enem Digital.  Assim como a versão impressa, a prova digital ocorre em locais selecionados pelo Inep, como escolas e universidades. Lá os candidatos vão encontrar salas preparadas com computadores para a realização as provas.

As cidades que vão receber o Enem Digital serão divulgadas no edital de 2022.

Local de prova

Durante a inscrição, você deve selecionar a cidade onde irá prestar o exame. Contudo, você não poderá escolher o local exato da prova, como uma escola ou universidade, por exemplo. Essa informação só será fornecida pela Página do Participante quando faltarem poucas semanas para o Enem.

É preciso ficar atento porque você deve escolher a cidade de acordo com o local em que você estará no dia do exame. Ou seja, se você mora em Natal, mas nos finais de semana do Enem você estará no Rio de Janeiro, você deve colocar Rio de Janeiro como cidade.

Recursos de acessibilidade

Também é na inscrição do Enem que os candidatos podem solicitar atendimento especializado. Estão disponíveis recursos como provas em braile, local de fácil acesso, ledor, transcritor, guia-intérprete ou tempo adicional de prova. Vale lembrar que lactantes (mulheres que estejam amamentando) podem solicitar o direito de amamentar seus filhos de até 1 ano de idade.

Além de informar o recurso de acessibilidade, é necessário anexar documentos de comprovação. Alguns exemplos são  atestados médicos, declarações assinadas por profissionais habilitados, certidão de nascimento da criança (para lactantes) ou atestado que comprove a gestação (para grávidas).

Como fazer a solicitação de Tratamento pelo Nome Social

As pessoas que se identificam e querem ser reconhecidas socialmente de acordo com sua identidade de gênero (travestis ou transexuais) podem solicitar o Tratamento pelo Nome Social no Enem.

Quem deseja fazer a solicitação precisa se inscrever normalmente e, depois disso, fazer o pedido na Página do Participante. Além da foto da inscrição do Enem, é necessário apresentar uma cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto.

Fique ligado, o pedido para o Tratamento pelo Nome Social no Enem 2022 já tem data: 23 a 28 de junho.

Isenção da taxa de inscrição

O Enem oferece a possibilidade de os candidatos pedirem isenção da taxa de inscrição. Para não pagar a taxa de inscrição do Enem foi necessário fazer o pedido na Página do Participante entre os dias 4 e 15 de abril.

De acordo com o edital, têm direito à isenção quem cumprir algum destes pré-requisitos:

  • Estiver cursando a última série do ensino médio no ano de 2022 na rede pública de ensino;
  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e tenha renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até 3 salários mínimos.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.