Inscrição do Enem 2023: 5 a 16 de junho. Veja como fazer

Tire agora todas as dúvidas sobre como fazer a inscrição no Enem 2023. Confira os documentos, os prazos, e como estudar no Curso Enem Gratuito.

Hoje mesmo você já pode fazer o pedido de isenção da taxa do Enem. E a inscrição do Enem 2023 já tem data pra acontecer: 5 a 16 de junho. É o começo do caminho para quem quer ingressar no ensino superior em 2024.

Além de garantir a sua presença nas provas, a inscrição do Enem 2023 também é o momento de escolher a língua estrangeira: Inglês, ou Espanhol.

Importante:

Mesmo para quem preenche o formulário do pedido de insenção da taxa, depois tem que fazer “pra valer” a inscrição do Enem no mês de junho.

Como fazer a inscrição do Enem

Veja a dica da galera do Curso Enem Gratuito, para você não vacilar depois:

Quem pode fazer a inscrição do Enem 2023

Pode se inscrever no Enem 2023 quem está cursando ou já terminou o Ensino Médio. A única ressalva é que os estudantes que ainda estiverem com o Ensino Médio incompleto, e que não forem se formar em 2023, farão as provas como treineiros.

Dica: Os Treineiros podem sim fazer a prova do Enem. Mas, as notas dos treineiros são divulgadas 60 dias após o resultado regular, e os treineiros não poderão se inscrever no Sisu, Prouni ou Fies.

Passo a passo da Inscrição do Enem

Crie seu cadastro Gov.br

O primeiro passo “antes” da inscrição do Enem é você criar um cadastro na plataforma pública Gov.br para ter login e senha de acesso. É simples, porém obrigatório. Confira agora como criar o seu:

Veja agora como fazer um Curso Enem Gratuito

Estude de graça para o Enem

Mandar bem na Redação do Enem e nas provas objetivas abre as portas das melhores universidades pra você. Vale a pena pegar firme nos estudos pra fazer a diferença nas provas. No Blog do Enem você tem a maior coleção de Apostilas Enem Gratuitas, e também tem os Simulados Enem 2023.

E, se você quer fazer um preparatório completo, veja os Planos de Estudos para o Enem do Curso Enem Gratuito. Tem o extensivo, o semiextensivo e o intensivo para você escolher. Todos são 100% grátis.

E-books Gratuitos para o Enem

Além dos planos de estudos, o Curso Enem Gratuito tem e-books de todas as disciplinas pra te ajudar no caminho da aprovação:

  1. Resumão para o 1º dia de prova: Português, História, Geografia, Literatura, Filosofia e Sociologia.
  2. Resumão para o 2º dia de prova: Biologia, Química, Física e Matemática.
  3. E-book de Redação: como fazer o texto dissertativo-argumentativo.

Dica boa:

Se você NÃO é isento no Enem, você precisa pagar a taxa para que sua inscrição do Enem seja confirmada. Só então a confirmação de inscrição aparecerá na Página do Participante.

Importante: mesmo para quem conseguir a isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio, é obrigatório fazer a inscrição do Enem 2023.

Cronograma do Enem 2023

Essas são as datas principais para você se atentar em relação à inscrição:

  • Pedido de Isenção da taxa: 17 a 28 de abril
  • Inscrições: 5 a 16 de junho 23h59min;
  • Provas: 5 e 12 de novembro;
  • Resultado: 16 de janeiro de 2024.

Como fazer a inscrição do Enem 2023

A inscrição do Enem é feita no site do exame por meio da Página do Participante. É nesta mesma página que você vai fazer o pedido de isenção, verificar seu local de provas e o resultado final.

Para se inscrever, você deve possuir cadastro no sistema de login único do governo federal. Assim que você entrar na Página do Participante, seu cadastro será solicitado.

Como fazer a inscrição do Enem 2022

Em seguida, você deverá preencher os dados solicitados. Para realizar a inscrição do Enem 2023, é necessário ter em mãos:

  • Documento de identidade;
  • CPF;
  • Endereço completo;
  • E-mail;
  • Número de telefone válido;
  • Fotografia para o cadastro.

Lembrando que mesmo quem obteve a isenção da taxa de inscrição precisa fazer a inscrição.

Língua estrangeira

Também é no momento da inscrição do Enem 2023 que os candidatos devem selecionar se desejam fazer a prova de Inglês ou de Espanhol. É importante pensar bem antes de tomar essa decisão, pois depois que o período de inscrição se encerra não é possível alterar a opção de língua estrangeira.

Se você estiver em dúvida sobre qual idioma escolher, o ideal é resolver questões de provas anteriores. Faça o download de pelo menos duas edições do Enem e resolva as questões de línguas estrangeiras. Assim você vai responder um bom número de questões e poderá ver em qual das línguas estrangeiras se saiu melhor. A partir daí, foque nos estudos do idioma escolhido.

Local de prova

Durante a inscrição, você deve selecionar a cidade onde irá prestar o exame. Contudo, você não poderá escolher o local exato da prova, como uma escola ou universidade, por exemplo. Essa informação só será fornecida pela Página do Participante quando faltarem poucas semanas para o Enem.

É preciso ficar atento porque você deve escolher a cidade de acordo com o local em que você estará no dia do exame. Ou seja, se você mora em Natal, mas nos finais de semana do Enem você estará no Rio de Janeiro, você deve colocar Rio de Janeiro como cidade.

Recursos de acessibilidade

Também é na inscrição do Enem que os candidatos podem solicitar atendimento especializado. Estão disponíveis recursos como provas em braile, local de fácil acesso, ledor, transcritor, guia-intérprete ou tempo adicional de prova. Vale lembrar que lactantes (mulheres que estejam amamentando) podem solicitar o direito de amamentar seus filhos de até 1 ano de idade.

Além de informar o recurso de acessibilidade, é necessário anexar documentos de comprovação. Alguns exemplos são  atestados médicos, declarações assinadas por profissionais habilitados, certidão de nascimento da criança (para lactantes) ou atestado que comprove a gestação (para grávidas).

Como fazer a solicitação de Tratamento pelo Nome Social

As pessoas que se identificam e querem ser reconhecidas socialmente de acordo com sua identidade de gênero (travestis ou transexuais) podem solicitar o Tratamento pelo Nome Social no Enem.

Quem deseja fazer a solicitação precisa se inscrever normalmente e, depois disso, fazer o pedido na Página do Participante. Além da foto da inscrição do Enem, é necessário apresentar uma cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto.

Fique ligado, o pedido para o Tratamento pelo Nome Social no Enem 2023. A data ainda será divulgada.

Isenção da taxa de inscrição

O Enem oferece a possibilidade de os candidatos pedirem isenção da taxa de inscrição. Para não pagar a taxa de inscrição do Enem é necessário fazer o pedido na Página do Participante. Aguarde o calendário completo.

De acordo com o edital, têm direito à isenção quem cumprir algum destes pré-requisitos:

  • Estiver cursando a última série do ensino médio no ano de 2023 na rede pública de ensino;
  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e tenha renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até 3 salários mínimos.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel