A Inscrição do Enem 2020 foi adiada para até 27 de maio!

Fique de olho no calendário do Enem 2020! As inscrições terminam dia 27 de maio. Veja as novidades deste ano e o passo a passo para participar do Exame, e as dicas do Curso Enem Gratuito!

É muito fácil fazer a sua inscrição no Enem 2020. O sistema é simples, praticamente automatizado. Você vai preenchendo os dados e avançando rápido. Não precisa anexar nenhum documento ou comprovação na fase inicial.

Basta você já ter tirado o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e informar os campos socioeconômicos corretamente. É tudo simples como num game. Pelo  sistema de Inscrição do Enem 2020 você pode fazer upload de uma foto também.

A inscrição é bem rápida, e você tem um vídeo com o passo a passo no final do post para tirar suas dúvidas. Confira agora as informações básica e veja os 10 temas que mais caem nas provas.

A novidade do Exame Nacional do Ensino Médio em 2020 é que o MEC pretende fazer um teste com uma prova eletrônica, direto no computador, e que foi batizada de Enem Digital. A data marcada envolvia  os dias 22 e 29 de novembro, mas foi adiada. Será em dezembro ou janeiro.

O Enem tradicional seria no começo de novembro, mas tam bém foi adiado. Veja todas as datas no calendário das inscrições do Enem 2020, logo depois das dicas dos cursos gratuitos que você já pode começar a fazer.

O mais difícil, mesmo, é mandar bem nas provas. A nota do Enem vale vagas gratuitas nas escolas públicas, bolsas de estudo do Prouni, Financiamento com Juro Zero no Fies, abre as portas do Fies com Juro Zero, e ainda vale para entrar em universidades de Portugal, Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

Veja as dicas de cursos, apostilas, videoaulas, e simulados gratuitos para aumentar suas chances no Exame:

  1. Aulas Online 
  2. Curso Enem Gratuito
  3. Apostilas Enem 2020 
  4. Listas de Exercícios
  5. Plano de Estudos do Enem
  6. Conteúdos por Disciplina
  7. Fanpage Rede Enem 
  8. Fanpage Curso Enem Gratuito

Preste atenção nas datas e etapas abaixo, e coloque na agenda. Aproveite o tempo de escolas fechadas para estudar e aumentar suas chances de conseguir uma boa nota nas provas do final do ano.

Cronograma Enem 2020

  • Solicitação de isenção da taxa: até o final das inscrições 27 de maio
  • Justificativa de ausência:  até 27 de maio
  • Inscrições: 11 a 22 de maio
  • Taxa de inscrições: R$ 85,00
  • Pagamento da taxa: 11 a 28 de maio (será adiado)
  • Solicitação de nome social: 25 a 29 de maio
  • Aplicação das provas digitais: 22 e 29 de novembro
  • Aplicação das provas impressas: 1ºe 8 de novembro
  • Resultado geral: janeiro de 2021

Isenção da taxa de inscrição

Para não pagar a taxa de inscrição do Enem, que custa R$ 85, é preciso fazer o pedido na página do participante. De acordo com o edital do Enem 2020, tem direito à isenção quem cumprir algum destes pré-requisitos:

  • Estiver cursando a última série do ensino médio no ano de 2020 na rede pública de ensino;
  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e tenha renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Além disso, se você obteve a isenção da taxa de inscrição no Enem 2019, mas não foi fazer as provas e quer pedir isenção novamente, é necessário justificar sua ausência também na página do participante.

A novidade e que o prazo para pedir a isenção era até 17 de abril. Porém, a Justiça Federal determinou ao MEC uma prorrogação, considerando que com as escolas fechadas muitos alunos não poderiam apresentar os comprovantes.

Então, agora será possível pedir a isenção durante as inscrições para o Enem 2020. Todos os documentos necessários para fazer o pedido de isenção e a justificativa de ausência você pode conferir no edital do Enem 2020, tanto no digital quanto no impresso.

Enem digital

Ainda está na dúvida sobre como vai funcionar a prova digital? De acordo com o edital do Enem 2020,  serão disponibilizadas até 100  mil inscrições para os primeiros participantes que optarem pela edição digital. Essas vagas serão apenas para algumas cidades selecionadas.

O restante dos participantes fará a prova impressa. A previsão é que a prova se torne totalmente digital somente em 2026. Inscrições para o Curso Enem GratuitoSó não pode é você vacilar na inscrição do Enem 2020 em maio, e nem deixar de fora as aulas, dicas e simulados online do Curso Enem  2020 Grátis. 

A disputa das Notas de Corte do Sisu, do Prouni ou do Fies é uma pedreira. Para mandar bem não tem segredo: tem que remar e focar nos temas que mais caem para se garantir pelo menos na pontuação básica.

Veja no Curso Enem Gratuito os temas que mais caem, de todas as matérias:

Viu quais são os principais desafios? Você tem aulas gratuitas de todos eles no Curso Enem Gratuito 2020.

Redação do Enem vale 1000 pontos

A dica do Blog do Enem é uma só: No pain no gain.  Se liga na Redação. E tem que ralar muito pra ter um bom desempenho. Fazer, corrigir, refazer, corrigir de novo, e fazer novamente.

Quem não rala nos estudos fica pra trás nas disputas. Então, você pode começar hoje mesmo a reservar uma hora por dia para mandar bem na Redação do Enem. Veja as dicas de Redação aqui.

Veja os 10 temas que mais caem no Enem

.

.

O novo sistema para fazer a inscrição do Enem 2020

.

Inscrições do Enem aqui: http://enem.inep.gov.br/participante/

Se você ainda não tem, o primeiro passo é tirar o CPF, o Cadastro de Pessoas Físicas da Receita Federal. É uma exigência básica para como fazer a Inscrição do Enem 2020.

Confira no vídeo do INEP/MEC o passo a passo completo da Inscrição. É simples.

Se você ainda não possui CPF, corra para tirar onlineQuem não tiver o número do CPF não poderá se inscrever no Enem.

Além disso, o CPF vale para Imposto de Renda, Cadastro Social, conta em bancos, para tirar Passaporte, e para o Enem, Fies, Sisu, Prouni, matrícula em universidades públicas e privadas, e tudo o mais.