Como fazer a inscrição do Enem 2023: de 5 a 16 de junho

Veja o passo a passo para fazer a inscrição do Enem 2023. Tire suas dúvidas para não ficar de fora e saiba como estudar de graça no Curso Enem Gratuito.

As inscrições para o Enem 2023 foram transferidas para junho. Devem ser feitas na Página do Participante, entre os dias 5 e 16.

Acompanhe o passo a passo de como fazer a inscrição do Enem e saiba como fazer solicitação de atendimento especial e uso de nome social! Você já pode começar agora mesmo a fazer o Curso Enem Gratuito.

Para fazer a sua inscrição do Enem, você precisa ter em mãos o CPF, endereço completo, e-mail, número de telefone válidos e uma fotografia para o cadastro. Veja como se inscrever e como estudar de graça para o Enem. Para fazer a sua inscrição no Curso Enem Gratuito, clique aqui.

Importantíssimo: Lembrando que mesmo quem obtever a isenção da taxa de inscrição precisa fazer a inscrição do Enem. Veja como fazer a sua inscrição:

Quem pode fazer a inscrição do Enem 2023

Você pode se inscrever para o Enem se estiver cursando ou já tiver terminado o ensino médio. Se você já tiver concluído os seus estudos ou estiver no último ano do Ensino Médio, poderá concorrer a uma vaga no Sisu, Prouni ou Fies com a sua nota do Enem.

Por outro lado, se você ainda estiver cursando o 1º ou 2º ano do ensino médio, você terá que se inscrever como treineiro. Dessa maneira, não poderá usar sua nota para participar dos programas citados acima. Caso você tenha interrompido o ensino médio em alguma etapa, também pode se inscrever como treineiro.

Curso de Redação Enem

Mandar bem na Redação do Enem e nas provas objetivas abre as portas das melhores universidades pra você. Vale a pena pegar firme nos estudos pra fazer a diferença nas provas. No Blog do Enem você tem a maior coleção de Apostilas Enem Gratuitas!

E, se você quer fazer um preparatório completo, veja os Planos de Estudos para o Enem do Curso Enem Gratuito. Tem o extensivo, o semiextensivo e o intensivo para você escolher. Todos são 100% grátis.

Veja as dicas para estudar de graça no Curso Enem Gratuito

E-books Gratuitos

Além dos planos de estudos, o Curso Enem Gratuito tem e-books de todas as disciplinas pra te ajudar no caminho da aprovação:

  1. Resumão do Primeiro Dia: estude os conteúdos que mais caem nas disciplinas de Português, História, Geografia, Literatura, Filosofia e Sociologia.
  2. Resumão do Segundo Dia: prepare-se para as provas do segundo domingo com resumos de Biologia, Química, Física e Matemática.
  3. E-book de Redação: aprenda o passo a passo de como fazer o texto dissertativo-argumentativo para garantir uma boa nota da redação!

Cronograma do Enem 2023

  • Inscrições: 5 a 16 de junho
  • Provas: 5 e 12 de novembro
  • Divulgação do gabarito: 24 de novembro
  • Divulgação do resultado: 16 de janeiro de 2024

Durante o período de inscrição do Enem, o participante pode optar pela prova impressa ou pelo Enem digital. O primeiro é realizado da maneira tradicional, enquanto os participantes do Enem digital usam um computador para fazer a prova.

Quanto custa fazer a inscrição do Enem 2023

As inscrições do Enem digital e do Enem impresso custam o mesmo preço: R$ 85. Ao final da inscrição, o sistema gera um boleto que deve ser pago até a data limite estipulada pelo edital. Você também pode optar por pagar com cartão de crédito ou via Pix.

O pagamento pode ser feito em casas lotéricas, agências bancárias, agências dos Correios que tenham o Banco Postal, internet banking e aplicativos de bancos. Claro, quem conseguir resultado positivo no pedido de isenção da taxa, já estará liberado sem precisar pagar.

Como saber se minha inscrição do Enem está confirmada

Mesmo quem conseguir a isenção da taxa PRECISA fazer a inscrição do Enem. Se você NÃO é isento no Enem, você precisa pagar a taxa para que sua inscrição do Enem seja confirmada. Assim, a confirmação aparecerá na Página do Participante.

Mas essa confirmação pode demorar alguns dias por conta do processamento do pagamento. Qualquer dúvida, entre em contato com o Inep.

Reembolso da taxa de inscrição

Se você se inscreveu no Enem e desistiu da prova, não terá direito a reembolso da taxa de inscrição. Ou seja, você não terá o dinheiro de volta, independente do motivo da sua desistência.

O que precisa para a inscrição do Enem

Confira o passo a passo no vídeo do Curso Enem Gratuito! Se preferir, também tem as instruções em vídeo no final do post. O primeiro passo é ter o seu registro no Cadastro do E-gov.br. Veja como é:

Passo a passo da inscrição do Enem 2023

1- Primeiramente, você deve entrar na Página do Participante do Enem. Lá você vai encontrar a Nanda, uma assistente virtual que vai te auxiliar durante todo o processo. Clique em “Inscrição”.

Como fazer a inscrição do Enem

2- Em seguida, Nanda irá solicitar que você clique na imagem correspondente ao que foi pedido por ela. Essa é uma etapa de segurança implementada pelo Inep.

3- Depois disso, você deverá preencher seu CPF, sua data de nascimento e, por fim, clicar em “Iniciar a inscrição”.

Como fazer a inscrição do Enem

Antes de seguir para o próximo passo, Nanda irá pedir a confirmação dos seus dados cadastrados na Receita Federal. Se estiver tudo certo, você pode prosseguir com a inscrição. Caso contrário, terá que entrar em contato com a Receita Federal para fazer a correção.

Como fazer a inscrição do Enem 4

Além disso, na próxima tela será solicitado o nome do seu pai. Mas, se você não quiser informar, pode marcar a opção “Não quero declarar”.

4- No próximo passo você vai precisar informar informações sobre seu sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade. Logo depois, Nanda irá solicitar a cidade e o estado onde você nasceu.

Como fazer a inscrição do Enem
Como fazer a inscrição do Enem

5- Em seguida, o sistema vai solicitar seu CEP. Depois disso, irá aparecer sua cidade – e em alguns casos seu bairro e rua – e você vai precisar complementar os demais dados do seu endereço.

Recursos de acessibilidade

Esta etapa de inscrição do Enem é destinada aos candidatos que precisem de atendimento especializado, como provas em braile, local de fácil acesso, ledor, transcritor, guia-intérprete ou tempo adicional de prova. Vale lembrar que lactantes (mulheres que estejam amamentando) podem solicitar o direito de amamentar seus filhos de até 1 ano de idade.

Recurso de acessibilidade no Enem

6- Logo depois de preencher seu endereço, Nanda irá perguntar se você precisa de algum recurso de acessibilidade para realizar o Enem. Se for o seu caso, clique em “Preciso”. Do contrário, selecione “Não preciso” e prossiga para a etapa de escolha do idioma estrangeiro.

Atendimento especializado

8- Feito o pedido de recurso de acessibilidade, você deverá informar qual a sua deficiência, condição especial ou atendimento específico.

9- Nesta etapa também é preciso anexar documentos de comprovação, como atestados médicos, declarações assinadas por profissionais habilitados, certidão de nascimento da criança (para lactantes) ou atestado que comprove a gestação (para grávidas).

Língua estrangeira e escolaridade

Língua estrangeira no Enem

10- O próximo passo é escolher a língua estrangeira, ou seja, se você deseja fazer a prova de Inglês ou Espanhol. Lembre-se de que não é possível alterar sua escolha após a inscrição.

Situação do ensino médio

11- Em seguida, você deve informar o seu nível de escolaridade. Se você marcar a opção “estou cursando o ensino médio, mas não estou na última série/ano” ou “não estou cursando e não concluí o ensino médio”, automaticamente você fará a prova como treineiro.

Tipo de ensino médio

12- Depois disso, você responderá em que tipo de escola cursou o ensino médio, se obteve o diploma pelo Encceja, e informará o tipo de ensino (regular, educação especial ou EJA) e ano de conclusão do ensino médio.

Questionário socioeconômico

Questionário socioeconômico

13- Neste momento você irá preencher o questionário socioeconômico. O sistema solicita informações sobre a escolaridade, renda, bens e gastos dos familiares para conhecer seu perfil pessoal e familiar.

Informações sobre aplicação da prova

Como fazer a inscrição do Enem

14- Na próxima etapa, Nanda irá pedir um número de telefone fixo, celular e e-mail para que o Inep possa entrar em contato, caso seja necessário.

Enem impresso ou digital

15- Em seguida, você poderá escolher se deseja fazer o Enem impresso ou o Enem digital (caso esteja disponível na sua cidade e com os recursos de acessibilidade que você solicitou). Assim como a língua estrangeira, você não poderá alterar essa informação após a inscrição do Enem.

16- Após escolher a modalidade de prova, você deverá selecionar em qual cidade irá prestar o exame. Esta opção existe porque há a possibilidade de candidatos se mudarem ou não estarem em suas cidades nos dias de prova.

Como fazer a inscrição do Enem

Mas lembre-se que esta opção só pode ser alterada durante o período de inscrições.

16- Neste momento você deverá incluir uma fotografia sua que poderá ser utilizada pelo Inep com fins de identificação.

Foto do Enem

De acordo com o Edital do Enem, a foto deve ser “atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria”.

Finalizando a inscrição do Enem

17- Neste momento será mostrada uma tela com todos os seus dados para que você confira e confirme.

18- Antes de finalizar sua inscrição do Enem, é preciso criar uma senha para acessar o sistema e acompanhar sua inscrição, conferir seu local de prova e suas notas finais.

Desde 2020, o sistema de acesso do Enem utiliza o login unificado do Portal Gov.br. Caso você já tenha esse cadastro, basta clicar em “Página do Participante”. Do contrário, é preciso clicar em “Portal Gov.br” para criar sua senha.

Finalizando a inscrição do Enem

19- Depois disso, você deverá fazer login na Página do Participante. Por fim, se você não obteve a isenção da taxa de inscrição, será gerado um boleto para você pagar a taxa no valor de R$ 85. Você deverá realizar o pagamento até o dia 27 de maio.

Dúvidas na hora da inscrição

Escolha de cidade

Durante a sua inscrição, você deve escolher uma cidade para realizar a prova. Mas, você não poderá escolher o local exato da prova, por exemplo um colégio ou universidade específica. Essa informação só será fornecida pela Página do Participante numa data mais próxima do Enem.

É preciso ficar atento porque você deve escolher a cidade de acordo com o local em que você estará no dia do exame. Ou seja, se você mora em Natal, mas nos finais de semana do Enem você estará no Rio de Janeiro, você deve colocar Rio de Janeiro como cidade.

Começo a estudar antes ou depois da inscrição do Enem?

O ideal é que você comece a estudar o quanto antes para o Enem! Isso porque o conteúdo é denso e você precisará de muitas horas de estudos para conseguir um bom desempenho.

Assim, nossas dicas principais são:

  1. Acompanhe um plano de estudos que possa te guiar sobre quais aulas estudar e em quais dias. O Curso Enem Gratuito oferece um plano de estudos completo para o Enem.
  2. Se você tem pouco tempo, estude os temas que mais caem no Enem;
  3. Estude bastante como fazer a redação do Enem, isso pode te dar bastante pontos!

Portanto, estude o máximo que conseguir e tenha muito foco e vontade.

Edital do Enem 2023

É recomendado que todos os candidatos do Enem leiam o edital. Lá você vai encontrar as respostas para todas as suas dúvidas.

Apesar de as datas do Enem 2023 já terem sido divulgadas pelo Inep, o edital ainda não foi publicado. Assim que o documento estiver disponível, este post será atualizado.

Como pedir isenção da taxa de inscrição

O Enem oferece a possibilidade de os candidatos pedirem isenção da taxa de inscrição. Para não pagar a taxa de inscrição do Enem, é preciso fazer o pedido na Página do Participante.

De acordo com os editais do Enem, têm direito à isenção quem cumprir algum destes pré-requisitos:

  • Estiver cursando a última série do ensino médio no ano de 2023 na rede pública de ensino;
  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e tenha renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Justificativas de Ausência – Veja a lista

Quem se inscreveu na última edição do Enem, conseguiu a isenção da taxa, e não compareceu às provas, também pode pedir a isenção em 2023 com uma das seguintes justificativas:

  1. Vítima de Assalto/Furto
  2. Acidente
  3. Casamento/União Estável
  4. Morte na Família
  5. Maternidade / Paternidade
  6. Acompanhamento de cônjuge ou companheiro
  7. Privação de Liberdade
  8. Emergência/Internação/repouso
  9. Agenda obrigatória de Trabalho
  10. Deslocamento a trabalho
  11. Intercâmbio acadêmico
  12. Atividade curricular

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel