Resultado da lista de espera do Fies 2023.2 está disponível

O resultado da lista de espera do Fies 2023.2 já está disponível! Saiba como acessar e confira os próximos passos para garantir o financiamento dos seus estudos.

O resultado da lista de espera do Fies 2023.2 começou a ser divulgado nesta terça-feira, dia 18 de julho. A convocação dos candidatos pré-selecionados deve ocorrer até 29 de agosto. 

Cabe destacar que não é necessário manifestar interesse para participar da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil. Todos os estudantes que não foram convocados na chamada única são incluídos automaticamente.

O Fies é um programa do governo federal que financia as mensalidades de estudantes de graduação em instituições privadas de ensino superior. Após a conclusão do curso, o estudante precisa quitar esse “empréstimo”.

Continue a leitura para saber como conferir se o seu nome está entre os classificados e o que fazer em seguida para garantir o financiamento dos seus estudos

Como consultar o resultado da lista de espera do Fies 2023.2 

Para conferir o resultado da lista de espera do Fies 2023.2 e verificar se o seu nome está entre os pré-selecionados, basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e clicar em “Consulte aqui”. 

Você será direcionado para a página de pré-inscrição e deverá entrar com a sua conta gov.br para consultar a lista de espera. 

Sempre que um aluno classificado nesta etapa não efetivar a matrícula, a vaga dele retorna para o sistema e é liberada para o próximo estudante da lista. Por isso, é importante acompanhar diariamente as atualizações no site até o dia 29 de agosto.

Como efetivar sua matrícula

Após a pré-seleção, os candidatos têm três dias para complementar a inscrição no site do programa. Fique atento, pois quem perder o prazo não conseguirá o financiamento.

Para efetivar a inscrição, acesse o site do SisFies e informe os dados de financiamento a ser contratado.

Depois da complementação da inscrição, você vai precisar comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição escolhida para validar suas informações em até 5 dias. 

A partir do terceiro dia útil após a data da validação da sua inscrição pela CPSAT, você tem um prazo de até 10 dias para entregar a documentação exigida e especificada nos normativos vigentes para fins de contratação do financiamento em um agente financeiro. 

Uma vez aprovada, basta formalizar a contratação do financiamento.

O que é o Fies?

O Fies é um programa de financiamento de mensalidades em instituições de ensino superior privadas, a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Atenção: diferentemente do Prouni, o programa não oferece bolsas de estudos, e sim um “empréstimo”. Depois de concluir a graduação, o candidato deverá quitar a dívida, em parcelas proporcionais à sua renda.

Quem é prioridade?

Além da nota do Enem, o sistema do Fies também considera a seguinte ordem de prioridade ao selecionar os alunos aprovados:

I – Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e que nunca tenham se vinculado ao Fies.

II – Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil (com todas as dívidas pagas).

III – Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo Fies.

IV – Candidatos que já tenham concluído o ensino superior, por meio do Fies, com as dívidas pagas.

Quem ainda tiver débitos no programa não poderá se inscrever.

Outras formas de conseguir bolsas de estudos 

Há quem ache o Fies arriscado, devido à obrigatoriedade de pagar as parcelas do financiamento após a conclusão do curso. 

Nesses casos, é possível optar por uma bolsa de estudos em uma universidade privada, como a Uniasselvi e a Unicesumar

O processo seletivo para a escolha de bolsistas oferece oportunidades de ingresso através da nota no Enem, Encceja, para quem deseja cursar uma segunda graduação, concurso de redação, transferência ou indicação premiada. 

Ficou interessado? Faça uma consulta e receba ofertas Bolsa de Estudos ou descontos

O Enem vem aí: saiba como se preparar

O Enem está chegando! As provas estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro. 

Este é o momento ideal para você focar na sua preparação para as provas. Lembre-se de que o seu desempenho no exame abre portas e pode garantir o seu ingresso na universidade através dos programas do governo federal ou bolsas de estudos. 

O Curso Enem Gratuito oferece uma plataforma completa, com aulas, videoaulas, e-books e simulados para que você possa estudar sem nenhum custo. 

Basta escolher o Plano de Estudos de sua preferência e começar! 

Ao fazer a sua inscrição, você também vai poder acessar aulas e cursos especiais e totalmente gratuitos para se preparar da melhor forma para o exame. 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: FIES
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel