Como solicitar tratamento por nome social no Enem 2023

Conheça o cronograma oficial e saiba como fazer a solicitação de recurso para o uso do nome social no Enem 2023, segundo o que está disposto no Edital.

Para garantir direitos iguais a estudantes travestis, transexuais e transgêneros, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) permite a solicitação de atendimento e tratamento pelo nome social no Enem 2023.

A medida foi instituída pelo Inep ainda em 2014, e assegura que participantes sejam identificados e reconhecidos socialmente, em consonância com a sua identidade de gênero, durante a realização das provas, com o objetivo de diminuir o preconceito e o constrangimento. 

Você sabe como solicitar? Acompanhe a leitura e descubra!

Uso do nome social no Enem 2023

O nome social é definido como a designação pela qual a pessoa travesti, transexual ou transgênero se identifica e é socialmente reconhecida. Além disso, o uso é um direito previsto no Decreto Presidencial Nº 8.727/2016, publicado na semana das Conferências Nacionais Conjuntas de Direitos Humanos.

A solicitação de tratamento pelo nome social no Enem 2023 precisa ser feita pelas pessoas que se identificam e querem ser reconhecidas socialmente pela sua identidade de gênero no momento da inscrição, de 5 a 16 de junho deste ano. 

O nome social cadastrado na Receita Federal não pode ser alterado no sistema de inscrição do Enem. Por isso, antes de realizar a inscrição, é fundamental verificar a correspondência das informações pessoais e, se for o caso, atualizá-las.

Já quem ainda não tem o nome social cadastrado na Receita Federal, precisa comprovar a condição, conforme os itens abaixo: 

  • foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares);
  • cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficial com foto.

O resultado da análise da solicitação de tratamento pelo nome social no Enem 2023 será divulgado na Página do Participante, a partir do dia 26 de junho.

Caso a documentação seja reprovada, ainda é possível solicitar recurso e inserir novos documentos para análise. 

Se a confirmação dos dados ou a documentação enviada não estiver em conformidade com o que é previsto no Edital do Enem, o participante será identificado pelo nome civil.

Cronograma para solicitar uso do nome social

  • Solicitação do recurso: 5 a 16 de junho de 2023
  • Resultado: 26 de junho de 2023
  • Recurso: 26 a 30 de junho de 2023
  • Resultado do recurso: 5 de julho de 2023

Estude de graça para o Enem

Já é hora de pensar na sua preparação para as provas do Enem 2023! E, se você está se sentindo perdido, sem saber direito como começar a estudar, nós temos uma ótima notícia: o Curso Enem Gratuito oferece o melhor conteúdo preparatório para as provas, sem nenhum custo! 

Todos os conteúdos são separados por disciplina e organizados em Planos de Estudos, com videoaulas, ebooks, artigos, simulados e muito mais. Assim, é possível escolher o ritmo e o tempo de duração mais adequados para acompanhar as aulas e se preparar

Conheça as opções:

  • Curso Extensivo: para estudantes que têm mais tempo para se dedicar.
  • Curso Semiextensivo: para quem está com certa pressa de aprender.
  • Curso Intensivo: para quem está super apressado e tem pouco tempo disponível. 

O Curso Enem Gratuito foi aprovado pelo parecer CEE/SC 210/220 e é recomendado para as escolas de todo país pelo Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel