O Enem pode mudar sua vida… Se você fizer a sua parte. Veja como!

Confira as dicas da professora Ana Célia Bohn para você aproveitar o desafio do Enem como um passaporte para construir o seu futuro. Só depende de você para mudar a sua vida.

Olá! Tudo bem com você? Espero que sim… Vamos encarar o desafio para vencer no Enem? Vem comigo.

Eu sou a professora Ana Célia Bohn. Trabalho no Centro Universitário Católica de Santa Catarina, em Joinville e Jaraguá do Sul. E também atuo em organizações de apoio vocacional para jovens em busca de um caminho para vencer na vida. Se você está nesta fase também, vamos conversar um pouco! Mudar sua vida é o que importa.

Você já decidiu que vai encarar o desafio do próximo Enem? Então, não deixe pra depois a mudança na sua rotina de vida para chegar lá e vencer. Nada de bater na trave. O Enem é uma porta aberta para o futuro. Mas, ao mesmo tempo, é um intruso na sua vida. Isso mesmo. Se você vai participar, será preciso fazer uma nova organização do seu tempo. veja como mudar sua vidaO tempo pode ser o seu maior aliado ou o seu maior vilão. Tudo depende da maneira pela qual você fizer o uso dele… Concorda? Sabendo disso, é hora se você se ligar. A nota do Enem abre as portas para vagas no Sisu, nas Universidades Públicas. para as Bolsas de Estudo do Prouni, e para financiamentos pelo FIES.

Vamos às dicas para este momento incipiente, o qual você ainda terá um bom tempo de estudos antes da prova.

  1. Aconselho você a começar pelas disciplinas que detém maior dificuldade, pois, exigirão maior concentração. Mas, pode ser agradável se você começar estudando por aqui, nos Planos de Estudo Pré-Enem Gratuitos do Blog do Enem.
  2. Você encontra aulas, listas de exercícios e Simulados Enem de todos os conteúdos que serão dispostos em sua prova, e que podem te ajudar a sanar dúvidas. Confira: Plano de Estudos Enem
  3. Outra dica de estudos é seguir o passo-a-passo, semana a semana, do Curso Enem Gratuito. Cada semana tem um grupo de conteúdos online para você estudar.

As Dicas de Redação Enem

E para uma redação nota 1000, além de ler, escrever, treinar, veja 10 modelos de Redação Enem Nota 1000, com textos aprovados pelo MEC com a nota máxima. Redação Enem Nota 1000

Faça as provas anteriores do Enem:

Mais uma importante dica: O Blog do Enem publicou todos os arquivos e links oficiais do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) com todas as provas do Enem, com gabarito. Assim você pode testar o seu nível e adquirir experiência em resolução de questões neste formato. Download das provas do Enem

Para quem servem as Dicas do Enem para mudar sua vida? – As dicas de estudo valem para quem está cursando seu último ano de Ensino Médio, para quem é Treineiro, e para quem já está fazendo o Enem pela segunda ou terceira vez. Eu sei que fica difícil de estudar tantos conteúdos e ainda ter que dar conta do restante da vida.

Recomendo que você tire pelo menos uma hora por dia para pelo menos para estudar uma aula direcionada para o Enem, e fazer também  um Simulado Pré-Enem Gratuito, com 10 questões sobre o assunto do dia. Simulado EnemMenos redes sociais e mais estudos neste ano, ok? As pesquisas científicas mostram que é falsa a ideia de que dá para se concentrar nos estudos com um olho nas matérias e outro nas redes sociais. Rende mais quem se concentra mais.

Acompanhe aqui na Rede Enem (https://www.facebook.com/RedeEnem) o que mudou para este ano, nas disposições do Enem, por exemplo, que o exame não habilita mais o ensino médio, a prova será disposta em dois domingos, a começar pelas humanas, enfim… Muitas coisas mudaram… Fique atento!

A Nota do Enem vale em Portugal

Sim, você pode conseguir uma vaga e até bolsas de estudo em universidades da Europa pela Nota do Enem. O primeiro país a validar internacionalmente a nota do Exame Nacional do Ensino Médio como critério de ingresso para candidatos ao ensino superior foi Portugal. Veja 10 Universidades de Portugal que já aceitam a nota do EnemNota do Enem vale em Portugal

Mudar sua vida é o que importa

Como eu disse no início deste Post, tudo é uma questão de organização do tempo… Ele é seu aliado ou o vilão? Nas próximas semanas vamos orientar você a fazer um “esquema de planejamento de estudos”.  E, na hora de escolher o curso, veja mais de cem alternativas bem explicadinhas no Guia de Profissões do Blog do Enem. Guia de Profissões

Aula Gratuita de Redação

Ajuda muito também acompanhar as dicas da Débora Aladim no canal do Youtube. Ela é um sucesso.  Veja:

Um forte abraço a todos, bons estudos e até logo!

Ana Célia Bohn

Professora do Centro Universitário Católica de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul, e doutoranda em Ciências Contábeis e Administração – Furb – Blumenau – SC.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Destaques, Dicas de Estudo, Enem Tags: ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel