Prepare-se para o Enem 2015: Por onde começar?

Já estamos a toda, preparando-nos para o Enem 2015. O que fazer para conseguir uma boa nota? O que estudar para mandar bem? Aqui vai um texto para ajudar você nesse sentido.

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado pelo governo federal, através do Ministério da Educação, com a finalidade de avaliar o desempenho do Ensino Médio em todo o Brasil. Como você já sabe, para o aluno, a sua performance no Enem 2015 pode render muitos benefícios. Veja neste post como são as provas, que cai no Enem, as dicas de estudo, e para que serve a Nota do Enem.

A nota do Enem vale o ingresso em uma universidade pública pelo Sisu, uma bolsa Prouni de até 100% em uma universidade privada, financiamento até mesmo total do seu curso universitário pelo Fies, pode ajudar a conquistar uma vaga em cursos técnicos gratuitos do Pronatec, e vale até para universidades em Portugal.

O Enem, cada vez mais, vem se fortalecendo como a porta de entrada para as carreiras universitárias que formam os futuros profissionais brasileiros. Veja em detalhes, no link a seguir, para o que mais serve a Nota do Enem.

enem-2015

Assim, como se preparar para garantir aquele notão que vai abrir a sua vida? O que estudar? Quando estudar? Em que temas e matérias é preciso prestar mais atenção? O que costuma ser abordado com mais frequência?

O preparo para o Enem 2015 já começa no primeiro ano do Ensino Médio, com muitas escolas focando suas estratégias de ensino em priorizar os temas e os assuntos mais frequentes no exame, então o preparo pode começar bem cedo. Entretanto, não é preciso dizer que são os alunos do 3º e último ano do ensino médio que fazem os maiores esforços para conquistar a nota necessária para ingressar nos cursos e universidades de sua escolha.

compartilhe

De acordo com o Ministério da Educação e com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o conteúdo das provas é definido a partir de matrizes de referência em quatro áreas de conhecimento:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias, que abrange o conteúdo de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação.
  • Matemática e suas tecnologias.
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Química, Física e Biologia.
  • Ciências Humanas e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais.

A partir destas áreas de conhecimento, cinco eixos cognitivos devem ser desenvolvidos pelos participantes: capacidade de enfrentar situações-problema, compreensão dos fenômenos, construção de argumentos, domínio das linguagens e elaboração de propostas.

Uma das dicas mais importantes que podemos dar para quem vai fazer o Enem 2015 é ficar de olho na maior parte possível dos assuntos discutidos em nosso país e no mundo. Há uma série de temas que devemos dominar em cada disciplina, mas, além disso, o Enem cobra temas que não são necessariamente ensinados na escola.

Portanto, ler é fundamental para quem quer mandar bem no Exame, livros, jornais e revistas, dos mais variados tipos e com as mais variadas linhas editoriais. A leitura é fundamental para o sucesso no exame, pois a prova do Enem privilegia a leitura e a interpretação de textos, gráficos, tabelas, mapas, etc.

Tranquilidade, organização e disciplina são alguns dos fatores-chave para um bom desenvolvimento dos seus estudos. Comece por aí e você já estará no bom caminho.

Fique de olho no Blog do Enem, em breve mais dicas para ajudá-lo a se preparar para o Enem 2015.

Dica:
Já escolheu o seu curso superior? Vai ser a opção de papai e mamãe ou é você quem vai escolher? Ganhar dinheiro ou ser feliz? O que escolher, afinal de contas? Tire suas dúvidas sobre como escolher o seu curso e veja mais de 70 opções de carreiras para comparar no Guia de Cursos de Graduação e Mercados de Trabalho, aqui no Blog do Enem.