Redação do Enem nota 1000: Curso Enem Gratuito ensina como aproveitar a Sociologia 

O Curso Enem Gratuito acaba de lançar uma nova série especial para ajudar estudantes a escrever uma redação do Enem nota 1000. Agora é a vez de saber como usar as importantes contribuições da Sociologia para enriquecer o seu texto. 

Se você ficou sem entender a relação entre as duas áreas, basta lembrar dos temas propostos nas edições anteriores do exame, que sempre abordaram problemáticas sociais brasileiras.

Isso significa que, integrar conceitos sociológicos pode, sim, ajudar a pensar sobre a temática e a desenvolver a sua argumentação para alcançar uma excelente nota. Vamos entender melhor?

Sociologia para uma Redação do Enem nota 1000: o que você vai aprender

A série especial do Curso Enem Gratuito – Redação nota mil no Enem: como aproveitar as contribuições da Sociologia -, foi elaborada pelos professores Fábio Luís Pereira e Ernani Júnior da Silva. 

Ao acessar, você vai encontrar um texto de apoio, que trata das principais contribuições da Sociologia para enriquecer o seu repertório na construção de uma redação do Enem nota 1000. Além disso, também estão disponíveis três videoaulas incríveis para entender melhor a relação entre as duas disciplinas. 

Você vai aprender:

  • Redação Enem: Sociologia e as competências avaliadas
  • Como abordar cada tema a partir do viés sociológico 
  • Redação Enem: 5 contribuições da Sociologia
  • Principais temáticas sociais abordadas na Redação do Enem

Como acessar a série? 

Para acessar essa nova série, basta fazer o seu cadastro no Curso Enem Gratuito, e isso é muito simples: 

  • Entre no site oficial do Curso Enem Gratuito.
  • Clique em “Inscreva-se” e escolha como deseja se cadastrar (Google, Twitter, Facebook ou Discord)
  • Preencha os campos do formulário de cadastro com os seus dados.

Pronto! Todo o conteúdo do site será liberado para você!

Importância da Sociologia para a Redação no Enem

A Sociologia é uma ciência que busca compreender as relações e estruturas que permeiam a sociedade humana. Seu estudo nos proporciona insights valiosos sobre o funcionamento das comunidades e grupos sociais, ao mesmo tempo em que desempenha um papel importante na capacidade de expressar ideias de forma clara e embasada. 

No contexto do Exame Nacional do Ensino Médio, a incorporação de conceitos e abordagens sociológicas pode ser um diferencial significativo para estudantes que buscam a redação do Enem nota 1000. Saiba como!

Análise crítica da realidade social

A Sociologia oferece uma visão aprofundada das dinâmicas que moldam a sociedade contemporânea. Ao compreender os conceitos-chave, como estratificação social, cultura e desigualdade, você será capaz de analisar de forma crítica os fenômenos sociais abordados nas propostas de redação do Enem.

Embasa argumentos com evidências sociológicas

Ao incorporar dados e teorias sociológicas em suas redações, é possível fortalecer seus argumentos. Essa base sólida não apenas demonstra um entendimento aprofundado do tema, mas também confere credibilidade e solidez à argumentação, essencial para conquistar uma pontuação elevada.

Visão interdisciplinar dos problemas sociais

A Sociologia transcende as fronteiras disciplinares, permitindo enxergar a interconexão entre fatores sociais, econômicos e políticos. Essa perspectiva ampliada é particularmente valiosa em redações que envolvem temas complexos e multifacetados, comuns nas provas do Enem.

Estímulo à reflexão crítica e contextualizada

O estudo da Sociologia promove uma abordagem reflexiva e crítica diante dos desafios e dilemas da sociedade contemporânea. Ao compreender as diversas correntes teóricas e perspectivas sociológicas, os estudantes estão mais bem preparados para analisar, interpretar e contextualizar os temas propostos nas redações do Enem.

Últimas temáticas da Redação do Enem

Para entender, de fato, a relação entre Sociologia e Redação, confira os últimos temas propostos no exame:

  • 2022: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
  • 2021: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”
  • 2020: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”
  • 2019: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”
  • 2018: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”
  • 2017: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”
  • 2016: “Caminhos para combate à intolerância religiosa no Brasil”

Viu só? Cada um desses temas demonstram como a Sociologia é relevante para a construção de argumentos sólidos e embasados em dados reais. 

Ao compreender as dinâmicas sociais subjacentes a cada um desses desafios, os estudantes foram capazes de oferecer propostas de solução que abordavam as questões em si, ao mesmo tempo em que consideravam os diferentes grupos e comunidades afetados.

A interação entre a Sociologia e a Redação no Enem proporciona, portanto, uma oportunidade única para analisar criticamente os aspectos mais complexos da sociedade brasileira. 

Além de explorar os sintomas visíveis dos problemas, a disciplina também ajuda a olhar com mais profundidade para as raízes e os fatores sociais que contribuem para esses desafios. 

Assim, a Sociologia serve como uma ferramenta valiosa para a construção de argumentos persuasivos e reflexões substanciais para escrever uma redação do Enem nota 1000. 

Aproveite todos os recursos do Curso Enem Gratuito

A série especial de Redação e Sociologia para o Enem já está disponível na plataforma do Curso Enem Gratuito. Mas, não é só isso que você vai encontrar por lá. 

Dá uma olhadinha em tudo o que você pode aproveitar para se preparar melhor para o exame, sem pagar nada: 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Enem, Redação Enem, Sociologia
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel