Resumo de Escala Cartográfica: Geografia Enem e Encceja

A escala cartográfica e os Pontos Cardeais são a base para a elaboração de Mapas e outras formas de representação do Globo Terrestre. Sem Escala, e sem um Norte Geográfico não existem mapas.

Veja agora no resumo de escala cartográfica como esta ferramenta é utilizada para estudar e perceber a relação entre as dimensões dos elementos contidos no mapa e a realidade do terreno.

A cartografia é uma ciência que auxilia a geografia, pois, através do estudo das representações feitas a partir dos mapas, pode obter maiores detalhes de um local.

Mas, o que é a escala cartográfica? – A escala é a relação entre a realidade e o que está sendo representado no papel.

Quando se representa a superfície, utiliza-se uma linguagem própria, a linguagem cartográfica, portanto podemos fazer uma leitura de fenômenos, distâncias, e tirar nossas conclusões.Resumo de Escala CartográficaMas, para isso, precisamos entender os códigos que os mapas trazem e decifrar a legenda.

Veja no exemplo  da imagem acima que no mapa do Brasil a escala indicada é uma. Mas, na expansão destacada para mostrar o Estado do Rio de Janeiro a escala cartográfica já é outra. Mostra muito mais detalhes.

Resumo de Escala Cartográfica

Confira aula gratuita do professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, com os fundamentos para você acertar questões de Leitura e Interpretação de Mapas no Enem.

Muito bom este resumo do professor Carrieri. Agora, vamos continuar.

A escala cartográfica

Veja as duas maneira de se expressar a Escala Cartográfica: 1 – Escala Numérica; e, 2 – Escala Gráfica.

Escala Numérica: expressa a redução da distância da superfície real. É representada por uma fração. Exemplo: 1:100 000 (lê-se, escala um por cem mil ou um para cem mil). Portanto significa que essa escala foi reduzida 100 mil vezes.

Escala Gráfica: É representada por uma linha em forma de um gráfico, indicando a distância real com as distâncias do mapa. Exemplo:Escala CartográficaOs mapas da escala numérica trazem como unidade o centímetro ( cm ), e as distâncias reais são medidas em quilômetros ( Km ).

Acompanhe o raciocínio para entender:  No exemplo acima da escala numérica, 1 cm no mapa corresponde a 1 km na realidade.

  • Calculando a distância no mapa:
  • Para se calcular a distância entre dois pontos no mapa temos a seguinte fórmula:
  • D= E.d
  • Onde:
  • D= distância real
    E= Escala
    d= Distância no mapa
  • Exemplo:  Um mapa de escala 1:200 000 possui entre dois pontos 20 cm de distância. Calcular a distância real.
  • É só aplicar na fórmula:
  • D= 200 000 . 20 = 4000 000 cm ou 40 km.

 

Agora uma importante dica:

A escala é inversamente proporcional , ou seja: quanto maior o denominador , menor a área representada no mapa. Representando menor riquezas de detalhes. Veja na imagem:

Mapa 1 – Com uma escala de 1:79 000 000 (1 para 79 milhões), escala onde se visualiza o Brasil inteiro, porém com menor detalhes.Escala CartográficaFigura 2 – E, quanto menor o denominador, maior a área representada, apresentando maior riqueza de detalhes.

Veja no Mapa 2 para entender por que quanto menor o denominador da escala, “maior” fica a imagem em relação aos detalhes apresentados. Na prática, você enxerga melhor numa  escala onde o denominador é menor.

Mapa 2- Com uma escala de 1:29 000 000 ( um para 29 milhões), escala onde se visualiza com maior riqueza de detalhes alguns estados brasileiros.Escala CartográficaDica importante: Quanto maior a escala, menor a área representada no mapa (poucos detalhes). Quanto menor a escala, maior a área representada no mapa (maiores detalhes). Se liga!

Veja agora os Quatro Pontos Cardeais

Confira no resumo Enem Gratuito como você pode identificar nos mapas onde estão o Norte, Sul, Leste e o Oeste. Aprender isso é super importante para acertar questões de Leitura e Interpretação de Mapas.

Excelente este resumo do professor Carrieri. Confira agora o Simulado de Escala Cartográfica!

Exercícios de Escala cartográfica

Agora vamos pensar um pouco? Leia atentamente e resolva a questão proposta!

(UFRPE) Foram entregues a um grupo de alunos de uma Faculdade cinco mapas temáticos, em projeção cilíndrica, para servirem como material de apoio didático a um estudo populacional e socioambiental de uma determinada região brasileira.

Assinale a escala do mapa que apresenta condições de fornecer uma maior riqueza de detalhes.
a) 1: 1.000.000
b) 1: 100.000
c) 1: 600.000
d) 1: 500.000
e) 1: 250.000.

Resposta correta – letra B

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima do resumo de Escala Cartográfica  foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel