Escalas Termométricas: veja Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição

Termômetros, Pontos Fixos e as Escalas Termométricas Kelvin, Célsius e Fahrenheit são o assunto desta aula de revisão sobre Temperatura. É tema para o Enem e os vestibulares.

Você lembra das aulas de Física sobre Temperatura e as relações entre as Escalas Termométricas? Lembra Ponto de Fusão da água nas escalas dos graus Celsius, Kelvin, e Fahrenheit? Faça a sua revisão abaixo para o vestibular e o Enem.

Temperatura – Todos os corpos são formados por átomos e moléculas que se apresentam em um constante estado de vibração, ou seja, têm energia cinética.ponto de fusão destacadaA temperatura é a grandeza física escalar que associamos à energia cinética média das partículas constituintes dos corpos.

Dica importante: Assim, quanto maior o “grau de agitação” das partículas, maior será a energia cinética média delas e maior a temperatura do corpo.

O Termômetro

O termômetro é o aparelho usado para medir, de maneira indireta, a temperatura dos corpos. Em qualquer termômetro, uma temperatura é associada a cada valor de uma grandeza física variável.

Essa grandeza física variável é chamada grandeza termométrica e pode ser, por exemplo, a altura de uma coluna de mercúrio, a pressão de um gás, a resistência elétrica de um condutor ou a luminosidade do filamento incandescente dentre outras, dependendo apenas do tipo de termômetro.

O termômetro de tubo de vidro

O termômetro de tubo de vidro é constituído, basicamente, por um tubo de vidro com diâmetro interno da ordem de décimos de milímetro (tubo capilar) e um reservatório (denominado bulbo) contendo um líquido (geralmente mercúrio ou um álcool com corante).aula01_fig01.jpgNeste tipo de termômetro, a grandeza termométrica utilizada é a altura ou o comprimento da coluna de líquido no interior do tubo de vidro. Então, para cada valor da coluna de líquido associamos um determinado valor de temperatura.

Pontos fixos – Ponto do Gelo e Ponto do Vapor

Os pontos fixos são estados térmicos com temperaturas bem definidas usados para a calibração de um termômetro. Ao se calibrar um termômetro devemos utilizar dois pontos fixos.aula1_fig2.pngNo caso do termômetro de tubo de vidro utilizamos o ponto do gelo PG (temperatura de fusão do gelo sob pressão normal) e o ponto do vapor PV (temperatura de ebulição da água sob pressão normal).

Escalas Termométricas

Veja agora um resumo simples e rápido com a Introdução às Escalas Termométricas:

Muito bom este resumo. Facilita geral para você compreender a matéria. Esta aula é do canal Curso Enem Gratuito, no Youtube.

Atualmente são usadas três escalas termométricas:

  1. a escala Celsius;
  2. a escala Fahrenheit –ambas relativas–; e,
  3. a escala absoluta Kelvin.

 

Qualquer escala absoluta, como a Kelvin, associa o valor 0 (zero) ao estado de energia cinética mínima das partículas que constituem o corpo.

A figura a seguir mostra essas três escalas, assim como as temperaturas adotadas, em cada uma delas, para o primeiro e para o segundo ponto fixo.aula01_fig01.jpgPara relacionar as temperaturas entre duas ou mais escalas termométricas devemos estabelecer uma relação de proporcionalidade entre o número de divisões (graus) de cada trecho da escala e o número de divisões (graus) no intervalo fundamental, entre os pontos fixos).

Para estas três escalas termométricas, teremos:aula01_fig01.jpg

Aula Gratuita sobre Transferência de Calor

Aproveite o tema das Escalas Termométricas e avance um pouco mais. Confira na aula a seguir os fundamentos para as Trocas de Calor entre os corpos.

Entendeu como e por quê dois corpos com temperatura diferente, e quando em contato, tendem a buscar um ponto de equilíbrio? Parabéns! Agora, hora de fazer exercícios.

Exercícios sobre Escalas Termométricas

Questão 1

(UCSal – BA) O filme Fahrenheit 451, de François Truffaut, retrata um tempo futuro onde a leitura é proibida e toda publicação escrita deve ser destruída. No contexto, os bombeiros servem à comunidade não como apagadores de fogo, mas sim incineradores de livros. O título, Fahrenheit 451, corresponderia assim à temperatura em que o papel sofre combustão. Esta temperatura, na escala Celsius, é aproximadamente:

a) 47 °C

b) 132 °C

c) 226 °C

d) 233 °C

e) 2.095 °C

Dica 3 – Inércia, Ação e Reação, e Princípio Fundamental da Dinâmica. Entenda as aplicações das Leis de Newton nesta aula de Física Enem – https://blogdoenem.com.br/leis-newton-fisica-enem/

Questão 2

(UFPR) Num dia de muito frio, um termômetro digital americano instalado numa praça de uma pequena cidade litorânea registra 41° para espanto de todos. Um estudante percebe que a escala utilizada está em Fahrenheit (°F) e decide criar uma tabela de equivalências para facilitar a leitura à população. O valor em °C (escala termométrica adotada no Brasil) referente à temperatura é de:

a) 10 °C.

b) 5 °C.

c) –1 °C

d) –5 °C

e) 0 °C.

Questão 3

(Mack–SP) As escalas termométricas constituem um modelo pelo qual se traduz quantitativamente a temperatura de um corpo. Atualmente, além da escala adotada pelo SI, ou seja, a escala Kelvin, popularmente são muito utilizadas a escala Celsius e a Fahrenheit. A temperatura, cuja indicação na escala Kelvin é igual à da escala Fahrenheit, corresponde na escala Celsius a:

a) – 40 °C

b) 233 °C

c) 313 °C

d) 301,25 °C

e) 574,25°C

Questão 4

(PUC – RJ) A temperatura de uma sala aumenta 10 °C em 4 minutos. Essa taxa equivale a um aumento de temperatura de:

a) 3,0 K/s

b) 2,0 K/h

c) 2,5 K/s

d) 1,0 K/h

e) 2,5 K/min

Questão 5

(UFPE) Duas escalas termométricas, oX e oY, têm suas respectivas temperaturas, TX e TY, relacionadas pela expressão 2·TX – 3·TY + 5 = 0. Pode-se afirmar que uma variação de temperatura de 30 oX corresponde, na escala oY, a uma variação de:

a) 10 oY

b) 20 °Y

c) 30 ºY

d) 40 °Y

e) 50 °Y

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel