Filosofia Enem: Arte e Estética – Resumo Enem Gratuito

Revisão de Filosofia sobre o conteúdo de Artes e Estética. Cai sim no Enem e no Vestibular. E você ainda vai passar a sacar muita coisa para a sua vida cultura. Confira abaixo.

Filosofia Enem: Artes e Estética cai nas provas  – Sim, e cai no vestibular também. Os conteúdos de filosofia vão além do que muita gente imagina. Discutir e definir o que é bonito ou feio, o que é bom ou ruim está dentro do campo da Filosofia. Veja neste post do professor Carlos Eduardo Bastos.

Arte e Estética: A sensibilidade de quem admira um objeto (qualquer ser ou paisagem) – Quem é bonito? Quem é feio? O que é bonito? O que é feio? Qual expressão artística pode ser considerada bonita, feia, boa ou ruim? Difícil de responder né!? Bom, a resposta para tais perguntas parece dizer respeito à questão de gosto de cada pessoa. Será?

O certo é que todas as vezes que observamos algo, sentimos e escutamos qualquer coisa, os nossos órgãos sensoriais produzem informações para o nosso cérebro que rapidamente processa e nos proporciona uma interpretação sobre o que nos cerca.Geralmente esta interpretação pode nos levar a um sentimento de prazer, aprovação, reprovação, nojo, beleza, feiura, etc.

E isso tudo ainda depende de como a nossa sociedade percebe as coisas e de como nós absorvemos da sociedade esses significados. Assim, as ideias de belo, feio, bom, ruim estão intimamente ligadas à cultura à qual pertencemos.

Mas como identificamos ou como escolhemos o nosso estilo musical, o estilo de pintura, o tipo de filme ou peça de teatro que gostamos de assistir? Qual o melhor ou pior estilo? Para tentar responder a estas questões, a Filosofia possui um ramo de estudo chamado: “Estética”.

É justamente isso o que vamos estudar agora. Por motivos de agenda, não vamos nos aprofundar no tema, mas vamos aprender alguns dos principais conceitos desta disciplina. Bom Estudo! Prof. Carlos Eduardo Bastos.

– O que é Arte?

Do latim, ars, artis significa: o “ato de fazer”. Para os Gregos Antigos, a arte significava o domínio do ser humano de uma ou mais técnicas. Deriva daí a ideia de que saber faze r algo muito bem feito é uma arte, por exemplo: a arte da guerra, a arte da política, a arte de fazer parto, da medicina, do direito, etc.

Deste modo, arte é o ato de fazer a obra que será admirada, seja ela uma canção, uma escultura, uma poesia, uma dança, uma arquitetura. Ao longo da história da humanidade o que era “feio” passou a ser considerado “belo”, e vice-versa.

Veja, por exemplo, o que se passou na Europa durante o movimento das Vanguardas Europeias:

Muito bom este resumo!

O conteúdo de filosofia Enem: Arte e Estética.

Este tópico da Filosofia para o Enem compreende que a disciplina estética será, portanto, aquela que irá estudar, analisar a relação existente entre a arte e o homem. Mas o que determinaria o ato de fazer uma obra de arte?

A resposta mais aceita é a personalidade do artista e o contexto histórico-cultural do qual o artista faz parte e todas as influências que ele possa receber.

Para Gallo (1997), o próprio artista é quem determina a funcionalidade de sua obra. Na política, por exemplo, o artista pode retratar uma injustiça, um problema social, uma ideologia. Veja na imagem a obra “Os retirantes”, feita em 1944 por de Cândido Portinari (1903-1962).Este quadro representa a vida difícil dos milhares de brasileiros que migram de cidades do interior para os grandes centros em busca de melhores condições de vida. A imagem retrata a magreza, a fome, a miséria e o sofrimento das pessoas que se encontram nesta situação.

Na religião, a arte serve para a representação do sagrado e está a serviço das instituições religiosas e de suas crenças. A arte está presente nas pinturas, esculturas, hinos e arquitetura dos templos religiosos.

Na educação, a arte assume o compromisso com o lúdico, ou seja, busca, a partir da perspectiva pedagógica, ensinar as pessoas a compreender o mundo a partir da criação de obras artísticas.

Observe esta imagem do “Anjo com o Cálice da Paixão”, e que está exposta na Via Sacra de Congonhas, em Minas Gerais.

Anjo com o cálice da Paixão, na Via Sacra de Congonhas. A maior representação de arte sacra está relacionada à Igreja Católica na forma das imagens e esculturas que representam todas as divindades do cristianismo católico.

Há ainda a arte da técnica formalista, na qual a preocupação central do artista é o emprego correto de uma técnica específica para realizar uma obra de arte. Exemplos: Impressionismo, Expressionismo, Cubismo ou Surrealismo.aula03_img04.jpg Autorretrato (1889), de Vicent Van Gogh (1853-1890), e  Metamorfose, uma obra com a técnica formalista do Surrealismo, criada pelo artista Salvador Dali (1904-1989).

A Semana de Arte Moderna de 1922 – Virada Cultural no Brasil

Uma boa forma de você compreender como Arte & Estética se relacionam com cada momento das sociedades é revistar o resumo sobre a Semana de Arte Moderna no Brasil, que se passou em 1922.

Ela virou o mundo das artes “de cabeça para baixo”. Confira no resumo gratuito:

Arte & Filosofia – Resumo Enem Gratuito

Há sempre uma proximidade muito grande entre os movimentos artísticos e o pensamento filosófico de cada época. O mundos das artes reflete e questiona a sociedade, bem como o mundo da filosofia busca os limites da compreensão do pensamento e das possibilidades do ser humano.

Veja um resumo simples e rápido sobre a origem da Filosofia. Assim você percebe como ocorrem as mudanças nas escolas do pensamento.

O conceito moderno de arte estaria contido nas dimensões de Arte e Natureza; e de Arte e Ciência. A proposição surgiu nos nos trabalhos do filósofo Immanuel Kant. Basicamente o filósofo fez a seguinte diferenciação:

Para Arte e Ciência, distingue-se o significado de arte no sentido de haver uma arte da mecânica, na qual o ser humano teria a capacidade de fazer algo a partir do seu próprio conhecimento;

Para Arte e Natureza, o ser humano desenvolveu a terminologia de arte estética, que tem por finalidade a contemplação do sentimento de prazer, ou seja, do aprazível, que significa algo agradável e alegre. Daí o significado de Belas Artes.

Dica 2 – Filosofia Enem: aula sobre Ciência, Filosofia, Tecnologia e Técnica – https://blogdoenem.com.br/aula-2-filosofia-enem/

O que é Estética?

Foi o filósofo Alexander Gottlieb Baumgarten (1714-1831), que utilizou a palavra “estética”, no conceito moderno, pela primeira vez; ele tinha o intuito de estabelecer uma disciplina da filosofia que se encarregaria de estudar todas as manifestações artísticas.

Assim, já na Grécia Antiga, outros filósofos já faziam o uso da palavra “estética” que deriva da palavra grega aesthesis e que significa sensibilidade. Deste modo, no sentido mais estreito do significado, a palavra “estética” significa: “sensibilidade”. Atualmente seu significado moderno corresponde a: “doutrina do conhecimento sensível”.

Baumgarten definiu a estética como sendo uma disciplina que deveria refletir sobre as emoções produzidas pelos objetos que são admirados pelos seres humanos.

O autor ainda afirmava que a estética deveria ser abordada de forma subjetiva, ou seja, a partir da consciência da cada indivíduo. Este filósofo da arte entende que a única forma de se apreciar uma obra de arte se dá pela sensibilidade do observador, ela, a sensibilidade, só é possível quando o observador se permite contemplar a arte a partir da sua própria subjetividade.

As três concepções da relação entre arte e natureza.

1. Arte como imitação: arte dependente da natureza. Nesta concepção encontramos a inspiração do artista altamente atrelada à cópia de algum elemento pertencente à própria natureza, que é representado em uma pintura ou escultura.

Também é conhecida como arte morta. aula03_img06.jpg Reprodução do quadro “Esporas-Bravas” de Henri Fantin-Latour, 1892. Executada por Eva Afonso, 2011. Disponível em: www.pintaraoleo.blogspot.com.br

2. Arte como criação: arte independente da natureza. A originalidade de uma obra se expressa no próprio sentimento do artista, de modo que este é comparado a Deus como o criador da sua obra. O artista busca a perfeição não dos traços, mas dos sentimentos expressos.

O Romantismo é um bom exemplo, no qual a criação estética se desvincula da natureza e representa sistematicamente a liberdade criativa do homem.aula03_img07.jpg

3. Arte como construção: arte condicionada pela natureza. Nesta perspectiva há uma mistura conceitual entre homem e natureza. O homem cria uma obra artística na qual ele conjuga os elementos da natureza e os sentimentos do próprio homem.

O melhor exemplo desta perspectiva é, sem dúvida, a arte abstrata. mulher de vermelho e verde  “Mulher de Vermelho e Verde” – Fernand Léger (1881-1955), Paris

O que é Feio, o que é Belo? Veja os “Padrões de Beleza”

Veja agora uma discussão contemporânea contextualizando os Padrões de Beleza, que mudam todo o tempo na sociedade.

Gostou da aula? Muito boa, mesmo!

 

Dica 3 – Filosofia Enem – Lista com 10 filmes para estudar filosofia e sociologia – https://blogdoenem.com.br/enem-2013-filmes-sociologia/

Exercícios

Questão 1

“Um quadro não é pensado ou fixado de antemão. Enquanto o produzimos ele segue a modalidade do pensamento. Depois de terminado ele continua a mudar, conforme o estado daquele que contempla. Um quadro segue sua vida como um ser vivo, sofre as mudanças que a vida cotidiana nos impõe. Isto é natural, já que um quadro só vive graças àquele que o contempla.”   Pablo Picasso

Texto disponível em: flogao.com.br/nenadolores

Este fragmento do pensamento de Pablo Picasso significa:

a) O quadro é um ser vivo e é independente do artista, assume forma independente e é altamente abstrato em relação à realidade sensível.

b) O quadro é apenas o resultado do pensamento do artista que expressa a sua imaginação em um pedaço qualquer de superfície que permita a expressão máxima do artista.

c) Um quadro, por mais que tenha a intencionalidade de um artista por de trás de sua criação, sempre se manterá vivo mesmo que um artista já o tenha terminado. Isso só é possível porque quem o contempla terá sempre a chance de fazer uma nova interpretação daquilo que ele observa.

d) Um quadro não é de antemão algo solto, mas fruto de uma incessante inter-relação do artista com o mundo sensível.

e) Um quadro, uma vez terminado, é um quadro vivo apenas para o artista uma vez que ele é o criador e ao mesmo tempo o ser que admira a sua própria obra.

Questão 2

O quadrinho abaixo representa uma técnica artística que mistura o senso crítico e a caricatura.

aula03_img09.jpg

Imagem disponível em: rsinsurgente.blogspot.com.br

Assinale uma das alternativas que corresponda ao ato de intencionalidade do artista:

a) Formalista.

b) Religiosa.

c) Pedagógica.

d) Política.

e) Naturalista.

Questão 3

Analise a imagem, leia o texto e assinale a alternativa correta.

Exercício Simulado Escola Municipal Noel Rosa

aula03_img10.jpg

O Teatro de Fantoches para os Alunos do 1° ao 4° Ano. Fotos: Nelson Duarte

O Teatro de Fantoches, Interpretados por Agentes da Defesa Civil, é uma estratégia complementar ao Exercício Simulado. Durante 10 minutos, as crianças de 04 a 06 anos ficaram entretidas com 04 (quatro) personagens/fantoches que conversaram e ensinaram sobre o sistema de sirenes. O objetivo é o de apresentar o Sistema de Alarme por Sirenes, de forma lúdica e divertida, bem como mostrar a importância de ações de prevenção e preparação para os eventos de chuvas fortes nas comunidades.

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Exercício Simulado Escola Municipal Noel Rosa. Disponível em: formulariosonline.com.br (com adaptações)

O texto e a imagem representam um tipo de arte que visa:

a) Representar a natureza a partir das catástrofes naturais.

b) É uma arte com caráter pedagógico porque visa explicar a necessidade das crianças em saber o significado dos alarmes e sirenes.

c) É uma arte totalmente política, pois se trata de uma propaganda eleitoreira da administração pública do município.

d) É uma obra formalista, voltada para o emprego da técnica do fantoche, administrada em uma escola do rio de Janeiro.

e) É uma arte exclusivamente de caráter naturalista, pois o teatro de fantoche representa os perigos advindos das mudanças climáticas repentinas que têm assolado o Rio de Janeiro nos últimos anos.

Questão 4

ALEIJADINHO

Antônio Francisco Lisboa, que ficou famoso no mundo inteiro como Aleijadinho, nasceu em Ouro preto, Minas Gerais em 1730, cidade que a época tinha o nome de Vila Rica. Filho do casamento de Manuel Francisco Lisboa, português e mestre de obras de profissão, e da escrava Isabel, o escultor mineiro aleijadinho aprendeu desde cedo o ofício do pai, que foi o primeiro arquiteto de Ouro Preto. […] As suas obras-primas foram esculpidas em pedra-sabão, realizadas no período de 5 anos, entre 1800 a 1805, na cidade de Congonhas do Campo. As esculturas dos 12 apóstolos Abdias, Adacuque, Amós, Baruque, Daniel, Ezequiel, Isaias, Jeremias, Jonas, Joel, Naum e Oséias, ficam no adro do santuário da Igreja católica do Bom Jesus do Matosinho. Na frente da Igreja há uma ladeira com 6 capelas, onde está um conjunto de esculturas de Aleijadinho, em tamanho real, que revelam a Via Crucis de Jesus.

MENDES, Joice. Aleijadinho. Postado em maio 4, 2009. Texto disponível em: www.culturamix.com/aleijadinho. (com adaptações)

As obras deste renomado artista brasileiro representam o estilo Barroco de arte. Boa parte das suas obras possuem uma funcionalidade e um objetivo. Segundo o texto informado, podemos assinalar que a arte de Aleijadinho tem uma função artística e cultural voltada para a:

a) Arte formalista.

b) Arte religiosa.

c) Arte pedagógica.

d) Arte política.

e) Arte naturalista.

Questão desafio

Questão 5

UFMS – Nov. 2009

Quais formas geométricas encontramos na bandeira do estado do Mato Grosso do Sul?

aula03_img11.jpg

a) Triângulo isósceles, trapézio e um octógono estrelado.

b) Triângulo escaleno, trapézio e um heptágono estrelado.

c) Triângulo retângulo, trapézio e um heptágono estrelado.

d) Triângulo isósceles, trapézio e um pentágono estrelado.

e) Triângulo equilátero, trapézio e um hexágono estrelado.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel