Faltam:
para o ENEM

Como fazer um texto dissertativo-argumentativo – Redação Enem e vestibular

Entenda todas as características de um texto dissertativo-argumentativo. Com as dicas desta aula você tem mais chances para uma nota máxima na prova de Redação do Vestibular ou Enem. Veja a estrutura de Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão. Confira abaixo.

Como fazer uma Redação Enem ou Vestibular com texto dissertativo argumentativo? – Espante este mistério aqui e agora. Veja como chegar lá!

Os enunciados de Redação Enem ou vestibular Enem deixam sempre claro o que se pede. Na maioria dos casos você precisa escrever um texto dissertativo argumentativo, concluindo com uma proposta clara de intervenção ou de sugestão considerando os aspectos do Tema.

como fazer uma redaçao dissertativo argumentativa

Como explica o manual da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o formato da prova de redação Enem é a dissertação-argumentativa.

Redações corrigidas no padrão do Enem
Redações corrigidas no padrão do Enem

Esse gênero textual exige que o estudante construa e defenda seu ponto de vista, proponha uma tese inicial e apresente argumentos que comprovem o seu principal ponto de vista na Redação Enem. Os elementos centrais para você desenvolver são Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão.

Veja o primeiro passo para uma Redação Enem nota 1000:

Primeiramente, leia o tema e os textos motivadores. Interpretação de Texto é o fundamento para você ‘ler e entender’ o enunciado.

Esse será o seu grande ponto de partida para escrever uma boa dissertação e obter sucesso na pontuação no vestibular ou no Enem. Uma leitura atenta vai evitar que você cometa um dos erros mais comuns dos estudantes: fugir do tema. Razão pela qual muitas redações ganham nota zero.

redação dissertativa argumentativa

Você deve estar se perguntando: como garantir que eu entendi o tema proposto? Para começar, elabore perguntas sobre o assunto. Faça uma espécie de questionário e reflita sobre os pontos levantados. Isso vai facilitar a percepção de como o tema deverá ser desenvolvido. Quer revisar  um pouco para se garantir na Redação Enem? Veja aqui uma aula gratuita sobre Interpretação de Texto.

Em geral, nos vestibulares ou na Redação Enem o enunciado propõe como tema um problema, e que exige uma proposta de encaminhamento ou de solução. Por isso essa estratégia é bastante eficiente: foque primeiro no problema, depois em suas causas e, finalmente, nas possíveis soluções. Responda as seguintes questões antes de escrever a redação:

Seis perguntas para uma Redação Enem Nota Máxima

1. Qual o problema?   2. Por que se trata de um problema?    3. Quais as causas para tal problema?   4. Há alguma solução?   5. Como e por que colocar tal solução em prática?   6. Como essa proposta pode, de fato, resolver o problema?

Todas essas perguntas fazem parte do que chamamos de brainstorming. Uma vez respondidas essas questões, elabore um projeto de texto e defina com mais detalhes a tese a ser defendida. Vamos seguir com o nosso post-aula sobre como preparar um texto Dissertativo Argumentativo.

Você já respondeu as 6 perguntas acima?

Se a resposta for SIM, então você já tem uma base de como começar a escrever. Ainda não? – Então, volte um parágrafo, leia novamente as seis perguntas, e  responda antes de prosseguir.

OK, agora você já tem os instrumentos necessários para criar sua tese, ou seja, o que será defendido ao longo dos parágrafos de sua dissertação para o  vestibular ou para uma Redação Enem. Anote suas ideias em uma folha de rascunho. Tome cuidado para escolher uma tese que você conheça profundamente e possa defender com desenvoltura.

A partir dessa fase, você começa a colocar “a mão na massa”. Seu principal foco deve ser o conteúdo, e não tanto a gramática e ortografia. Então, dê mais importância para a organização de seus argumentos. Suas ideias devem fazer sentido.

Apresente seus argumentos de forma harmoniosa para que a leitura do texto seja fluida, ou seja, fácil de ler e de compreender.

A coerência e a organização vão valorizar cada ponto de seus argumentos. Quanto mais fácil for para o corretor entender seu texto, maiores as chances de garantir uma boa nota. Depois do vídeo abaixo veja com fazer a Introdução, o Desenvolvimento, e a Conclusão da sua  Redação no Vestibular ou numa Redação Enem.

 Componentes de uma dissertação argumentativa para um Redação nota Máxima: introdução, desenvolvimento, e conclusão.

1 – Introdução 

A introdução equivale ao primeiro parágrafo. Nessa parte você fará a apresentação do problema e de suas principais abordagens. Sua tese principal também deve estar aqui. Os argumentos que vão explicar e defender seu ponto de vista estarão nos parágrafos seguintes. Dessa forma, você irá direcionar o olhar do leitor para seguir sua linha de raciocínio.

2 – Desenvolvimento 

Os dois ou três parágrafos depois da introdução compõem o desenvolvimento. É a partir do segundo parágrafo que você vai defender a tese apresentada na introdução.

Cada parágrafo do desenvolvimento deve apresentar argumentos que sustentem as afirmações anteriores. Dessa forma, será possível analisar de forma profunda e contextualizar sua ideia principal. Veja como fazer nestes 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000.

redação nota 1000 horizontal
Confira textos nota 1000 no Enem

3 – Conclusão

No parágrafo final da dissertação, você deve retomar o que apresentou na introdução, de modo a reforçar o problema discutido até aqui. A diferença é que na conclusão, você apresentará soluções sobre as questões levantadas anteriormente.

As frases-chave de cada parágrafo também serão retomadas. Dessa forma, quando o leitor terminar a leitura, estará certo de que você propõe as melhores soluções possíveis para os problemas apresentados ao longo do texto. Veja a seguir as dicas para corrigir seus textos ao longo do ano.

Importante: Não se esqueça de revisar seu texto antes de entregar a Redação!

Esse é o momento de prestar atenção nos erros gramaticais, na ortografia e na pontuação. Uma dica importante: se você não está seguro sobre a grafia de uma palavra, substitua por um sinônimo. Caso não conheça uma palavra com um significado semelhante, mude a frase. O importante é não perder pontos à toa!

Quatro passos para a Redação Enem Nota 1000

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

Cuidado com os erros! – Veja se não há nenhuma frase solta ou fora do contexto. Esteja atento se os parágrafos seguem uma sequência lógica e se estão de acordo com a sua tese principal. Completada essa etapa, agora é o momento de passar o texto a limpo e de, finalmente, entregar sua redação.

Mas antes de copiar o texto da folha de rascunho, veja se você cumpriu com o número mínimo de linhas ou se não ultrapassou o limite máximo. Preste atenção nas margens que limitam a folha e faça um esforço para que a sua letra seja a mais clara possível.

qg do enem  10 azul free flickr  Veja aqui 10 Dicas Gratuitas de Redação Enem preparadas pelos professores do QG do Enem. Confira como deve ser a Estrutura da Redação, como defender o seu ponto de vista, e como construir seus argumentos e a conclusão. Aqui:  10 Dicas de Redação Enem

 

Dica do Blog: como anda sua leitura e interpretação de texto? Reserve alguns minutos para melhorar essas habilidades: Leitura e Interpretação de Textos

A professora de português Rafaela Lobo explica conceitos importantes na hora de produzir uma redação. Numa videoaula de 10 min, ela dá dicas de interpretação de texto e apresenta os diferentes gêneros textuais. Dá uma olhada:

Dica do Blog: dominar a grafia de algumas palavras é um problema pra você? Descubra como resolvê-lo:http://blogdoenem.com.br/redacao-porque/

Você já escolheu o  que você quer ser? Antes de fazer a sua opção por um curso superior veja 70 carreiras e as chances de emprego e salário no Guia de Cursos de Graduação e Mercado de Trabalho do Blog do Enem.

Gostou das sugestões? Tenho certeza de que a partir de agora você terá muito mais facilidade em escrever sua Redação do Enem e garantir a nota 1000. Boa sorte!

Post escrito por Martim Vicente Carrello. Ele é natural do Rio de Janeiro (capital). É formado em História e Letras, com especialização e mestrado em literatura brasileira. Martim é apaixonado por educação, tendo atuado desde a educação infantil até o ensino superior. https://www.facebook.com/martim.silva.752