Rotação e Translação: veja os principais movimentos da Terra. Cai no Enem

Hora de ver o resumo sobre os Principais Movimentos do Planeta Terra: Rotação e Translação. Veja as características do giro em torno do próprio eixo, e da volta ao redor do Sol. Confira aula gratuita com vídeos, exemplos, e exercícios resolvidos. É para gabaritar nas questões de Geografia no Enem, Encceja e vestibulares.

Os Principais Movimentos do Planeta Terra são o de Rotação, em torno do próprio eixo a casa 24 horas; e o de Translação, com uma volta em órbita elíptica em torno do Sol, com ciclo anual.

O Movimento de rotação – É o movimento que a Terra executa em torno de si mesma em aproximadamente 24 horas. Esse movimento foi de fundamental importância para a determinação dos pontos cardeais e consequentemente a criação das rosas dos ventos que são muito utilizadas na orientação.

As consequências principais da Rotação:

  • Dias e noites.
  • Achatamento polar.
  • Movimento aparente do Sol.
  • Determinação dos fusos horários.

Aula gratuita: veja o movimento de Rotação

Confira um resumo simples e rápido com o professor Rafael Carrieri o Movimento de Rotação. Ele é do Curso Enem Gratuito:

Muito bom este resumo. Confira agora o tempo exato que dura “um giro da Terra em torno do próprio eixo”:

O movimento de Rotação da Terra, consiste no giro em torno do seu eixo e se observado do Polo Norte, a Terra gira no sentido anti-horário e o tempo necessário para completar a volta é de 23 horas, 56 minutos e 47 segundos, arredondando para 24 horas.

A velocidade que a Terra pratica o movimento de Rotação é de 30 quilômetros por segundo, mas essa velocidade não é exata, na verdade, sendo variável.Durante muitos séculos a percepção de dias e noites era data por uma crença de que o Sol girava em torno da terra a cada 24 horas.

A Igreja Católica defendia a tese de que a Terra era o centro do universo. Os frades que desafiaram este dogma chegaram a ser queimados na fogueira (frade Giordano Bruno).

E, os cientistas que desenvolveram as teorias e os instrumentos de comprovação pela observação de que a Terra é que girava ao redor do Sol foram perseguidos pela Igreja (como o professor Galileu Galilei).

O Movimento de translação

É o movimento que a Terra executa em torno do Sol em aproximadamente 365 dias. Esse movimento aliado à inclinação do eixo de rotação da Terra (obliquidade da eclíptica) traz como consequência a distribuição desigual de energia solar durante quase todo o ano.

Quente no verão; Frio no inverno: Por isso você sente mais calor no verão e mais frio no inverno, respeitadas as características de cada Hemisfério.

Consequências principais da Translação:

  • Estações do ano (solstícios e equinócios).
  • Determinação das zonas de iluminação da Terra.

Aula gratuita: o movimento da Translação

Veja agora com o professor Rafael Carrieri o resumo sobre o Movimento de Translação:

Muito boa esta explicação. Ajuda super a compreender certinho o Movimento da Translação.

O tempo exato da Translação

Diferentemente da rotação da Terra em torno do seu próprio eixo, que leva 24 horas para rotacionar em torno dela mesma, provocando a percepção de dias e de noites, alternando as partes da terra que são iluminadas pela luz do Sol, a translação é mais lenta: a Terra leva 365 dias e aproximadamente 6 horas para dar uma volta completa em torno do Sol.

Essa dinâmica originou a criação do ano. Mas não pense que foi tudo assim tão óbvio. O pensamento primitivo dizia que era o contrário, que o Sol girava ao redor da Terra. Quem dissesse o contrário era torturado e até queimado vivo numa fogueira em praça pública. Veja abaixo.

Veja a imagem e entenda como a Translação acontece:

Preste bem atenção nessa figura: a Terra gira em torno de si mesma, do seu eixo imaginário, (rotação) e ao mesmo tempo ela está girando ao redor do Sol (translação). Figura 1 – O Movimento de Translação da Terra ao redor do Sol.Movimento de Translação - Terra

A Orientação a partir do Sol, da Lua e das Estrelas

A orientação é fundamental em várias atividades humanas como transporte, guerras, esporte, entre outras. Na antiguidade, os astros eram os meios de orientação mais utilizados (Sol, Lua e estrelas).

Com a expansão das grandes navegações, a bússola passou a ser utilizada amplamente. Já no final do século XX, com o intenso aperfeiçoamento tecnológico o GPS (sistema de posicionamento global) apresenta grande precisão em termos de orientação que a partir de satélites artificiais passou a ser amplamente utilizado nos meios de transporte, esporte, guerras, entre outros.

O Globo Terrestre

Principais paralelos da TerraGeografia Enem

 

Determinação dos meridianosfigura_29.jpg

Latitude e Longitude

As latitudes são pontos em graus que variam de 0 a 90 graus norte/ sul, enquanto as longitudes são pontos em graus que variam de 0 a 180 graus leste/oeste.

A partir dos paralelos e meridianos, podemos determinar as coordenadas geográficas que são pontos em graus na superfície da Terra e são calculados a partir das latitudes e das longitudes.

Obs.: Não esquecer as palavras sinônimas de norte (boreal e setentrional); sul (meridional e austral); oeste (ocidental); e leste (oriental).

Saiba mais sobre os Principais Movimentos da Terra nesta playlist de aulas do canal Aula De, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

Observe a figura:

figura_30.jpg

A posição indicada na figura a seguir marca, em nosso planeta, o início de uma estação em cada hemisfério.

Esta estação é:

a) A primavera no Hemisfério Norte, estando a Terra no equinócio.

b) O outono no Hemisfério Sul, estando a Terra nas proximidades do solstício.

c) Os verões meridionais, estando a Terra no solstício.

d) Os outonos setentrionais, estando a Terra no equinócio.

e) Os verões setentrionais, estando a Terra no solstício.

Dica 1 – Revise sobre os Problemas Ambientais (aula 1) e fique preparado para o dia das provas. Nesta aula de Geografia Enem, vamos rever sobre o Aquecimento Global. – https://blogdoenem.com.br/problemas-ambientais-geografia-enem/

Questão 02

(IFPE – Instituto Federal de Pernambuco). Assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas em relação à localização e orientação.

( ) Quando o hemisfério Sul recebe os raios solares perpendicularmente ao Trópicos de Capricórnio, dizemos que está ocorrendo o solstício de inverno.

( ) No dia em que os raios solares incidem perpendicularmente ao Equador, o dia e a noite têm 12 horas de duração em qualquer ponto do planeta.

( ) O dia e a hora do início dos solstícios e dos equinócios variam de ano para ano; a duração das estações do ano, também.

( ) As coordenadas geográficas funcionam como “endereço” de qualquer localidade do planeta, sendo necessário serem conhecidas a latitude e longitude.

( ) As regiões, situadas num mesmo fuso, adotam o mesmo horário. Nelas, as horas aumentam para oeste e diminuem para leste, de qualquer referencial adotado.

A sequência correta de letras, de cima para baixo, é:

a) VVFVV

b) VVVFF

c) FFVVV

d) VFVFF

e) FVVVF

Dica 2 – Acompanhe este segunda aula sobre Problemas Ambientais e fique preparado para a prova de Geografia Enem. Estude com a gente, o Enem está quase chegando! – https://blogdoenem.com.br/problemas-ambientais-2-geografia-enem/

Questão 03

(UNICENTRO/PR – Universidade Estadual do Centro-Oeste). A Terra executa vários movimentos, dos quais os mais importantes para a vida do homem são o de rotação e o de translação. A opção que contém informações INCORRETAS sobre a Terra e seu posicionamento em relação ao Sol é:

a) afélio corresponde ao afastamento máximo da Terra em relação ao Sol, enquanto periélio é o nome dado ao ponto de aproximação máxima.

b) as regiões de maior longitude apresentam as maiores diferenças entre o dia e a noite nos dias de equinócio.

c) durante o movimento de translação da Terra, há apenas dois dias em que os raios solares ficam em exata posição perpendicular ao Equador, são os equinócios.

d) a distância em graus do Equador aos Trópicos de Câncer e de Capricórnio corresponde à medida de inclinação da Terra em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol.

e) os raios solares incidem perpendicularmente apenas em pontos localizados na zona tropical, o que faz dessa região a zona térmica mais quente da Terra.

Dica 3 – Relembre sobre os Principais Oceanos em mais esta aula de revisão para a prova de Geografia Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – https://blogdoenem.com.br/principais-oceanos-geografia-enem/

Questão 04

(UNEMAT/MT – Universidade do Estado de Mato Grosso). Analise a figura e os itens abaixo.

figura_31.jpg

Fonte: Magnoli Demétrio e Regina Araújo. Geografia Geral edo Brasil. 2005, p. 82.

I. No solstício de verão do hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente ao trópico de Capricórnio.

II. O hemisfério norte, em 21 de dezembro, recebe mais insolação, ocasionando dias mais curtos e as noites mais longas.

III. No solstício de verão do hemisfério norte, o sol incide perpendicularmente ao trópico de Câncer.

IV. A distribuição da insolação na superfície terrestre é condicionada pelos movimentos da terra no espaço.

V. No hemisfério norte, em 21 de junho, inicia-se o inverno.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente I e II estão corretos.

b) Somente I, III e IV estão corretos.

c) Somente II, III e V estão corretos.

d) Todos os itens estão corretos.

e) Nenhum dos itens está correto.

Questão 05

(UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Ainda são 31 de dezembro no Brasil quando a televisão noticia a chegada do Ano Novo em diferentes países. Entre os países que comemoram a chegada do Ano Novo antes do Brasil, encontram-se a Austrália, a Nova Zelândia e o Japão.

Este fato se deve:

a) à inclinação do eixo terrestre.

b) ao movimento de rotação terrestre.

c) ao movimento de translação terrestre.

d) à maior proximidade do sol no verão.

e) à diferença de latitude entre esses países e o Brasil.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel