O Inep adiantou e o gabarito oficial do Enem 2024 já está disponível! Saiba como acessar para conferir o seu número de acertos nas provas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acaba de divulgar os Cadernos de Questões e o gabarito oficial do Enem 2024. A partir de agora, você já pode acessar o site oficial para conferir o seu desempenho.
O material está separado de acordo com as cores dos cadernos e por dia de aplicação. O exame foi realizado nos dias 3 e 10 de novembro em todo o Brasil.
É importante ressaltar que o número de acertos não corresponde diretamente à nota do Enem, calculada pela TRI. Para facilitar a sua consulta, compilamos os gabaritos aqui no blog, por cor do caderno de prova e dia de aplicação. Siga a leitura!
Questão anulada
Uma questão foi anulada na prova de ciências da natureza. Com isso, ela não será considerada para o cálculo da proficiência dos participantes. Confira o número dessa questão em cada um dos cadernos:
- Verde: Questão 124;
- Cinza: Questão 100;
- Azul: Questão 129;
- Amarelo: Questão 102.
Gabarito oficial do Enem 2024: primeiro dia
Baixe os cadernos de provas, conforme a cor, e confira o gabarito oficial do Enem 2024 das provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Caderno Azul
Caderno Amarelo
Caderno Branco
Caderno Verde
Gabarito oficial do Enem 2024: segundo dia
Se você ainda não fez o download, baixe os cadernos de provas, conforme a cor, e confira o gabarito oficial do Enem 2024 das provas de Matemática e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Caderno Azul
Caderno Amarelo
Caderno Cinza
Caderno Verde
Reaplicação do Enem 2024
A partir desta segunda-feira, 11 de novembro, teve início o prazo para requerer a reaplicação do Enem 2024, que vai até o dia 15.
Aqueles candidatos que enfrentaram contratempos logísticos ou estiveram incapacitados por enfermidades infectocontagiosas, conforme indicado no edital, têm a possibilidade de solicitar, através da Página do Participante, a realização das provas nos dias 10 e 11 de dezembro.
Como será a prova de reaplicação?
A prova para os candidatos da reaplicação não será a mesma aplicada nos dias 3 e 10 de novembro.
O padrão do exame, porém, é o mesmo: são 45 perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias e uma redação no primeiro dia.
O segundo dia tem 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.
Como a nota do Enem é calculada?
Com a divulgação do gabarito oficial do Enem 2024, é normal sentir certa ansiedade sobre o número total de acertos que você fez nas provas. Mas, sabia que não é só isso que conta para a sua nota final no exame?
O sistema de correção do Enem é conhecido como Teoria de Resposta ao Item (TRI), também chamado de método antichute. Diferente de uma correção convencional, onde a pontuação é determinada apenas pelo número de questões corretas, a TRI leva em conta a coerência das respostas em relação ao conjunto de questões apresentadas na prova.
Ela avalia a dificuldade das questões e o conhecimento demonstrado pelo participante. Isso significa que dois estudantes com o mesmo número de acertos podem ter pontuações diferentes, já que o método pondera a complexidade das questões respondidas.
Em outras palavras, a TRI considera que um estudante que acertou questões muito difíceis também deve acertar as mais fáceis. Quando isso não acontece e existe incoerência das respostas, o sistema interpreta que este participante “chutou” algumas questões e concede uma pontuação menor para esses itens.
Outro aspecto importante da TRI é que ela não tem limites fixos entre as áreas de conhecimento, ou seja, as pontuações máximas e mínimas variam conforme as características das questões selecionadas para a prova.
Apenas a prova de redação tem pontuação máxima fixa de 1000 pontos, devido ao processo diferenciado de correção.
Quando sai o resultado do Enem 2024?
Os resultados individuais do Enem 2024, assim como a nota da Redação, serão divulgados apenas no dia 13 de janeiro de 2024.
Lembre-se de que a sua nota abre diversas outras oportunidades educacionais. Dentre as principais formas de utilizar sua pontuação estão o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
É importante já começar a se informar sobre esses programas antes mesmo da divulgação dos resultados. Cada um possui requisitos e prazos específicos, e estar preparado faz toda a diferença na hora de decidir o melhor caminho a seguir.