Resumo com Simulado. Saiba quais são as principais características do Realismo e treine para as provas com questões do Enem e vestibulares! São 10 exercícios para você testar seus conhecimentos!
O Realismo é uma das escolas literárias que mais caem nas questões de Literatura do Enem. Autores como Machado de Assis também estão os autores mais cobrados. Por isso preparamos uma lista de exercícios sobre Realismo no Brasil e um resumo para você se preparar para as provas!
Antes de começarmos a ver sobre o Realismo propriamente dito, vamos entender o seu contexto de surgimento.
Na Europa, que estava vivendo a segunda fase da Revolução Industrial, há uma mudança radical na cultura: o cientificismo, ou seja, a análise científica, para ser o ponto de partida para o desenvolvimento e o progresso.
No Brasil, as mudanças sociais e políticas também serão avassaladoras. A Abolição da Escravatura (1888) marca o fim de séculos de opressão. A Proclamação da República (1889) concede ao povo a soberania por meio de representantes eleitos, marcando o fim da Monarquia.
O Realismo no Brasil
Confira com a professora de literatura Camila Zuchetto Brambilla, do canal do Curso Enem Gratuito, como aconteceu o movimento e quais as principais características do Realismo no Brasil:
Realismo é a denominação genérica da reação aos ideais românticos que caracterizou a segunda metade do século XIX. De fato, as profundas transformações vividas pela sociedade europeia exigiam uma nova postura diante da realidade. Assim, não havia mais espaço para as exageradas idealizações românticas. Vem daí o Realismo no Brasil.
A obra que marca o início do Realismo no Brasil é Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (1839-1908). Foi publicada em março de 1880, como um folhetim, em capítulos na Revista Brasileira. No ano seguinte, saiu na forma de livro. A data formal do Realismo na literatura brasileira é o ano de 1881, portanto.
Machado de Assis, o rei do Realismo:
Confira a importância da escrita machadiana para consagrar o Realismo na literatura brasileira:
Uma característica básica do realismo em Machado de Assis é a visão antiburguês. Isso porque o texto machadiano revela a verdadeira face da sociedade ao final do Império.
A crítica era feita a partir do próprio comportamento dos personagens, de maneira magistral, revelando as falsas bases do relacionamento social da época. Ou, com o narrador fazendo as costuras para o leitor, como no romance das Memórias Póstumas de Brás Cubas.
O contexto do Realismo
Para saber mais sobre as características do Realismo no Brasil, confira a videoaula do Curso Enem Gratuito! E para saber mais sobre os principais autores e obras realistas, confira o conteúdo que está logo depois dos exercícios sobre Realismo.
Em seguida, responda às questões do Enem e vestibulares sobre o Realismo. Se ficar com dúvidas, não esqueça que tem mais conteúdo depois da lista de exercícios!
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(ACAFE SC/2017)
“Diferentemente do Realismo e do Naturalismo, que se voltavam para o exame e para a crítica da realidade, o Parnasianismo representou na poesia um retorno ao clássico, com todos os seus ingredientes: o princípio do belo na arte, a busca do equilíbrio e da perfeição formal. Os parnasianos acreditavam que o sentido maior da arte reside nela mesma, em sua perfeição, e não na sua relação com o mundo exterior.”
(CEREJA; MAGALHÃES, 1999, p. 334).
Sobre o Parnasianismo, assinale a alternativa correta.
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(Fac. Direito de São Bernardo do Campo SP/2017)
Jacinto que, em Paris, desfrutava de todos os recursos da civilização, decide ir a Portugal, resolver situação familiar e passar um tempo de serra áspera. Para isso, faz transportar para lá tudo o que entende necessário para viver confortavelmente. De acordo com o romance A Cidade e as serras, indique a alternativa cujo conteúdo NÃO CONFERE com o que, de fato, ocorreu com o transporte do material.
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(FGV /2017)
Esta sinistra morada era habitada por uma personagem talhada pelo molde mais detestável; era um caboclo velho, de cara hedionda e imunda, e coberto de farrapos. Entretanto, para a admiração do leitor, fique-se sabendo que este homem tinha por ofício dar fortuna!
Naquele tempo acreditava-se muito nestas coisas, e uma sorte de respeito supersticioso era tributado aos que exerciam semelhante profissão. Já se vê que inesgotável mina não achavam nisso os industriosos!
E não era só a gente do povo que dava crédito às feitiçarias; conta-se que muitas pessoas da alta sociedade de então iam às vezes comprar venturas e felicidades pelo cômodo preço da prática de algumas imoralidades e superstições.
Pois ao nosso amigo Leonardo tinha-lhe também dado na cabeça tomar fortuna, e tinha isso por causa das contrariedades que sofria em uns novos amores que lhe faziam agora andar a cabeça à roda.
Tratava-se de uma cigana; o Leonardo a vira pouco tempo depois da fuga da Maria, e das cinzas ainda quentes de um amor mal pago nascera outro que também não foi a este respeito melhor aquinhoado; mas o homem era romântico, como se diz hoje, e babão, como se dizia naquele tempo; não podia passar sem uma paixãozinha. Como o ofício rendia, e ele andava sempre apatacado, não lhe fora difícil conquistar a posse do adorado objeto; porém a fidelidade, a unidade no gozo, que era o que sua alma aspirava, isso não o pudera conseguir: a cigana tinha pouco mais ou menos sido feita no mesmo molde da saloia.
Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um sargento de milícias.
Considerada no contexto histórico-literário da época em que foram publicadas as Memórias de um sargento de milícias, a crítica à idealização romântica, presente nessa obra, indica que
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(FPS PE/2017)
Uma correlação entre a produção literária e as condições histórico-sociais e políticas de cada sociedade revela mútuas influências além de evidenciar a importância cultural da Literatura. No Brasil, nessa perspectiva, podemos reconhecer que:
1. no período dominado pelo Barroco, predominava o interesse por resgatar os valores da cultura Greco-latina. Os textos literários desse período refletem esse dualismo, num incessante jogo de contrastes.
2. o Romantismo, ligado ao tempo da independência política do Brasil, representa o início de uma verdadeira literatura nacional. Daí o interesse pelas temáticas do indianismo, pela exaltação da natureza pátria, pela idealização subjetiva.
3. o Realismo/Naturalismo coincide com os princípios do Positivismo. Assim é que prevalece a negação do subjetivismo e a valorização do cientificismo. No Brasil, um representante que se destaca nesse período é Machado de Assis.
4. o Parnasianismo, negando o sentimentalismo romântico, intenta chegar à ‘impessoalidade’ e ao racionalismo. Tem como traço característico, o culto da forma. Filia-se à estética da “arte pela arte”.
5. o Modernismo ganha corpo no início do século passado. Responde ao apelo dos movimentos de vanguarda, ciosos por cultivar a liberdade formal, romper com o academicismo e validar os padrões da linguagem nacional.
Estão corretos os comentários feitos em:
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UNICAMP SP/2017)
O romance Memórias póstumas de Brás Cubas é considerado um divisor de águas tanto na obra de Machado de Assis quanto na literatura brasileira do século XIX. Indique a alternativa em que todas as características mencionadas podem ser adequadamente atribuídas ao romance em questão.
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNICAMP SP/2017)
Sabe-se que Coração, cabeça e estômago é uma obra atípica na produção ficcional de Camilo Castelo Branco. Em relação a essa obra, assinale a alternativa em que todas as características listadas são corretas.
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UniCESUMAR SP/2017)
O romance A Cidade e as Serras foi escrito em 1865 por Eça de Queirós. Desta obra é INCORRETO afirmar que
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(USF SP/2017)
É notório que José de Alencar, Machado de Assis e João Guimarães Rosa são alguns dos expoentes da literatura brasileira. A respeito da obra, do estilo e das características dos autores, é correto afirmar que
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(USF SP/2017)
A produção literária de cada época é classificada de acordo com o conjunto de características comuns, dando origem às escolas ou estéticas literárias. A seguir, você encontrará uma série de afirmações a respeito das escolas, dos autores e das obras que compõem o rico acervo da Literatura brasileira. Analise-as.
I. O Barroco é composto pela produção de Gregório de Matos, que escreve poesia religiosa, satírica, amorosa, filosófica e erótica. O outro nome de destaque nesse momento – Padre Antônio Vieira, que escreve sermões religiosos e de caráter crítico-analítico – não pode ser considerado parte da Literatura nacional devido à sua origem europeia.
II. O Romantismo tem uma produção extensa: três gerações na poesia e romances de temas diversos na prosa. Um dos principais nomes do Romantismo nacional é José de Alencar, que escreveu, dentre outros, o romance indígena Iracema. Nessa obra, a beleza e as qualidades da personagem-título são comparadas a elementos da natureza e se destacam com relação a eles, em um exercício de idealização típico dessa escola literária.
III. O Realismo no Brasil é sinônimo de Machado de Assis. A obra inicial desse movimento, Memórias póstumas de Brás Cubas, traz, entre outras características, a conversa com o leitor, a metalinguagem, as referências intertextuais, a análise psicológica, a quebra de linearidade narrativa e o ceticismo.
IV. O Naturalismo destaca-se pelo desvendamento das misérias humanas no aspecto coletivo, em especial nos espaços em que vivem os menos favorecidos. Influenciadas pelo cientificismo, obras como O cortiço, de Aluísio Azevedo, Bom-Crioulo, de Adolfo Caminha, e O Ateneu, de Raul Pompeia, trazem elementos como o determinismo, o evolucionismo e o criacionismo.
V. As obras em prosa do Pré-Modernismo estabelecem a problematização do país ao abordar questões pertinentes a regiões do Brasil que permaneciam desconhecidas pela grande maioria dos brasileiros até então. Igualmente engajada, a produção literária da Geração de 30 ecoa os princípios pré-modernistas e traz obras em que denunciam as mazelas locais, em especial do Nordeste brasileiro, como Cacau, Fogo morto, Vidas secas e Capitães da areia.
É correto o que se afirma em
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(Fundação Instituto de Educação de Barueri SP/2016)
Considere o texto de Alfredo Bosi, acerca de um dos mais importantes romances da literatura brasileira.
A revolução dessa obra, que parece cavar um fosso entre dois mundos, foi uma revolução ideológica e formal: aprofundando o desprezo às idealizações românticas e ferindo no cerne o mito do narrador onisciente, que tudo vê e tudo julga, deixou emergir a consciência do indivíduo, fraco e incoerente.
(História concisa da literatura brasileira. 3. ed. São Paulo, Cultrix, 1985, p. 197)
Em seu comentário, Alfredo Bosi refere-se à obra
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Características do Realismo no Brasil
Objetivismo:aparece como negação do subjetivismo romântico e nos mostra o homem voltado para aquilo que está diante e fora dele.
A lei da causalidade: pouco importa que os fatos sejam físicos ou morais, eles sempre têm suas causas. Existem causas para a ambição, a coragem, a veracidade; o vício e a virtude são produtos químicos, como o açúcar.
Interpretação da vida através da análise do concreto: é a ciência norteando o conhecimento; só conhecemos aquilo que observamos e experimentamos.
Linguagem próxima da realidade:fácil, respeitando o ambiente em que está inserida a personagem.
Retratação do presente:importando o momento e a verdade em torno daquele momento.
Personagens semelhantes a pessoas comuns: insere-se na literatura a importância da análise psicológica das personagens, refletindo melhor a verdade.
Detalhismo real:preocupação em “fotografar” a realidade.
Autores e obras do Realismo
Em seguida, saiba mais sobre autores como Machado de Assis, Aluísio Azevedo e Raul Pompéia.
Machado de Assis
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu e morreu no Rio de Janeiro. De origem humilde, frequentou apenas a escola primária. Do cargo de tipógrafo passou a revisor, redator e colaborador de jornais e revistas.
Sua produção intelectual, iniciada com a crônica e o teatro, foi se intensificando até atingir o ponto culminante com os romances da segunda fase (com destaque para “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”) que o consagraram como um dos maiores escritores da língua portuguesa. A morte de Carolina, sua esposa, em 1904, assinala o início de um período de profunda melancolia na vida de Machado de Assis.
De acordo com a crítica, seu último romance – “Memorial de Aires” – tem caráter autobiográfico. Dentre as características machadianas destacam-se o pessimismo e o humor. Leia a seguir, fragmentos que, respectivamente, tratam disso.
Aluísio Azevedo
Nasceu no Maranhão (1857) e morreu na Argentina (1913). Foi caricaturista de jornais de jornais políticos e humorísticos. Seu romance “O mulato” (1881) é considerado como o primeiro romance naturalista brasileiro. Transitando entre o Romantismo e o Naturalismo, escreveu diversas obras, de qualidade desigual, até 1895, quando trocou a carreira literária pela diplomacia. Sua obra mais famosa é “O cortiço” (1890).
Raul Pompéia
Nasceu e morreu no Rio de Janeiro (1863-1895). Foi professor e jornalista político, participando da campanha abolicionista e engajando-se na causa republicana. Possui algumas obras, porém ficou famoso devido a “O Ateneu”. Neste livro, a personagem Sérgio, já adulto, narra seu tempo de aluno interno no Ateneu. O romance se inicia com a significativa frase do pai: “Vai encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta“.
O Realismo e as artes
É muito comum que o Enem cobre obras de arte relacionadas a escolas literárias. Por isso, trouxemos este conteúdo como um bônus. Aproveite!
No continente Europeu o movimento realista teve forte impacto na pintura. As artes plásticas passaram a mostrar o cotidiano em destaque, sem ilusionismos sobre as cenas que estavam representadas nas imagens.
Entre os ícones daquele movimento estava o pintor francês Gustave Coubert, que chocou a sociedade com as temáticas sociais. Uma das obras mais representativas de Coubert é o quadro “Os quebradores de pedras”.
A paisagem rural deixa de ter aspecto bucólico e serve apenas de moldura para mostrar a realidade social. Aí um exemplo clássico do Realismo no Brasil aplicado às artes plásticas. Nele não se encontram traços de conferir poesia ao duro trabalho de adultos e jovens para cortar pedras com cinzel e marretas. É a dura realidade o que se vê na pintura realista de Coubert, feita em 1849.
No Brasil do século XX as obras de artes plásticas mais representativas do realismo estavam no registro de paisagens já com forte interferência do homem, como se observa neste quadro de Benedito Calixto, mostrando como um aqueduto transformou completamente a paisagem.
Mas, o trabalho “realista” que deu projeção a Benedito Calixto foi a obra “Inundação na Várzea do Carmo”, em obras que praticamente “retratavam” a paisagem real ali representada:
Um século depois, nas décadas de 1980 e 1990, no estado da Bahia, o artista australiano Ron Mueck, radicado no Brasil, desenvolve uma estética própria para produzir esculturas com características hiper-realistas, conquistando rapidamente o reconhecimento mundial. A imagem a seguir mostra o trabalho de Mueck:
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