O que é o Enem – Descomplicamos o exame para você

O Exame feito para avaliar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio vai muito além de ser um vestibular a nível nacional. Confira!

O Exame Nacional do Ensino Médio, ou Enem, é conhecido como um “vestibular” a nível nacional. Mas ele não foi sempre assim, e apesar de dar a possibilidade de entrar em universidades, ele não é um vestibular.

O principal objetivo do Enem sempre foi: avaliar o desempenho do estudante que concluiu a educação básica, com objetivo de contribuir para o melhor desenvolvimento deste nível de escolaridade. Isso desde a sua primeira versão, em 1998.

Em 2004 que foram iniciados os primeiros passos para uso do Enem no ingresso em universidades. Quando foi lançado o ProUni (Programa Universidade para Todos). A partir deste ano o Enem começou a se tornar mais popular.

Mas foi somente em 2009 que o Enem passou a ser utilizado como mecanismo de seleção para o ensino superior por algumas instituições. Foram feitas algumas mudanças para que através do Enem, pudessem ser selecionados estudantes para os Instituições Federais de Ensino Superior.

O que é o Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio

O que é o Enem, então?

Bom, podemos resumir que o Enem é um exame para medir o nível do estudante que concluiu a educação básica. Também abrir portas para programas de acesso ao ensino superior e técnico.

Os programas vinculados ao Enem

Hoje quem faz o exame abre muitas oportunidades para acessar o Ensino Superior ou mesmo um curso técnico, inclusive para estudar em portugal com a nota do Enem.

Confira os programas vinculados ao Enem:

ProUni (Programa Universidade para Todos)
Este programa oferece bolsas de estudo de 50% e 100% em instituições privadas de ensino superior.

FIES (Fundo de Financiamento Estudantil)
Um programa para estudantes conseguirem financiar seus cursos em universidades particulares, e pagam com juros bem abaixo do mercado.  Confira todas as regras do FIES.

Sisu (Sistema de Seleção Unificado)
Neste você disputa por vagas em universidades públicas de todo o país, em diversos cursos. Saiba tudo sobre o Sisu.

Pronatec (Programa Nacional de Acesso a Cursos Técnicos e Emprego)
Este programa é focado na parte de profissionalização do estudante do ensino médio. Confira tudo sobre o Pronatec.

 

 

 

 

Rede Enem

Categorias: O que é Tags: , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel