Veja as 10 dicas: Como se preparar para sair bem nas provas do Enem

Confira as dicas do Blog do Enem para fazer render o seu tempo e a estudar de maneira correta para mandar bem no próximo Exame Nacional do Ensino Médio. Não tem mágica: só chega na frente quem se dedica pra valer!

Aprenda a organizar sua rotina para aproveitar o tempo. Veja como se preparar para o Enem e mandar bem. Criar um esquema produtivo de estudos faz toda a diferença para a sua nota no Enem.

O que não dá é para ficar se lamentando pelas metas que você não conseguiu atingir. Agora, nada de esquecer das metas que você pode fazer se tornarem realidade com uma boa nota no próximo Enem.Vamos lá correr atrás e colocar a mão na massa? Veja as dicas que o Blog preparou sobre como se preparar para o Enem.

A regra geral é clara: Manda bem quem se dedica mais. Não existe mágica na aprendizagem. Nos Estados Unidos a galera utiliza a expressão No pain no gain. É um lema que nasceu no esporte, onde sem ‘dor’ (esforço) não há evolução (conquistas).

O Blog do Enem tem todos os conteúdos e simulados para você pegar firme e mandar bem. Bora lá, então, se dedicar para chegar na frente. Veja como se preparar para o Enem!

1 – Comece pelos conteúdos que mais caem. Depois veja as dicas de estudos.

Gostou das dicas? Veja agora os destaques de cada matéria.

2 – Veja o que mais cai nas provas do Enem:

 

3- Horários para dormir

Pode parecer estranho começar falando de dormir. Mas, venhamos e convenhamos, ninguém se torna nada na vida, ficando na cama o dia inteiro, não é mesmo?  E, por outro lado, não dá para fazer nada direito com sono. Portanto, a dica aqui é estipular horários razoáveis, tanto para deitar, quanto para levantar.

Horários estes, que otimizem o seu sono e o seu desempenho. E não vale usar a função soneca, ou deixar para ir dormir muito tarde. Esses pequenos vacilos podem fazer toda a diferença entre conseguir a vaga dos sonhos, ou não conseguir. Essa é uma boa dica sobre como se preparar para o Enem.

4- Rotina de estudos

Fazer um cronograma de estudos é indispensável quando você tem um objetivo, principalmente quando se trata de passar em um processo seletivo. Com organização não tem escapatória: todo o dia você já tem bem claro o que precisa dar conta de estudar.

Outra dica de ouro: não fique só na teoria, vá para a prática! Faça exercícios de todas as disciplinas. Resolva provas de exames anteriores e faça simulados online.

5 – Simulado Pré-Enem Gratuito

Confira na imagem os Simulados Online Gratuitos de todas as matérias do Enem. São provas rápidas, com apenas 10 questões de cada vez, e gabarito na mesma hora. Acesse os Simulados do Enem:Simulado Enem OnlineQuando você não acerta uma questão do Simulado Enem Online o sistema já mostra para você uma aula de reforço específica. Bora lá!

6- Lazer

Fazer algo diferente da sua rotina diária também é essencial. Por isso, é bem interessante que você tire um dia da semana, ou uma horinha do seu dia para fazer algo diferente. Conversar com um amigo e dar role, são ótimas opções. O bom mesmo é ter um papo sem ficar toda hora lembrando das preocupações que estão na sua cabeça todos os dias.

Aquele som que você curte, mas não escuta há muito tempo, ou aquele programa de televisão que nunca mais assistiu, também são boas alternativas. Dá até para navegar um pouco nas redes sociais enquanto escuta ou assiste os seus queridinhos.

 

7- Alimentação saudável

Comer bem, supõe ter horários definidos para as refeições, além de ingerir alimentos realmente nutritivos e que vão te fazer bem, inclusive auxiliando na sua concentração na hora dos estudos e, o mais importante: na memorização dos conteúdos. Definitivamente ninguém consegue se concentrar direito e ser produtivo, passando mal do estômago ou com outras complicações digestivas.

8 – Atividade física

A prática de um exercício físico é algo que traz muitos benefícios para a saúde e para a sua produtividade, ainda mais quando se passa muitas horas sentado, estudando. Energia você tem e de sobra, pode acreditar!

Então, bora se movimentar! Vale qualquer coisa: dar uma caminhada na rua (pode até levar o seu pet junto); correr; dar uma pedalada; academia; natação; pilates, enfim, movimente-se!

Que os seus próximos dias antes do Enem sejam produtivos e de muito estudo!

9 – Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação.

Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.curso enem gratuito blue fino

10 – Download das Provas, com Gabarito

Resolva as questões das provas anteriores e confira seu desempenho com o gabarito oficial do MEC. Assim você faz um teste de verdade para conferir o seu nível para o próximo Enem.  Download aqui.

Como se preparar para o Enem – Gostou?

 

Martha Ramos
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

Martha Ramos

Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs.
Categorias: Destaques, Dicas de Estudo, Enem Tags: ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel