Para mandar bem você precisa se garantir nestes pontos: 1 Uso correto do Português; 2 Compreender e Desenvolver o Tema; 3 Argumentar em defesa do seu Ponto de Vista; 4 - Capacidade de argumentação; 5 - Criar a Proposta de Intervenção. Veja uma Web-Série especial, completa, para você mandar bem em todas elas.
Entenda as Cinco Competências da Redação que são avaliadas na correção oficial do Enem. Cada uma vale 200 pontos. Para conseguir uma boa Nota é preciso mandar bem em todas elas. Então, não basta chegar preparado no domínio dos fundamentos do texto dissertativo-argumentativo, na lógica de criar uma Tese a respeito do Tema, e a partir daí fazer Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
Para ter uma boa nota você deve conhecer os critérios que serão utilizados para corrigir a sua redação. Por isso, fizemos uma web-série específica sobre as cinco competências da Redação do Enem. A professora Daniela Garcia, do Curso Enem Gratuito, selecionou um texto real de uma Redação Enem nota 1000, e mostrou como a candidata conquistou a nota máxima em cada uma das 5 Competências.
As 5 Competências da Redação
As competências estão intimamente relacionadas às habilidades, uma vez que a competência de um indivíduo em resolver uma determinada problemática pressupõe que ele domine certas habilidades necessárias para a solução do problema.
Nessa perspectiva, o exame privilegia a avaliação da capacidade que os alunos concluintes do Ensino Médio têm de resolver problemas a partir de habilidades desenvolvidas no processo de escolarização.
Complementa essa concepção de competências e habilidades o entendimento de que o conhecimento é construído pelos alunos por meio das experiências vivenciadas por eles quando necessitam realizar das mais simples às mais complexas ações.
Web-Série Especial: Como gabaritar nas 5 Competências da Redação
Acompanhe agora com a professora Daniela a análise do texto nota 1000 da participante Isabella Gadelha, que conseguiu a pontuação máxima na redação do Enem 2020. Veja o descritivo e a análise real da conquista da Isabella em cada Competência.
- Web-Série Competência 1. Uso da Norma Padrão
- Web-Série Competência 2. Compreensão do Tema
- Web-Série Competência 3. Capacidade de Argumentação
- Web-Série Competência 4. O uso de conectivos
- Web-Série Competência 5. Proposta de Intervenção
Confira agora no detalhe, o que pede cada Competência da redação
A Competência 1 da Redação
Confira agora coma a professora Daniela Garcia, do Curso Enem Gratuito, os cuidados que você deve ter para se garantir nos 200 pontos da primeira competência:
Viu só como não tem segredo para você garantir os 200 pontos da Competência 1? Veja as outras quatro competências da redação também. Todas com resumos gratuitos.
A correção das competências da Redação
A prova de redação do Enem propõe-se a avaliar 5 competências escritoras do aluno. Para tanto, a matriz de competências da Redação foi adaptada para avaliar o desempenho do participante como produtor de um texto no qual ele demonstre capacidade de reflexão sobre o tema proposto.
Essa reflexão é feita a partir da leitura dos textos que compõem a proposta, conjugada à leitura da realidade.
Há o compromisso de que os temas abordem questões de ordem política, social, cultural ou científica, desde que apresentados como uma situação-problema, para a qual o autor do texto deverá propor soluções, respeitando os direitos humanos.
1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
Na competência I, espera-se que o participante escolha o registro adequado a uma situação formal de produção de texto escrito.
Na correção da Redação do Enem, serão considerados pelos avaliadores os fundamentos gramaticais do texto escrito, refletidos na utilização da norma culta em aspectos essenciais:
Sintaxe de concordância, regência e colocação; pontuação; flexão; ortografia; e adequação de registro demonstrada, no desempenho linguístico, de acordo com a situação formal de produção exigida.
2. Compreender a proposta de redação
Veja o resumo com a professora Daniela:
As Dicas da Competência 2 na Redação do Enem:
Aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo é fundamental.
O eixo da competência 2 reside na compreensão do tema proposto pelo Enem. Dessa forma, ele irá avaliar se você compreendeu e soube argumentar sobre o tema em seu texto dissertativo-argumentativo.
Por meio desse tipo de texto, analisam-se, interpretam-se e relacionam-se dados, informações e conceitos amplos em defesa de um ponto de vista.
3. Capacidade de organização _ Competência 3
As dicas:
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Na competência 3, durante a correção da Redação do Enem procura-se avaliar como o participante, em uma situação formal de interlocução, seleciona, organiza, relaciona e interpreta os dados, informações e conceitos necessários para defender sua perspectiva sobre o tema proposto na Redação Enem.
4. Domínio da Estrutura do Idioma
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Na competência 4 avalia-se a utilização de recursos coesivos da modalidade escrita, para uma adequada articulação dos argumentos, fatos e opiniões. Esses elementos de argumentação serão avaliados para a defesa da tese desenvolvida. Serão considerados os mecanismos linguísticos responsáveis pela construção da argumentação na superfície textual.
Veja o resumo da Quarta Competência da Redação do Enem
A correção da Redação Enem observa aspectos tais como: coesão referencial; coesão lexical (sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração); e coesão gramatical (uso de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, intersentenciais, interparágrafos).
5. Proposta de Intervenção
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Na competência 5, verifica-se como o participante indicará na Redação do Enem as possíveis variáveis para solucionar a problemática desenvolvida, qual proposta de intervenção apresentou, qual a relação desta com o projeto desenvolvido sobre o tema proposto.
Resumo da Competência 5 da Redação do Enem
A quinta competência avaliada na Redação do Enem observa ainda a qualidade da proposta de intervenção tendo por base a solidariedade humana e o respeito à diversidade de pontos de vista, eixos de uma sociedade democrática.
Resumo das 5 competências da Redação
A professora Daniela preparou para você uma síntese com uma abordagem bem simples e descoplicada sobre as Cinco Competências cobradas na Correção da Redação do Enem. Confira:
Dica do Blog: Confira 10 textos de Redação Enem nota 1000. Veja como escrever para alcançar a nota máxima na redação. Leia e observe que não é tão difícil assim.
Como é calculada a nota da Redação
Os critérios de avaliação baseiam-se nas cinco competências expressas do ENEM traduzidas para a situação específica de produção de texto. Cada competência desdobra-se em níveis correspondentes aos conceitos – Insuficiente, Regular, Bom e Excelente, quantificados da seguinte maneira:
- nível 1, nota 250;
- nível 2, nota 500;
- nível 3, nota 750 e
- nível 4, nota 1000.
Cada redação é corrigida por dois corretores, de forma independente, sem que um conheça a pontuação dada pelo outro. Caso haja discrepância de duzentos pontos no total dos pontos atribuídos às Competências (para cada competência são atribuídos pontos que variam de 250 a 1000) ou caso a redação seja simultaneamente “pontuada” e “desconsiderada” pelos dois Corretores, o texto é submetido, então, a um terceiro Corretor.
Nesse caso, a pontuação do terceiro Corretor é soberana em relação às atribuídas pelos outros dois. Quando a discrepância das notas entre os dois Corretores é inferior a 200 (duzentos) pontos, é atribuída à redação a média das duas notas.
Se a terceira nota também for divergente em mais de 200 pontos, uma banca examinadora composta por três membros fará a avaliação final do texto.
Além disso, se houver uma discrepância de 80 pontos na correção de qualquer uma das 5 competências aferidas na redação, o texto também passará para a avaliação de um terceiro corretor.
Como fazer a Redação do Enem
É hora de perder o medo da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio. Antes de ler sobre as Cinco Competências para a nota 1000, veja um resumo simples e rápido sobre como elaborar o seu texto. É com a professora Dani de Floripa, do canal do Curso Enem Gratuito:
Então, viu como é simples? Hora de perder o medo. Veja agora as notas para as Cinco Competências:
As notas das Competências da Redação
Níveis de conhecimentos associados às Competências da Redação do Enem Expressas nas Matrizes de Referência do Exame
Para cada uma das competências expressas na matriz de referência para redação do Enem, existem níveis de conhecimento associados a essas competências, conforme descritos abaixo:
- Nível 0: Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes.
- Apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto. Não elabora proposta de intervenção.
- Nível I: Demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Desenvolve de maneira tangencial o tema ou apresenta inadequação ao tipo textual dissertativo-argumentativo.
- Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pouco relacionados ao tema.
- Não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada. Elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou a deixa subentendida no texto.
- Nível II: Demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Desenvolve de forma mediana o tema a partir de argumentos do senso comum, cópias dos textos motivadores ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo.
- Apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca articulação e/ou com contradições, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação em defesa de seu ponto de vista.
- Articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos. Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
- Nível III: Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do tipo textual dissertativo-argumentativo.
- Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista.
- Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema, mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.
- Nível IV: Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
- Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, com indícios de autoria, em defesa de seu ponto de vista.
- Articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto.
- Nível V: Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita. Desenvolve muito bem o tema com argumentação consistente, além de apresentar excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo, a partir de um repertório sociocultural produtivo.
- Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.
- Articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos. Elabora proposta de intervenção inovadora relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida em seu texto.