Enem extra de 2021 teve 280 mil novas inscrições

Mesmo com o novo prazo de inscrições, aberto por determinação judicial, o número de participantes é o menor dos últimos 15 anos. Confira os dados e veja como estudar na reta final.

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, que é o órgão vinculado ao MEC e responsável pela elaboração e aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio divulgaram nesta segunda-feira (27.set.2021) que a etapa de inscrições do Enem Extra de 2021 recebeu 285 mil candidatos.

As provas deste Enem extra serão realizadas em janeiro de 2021, nos dias 9 e 16. Nas mesmas datas serão aplicadas também as provas das pessoas privadas de liberdade, e que estão em presídios, cadeias ou em abrigos para menores infratores.

O “novo Enem” teve o período de inscrições aberto desde 14 até 26 de setembro, por determinação do Supremo Tribunal Federal, que acolheu uma reclamação de que o INEP e o MEC teriam negado na etapa regular de inscrições a isenção da taxa de R$ 85,00 para os ausentes das provas do Enem 2020.

O menor nível do Enem desde 2007

O número exato de novos participantes do Enem 2021 é de 280.145 inscrições. Assim, somados ao número de inscritos na etapa original, que foi de 3.109.762, o total de candidatos do Enem 2021 pulou para  3.389.907. O aumento foi de 9% no total de candidatos.

Em 2020 as inscrições do Enem alcançaram mais de 5 milhões de candidatos. O número exato foi de 5.783.357. Comparando os números de 2021 com 2020, a queda foi de 2.393.450 inscrições. A diferença mostra uma queda de 41,14%.

Os números ficam ainda piores quando comparados à série histórica do Enem. Em 2021 temos a pior marca de inscrições no Enem desde o ano de 2007. São 15 anos de atraso na quantidade de participantes.

Como se preparar para o Enem 2021

Agora você pode mandar bem nas provas mesmo faltando poucos meses para o Exame. No Curso Enem Gratuito você encontra apostilas, aulas, resumos e simulados de todas as matérias que caem nas provas objetivas.

E têm também a preparação gratuita para aprender a elaborar a Redação do Exame Nacional do Ensino Médio.Veja:Curso Enem Gratuito

As 10 questões que mais caem

O treinamento mais importante que você precisa fazer é o de Interpretação de Textos. Vale para a prova de Linguagens, com muitas questões de Literatura e de Português. Vale para a prova de Redação, pois você precisa interpretar corretamente o Tema da Redação e os textos motivadores.

E as dicas de Interpretaçãop de textos valem também para Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Afinal, para mandar bem você precisa “ler e entender” os longos enunciados. Veja os resumos dos temas que mais caem:

Resumos: o que mais cai no Enem:

 

 

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Sem categoria
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel