Gabarito Enem 2013 – Professores apontam problemas em gabarito oficial

Professores do Objetivo que participaram da correção comentada do UOL também encontram problemas no Gabarito Enem 2013 oficial. Entenda o caso no post.

Com a divulgação do Gabarito Enem 2013 oficial, era de se esperar que muitos gabaritos não oficiais fossem corrigidos e se adequassem as respostas oficiais fornecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Ontem, o Blog do Enem trouxe o exemplo do Anglo, que, comparando o Gabarito Enem 2013 oficial com a correção que havia feito da prova, encontrou possíveis erros feitos pelo MEC ao elaborar as respostas das questões. Você pode ver mais sobre isso aqui: https://blogdoenem.com.br/gabarito-enem-2013-anglo-oficial/.

E parece que professores do Curso e Colégio Objetivo, que participaram da correção comentada das provas publicada pelo UOL, também encontraram problemas nas respostas que o MEC considerou como certas no Gabarito Enem 2013 oficial. A direção do Objetivo ainda não definiu se contestará alguma questão do Enem 2013 oficialmente.

Veja abaixo as questões contestadas pelos professores do Objetivo e suas explicações:

QUESTÃO 29 (PROVA AMARELA)

Resposta correta segundo o Gabarito Enem 2013 oficial: B

O problema encontrado pelos professores nessa questão é que a Lei das XII Tábuas, promulgada pelo Senado em 450 a. C., não tratava de cidadania. “A cidadania foi estendida a todos os homens livres, dentro dos domínios romanos, pelo Edito de Caracala, em 212 d.C.”, diz o comentário da questão.

QUESTÃO 41 (PROVA AMARELA)

Resposta correta segundo o Gabarito Enem 2013 oficial: B

Os professores do Objetivo identificaram que, nessa questão, devido a uma elaboração equivocada, o candidato pode ter dúvidas sobre qual seria a resposta correta. “A alternativa B é que mais se atém ao texto. Entretanto, a alternativa A expressa a visão contemporânea sobre a conquista espanhola da América e poderia ser interpretada como representativa do “sentido” (isto é, do significado) do texto; e até a alternativa C poderia eventualmente ser escolhida, pois o trecho reproduzido também enfatiza a ideia de mortandade, ainda que lhe reserve menos espaço que as considerações de caráter militar. De qualquer forma, a questão foi elaborada de tal maneira que pode suscitar no candidato dúvidas sobre qual seria a resposta correta”.

QUESTÃO 109 (PROVA AMARELA)

Resposta correta segundo o Gabarito Enem 2013 oficial: C

Para os professores do Objetivo, a alternativa C não é diferente da alternativa B. Em ambas, o recurso linguístico em questão é descrito de forma equivalente, portanto, a questão teria duas respostas possíveis.

QUESTÃO 122 (PROVA AMARELA)

Resposta correta segundo o Gabarito Enem 2013 oficial: D

Os professores consideram que a questão 122 não é clara e a resposta oficial não é aceitável, “pois não se entende qual seja o ‘comportamento idealista’ de Brás Cubas que a ‘metáfora do relógio’ redirecionaria. Trata-se de um teste confuso, que deveria ser anulado”.

QUESTÃO 128 (PROVA AMARELA)

Resposta correta segundo o Gabarito Enem 2013 oficial: D

Os professores afirmam que a descrição apresentada na alternativa D, considerada correta segundo o Gabarito Enem 2013 oficial, é exagerada tendo em vista as descrições de pobreza apresentadas visual e verbalmente nos quadrinhos. “Além disso, tal descrição não contempla o último dos quadrinhos, voltado não para a forma ou conteúdo do livro, mas para a relação do leitor com ele, o que deve ter motivado confusão e erro para os candidatos. Ainda assim, a resposta menos má é a D”.

Gabarito Enem 2013

Curso Enem Gratuito por um mês- Clique AQUI.
Confira o Simulado Enem  – Clique AQUI.
Confira Como se preparar para o Enem – Clique AQUI.

Agora que você já sabe tudo sobre o Gabarito Enem 2013, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem