As plantas Gimnospermas: pinheiros e cicas. Botânica no Enem

Veha as características das plantas do grupo das Gimnospermas no Brasil e no mundo. É conteúdo clássico de botânica para o Enem.

Pinheiros, ciprestes e cicas são os principais representantes do grupo daPlantas Gimnospermas, que fazem parte do Reino Plantae. As Gimnospermas são as primeiras plantas a não precisarem de água para seu processo reprodutivo.

Isso possibilitou a conquista definitiva do ambiente terrestre, fazendo com que as plantas se expandissem para habitats diversos. Você conhece as principais características e o ciclo reprodutivo das gimnospermas?

Então saiba tudo sobre estas plantas e arrase nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares. No Brasil as araucárias (pinheiro do Paraná) são o exemplo mais destacado de gimnospermas.

Introdução às plantas Gimnospermas

Veja agora um resumo com a professora de botânica Claudia Aguiar, que dá aulas no Curso Enem Gratuito. Confira a origem e as características das Gminospermas:

Características gerais das gimnospermas: As gimnospermas são plantas vasculares, ou seja, possuem tecidos que formam vasos condutores para transportar substâncias ao longo do vegetal.

A planta propriamente dita (aquela que você vê a maior parte do tempo, a fase duradoura) das gimnospermas é o esporófito (2n) que possui raiz, caules e folhas como órgãos vegetativos. As gimnospermas possuem geralmente caules lenhosos, classificados como troncos.

Suas folhas, em geral, possuem forma de agulha (aciculadas) e são destinadas à fotossíntese. Algumas destas folhas podem ser modificadas para a função reprodutiva, possuem formato de lâminas ou escamas e em conjunto formam os estróbilos ou cones(nas coníferas, como os pinheiros, chamamos os estróbilos popularmente de pinhas).

Principal característica das gimnospermas

A característica mais lembrada das gimnospermas é o fato de não formarem frutos, o que lhes dá o nome de gimnospermas, que significa “semente nua”. Já o gametófito das gimnospermas é muito diminuto e dependente do esporófito.

Gimnospermas - Biologia

 Ciclo reprodutivo das gimnospermas: As folhas reprodutoras das gimnospermas podem produzir dois tipos de esporos – os andrósporos ou micrósporos (esporos masculinos) e ginósporos ou megásporos (femininos).  Assim, temos dois tipos de estróbilos – as pinhas masculinas e as pinhas femininas.

Os estróbilos masculinos terão microsporângios (2n), que produzirão esporos masculinos através de meiose. Já os estróbilos femininos terão os macrosporângiosou megasposrângios(2n) que produzirão esporos femininos (a meiose produzirá 4 esporos, 3 degeneram e apenas um é viável, formando o megásporo).

Gimnospermas - Biologia

Há gimnospermas que são monoicas, possuindo ambos os tipos de estróbilos, como no caso do Pinussp. Há também aquelas que são dioicas, ou seja, possuem plantas femininas e masculinas separadamente, como no caso das araucárias ou pinheiros-do-paraná.

Gimnospermas - Biologia

Para concluir sua revisão, veja esta excelente videoaula da professora Claudia, com as características do Reino Plantae, o reino Vegetal.

E aí, curtiu o vídeo? Muito legal, não é mesmo? Agora, para saber tudo sobre as Gimnospermas, fique ligado(a) em tudo o que preparamos para você.

Dicas do Blog do Enem

Dica 1: Antes de continuar estudando as Gimnospermas, que tal dar uma espiadinha nas Briófitas? Veja este post com divertida videoaula da Khan Academy e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-plantas-briofitas-enem/
Dica 2: Estude também as Pteridófitas! Veja este post com videoaula do professor Artur Ramos: https://blogdoenem.com.br/pteridofitas-samambaias-biologia/
Dica 3: Revise também as algas do Reino Protoctista e seus ciclos reprodutivos: https://blogdoenem.com.br/biologia-algas/
Dica 4: Você não lembra muito o que quer dizer os termos haploide (n) e diploide (2n)? Então veja este post com videoaula da Khan Academy: https://blogdoenem.com.br/biologia-introducao-mitose-meiose-aula-khan-academy/

A partir da germinação dos esporos das gimnospermas, haverá a formação de dois tipos de gametófitos: o masculino, originado do andrósporo, será chamado de grão de pólen; e o feminino originado do megásporo, será chamado de óvulo. Nos animais, o óvulo corresponde ao gameta feminino, porém, nas plantas, o óvulo é uma capsula que contém o gametófito que irá originar o gameta feminino vegetal – a oosfera. Isso ocorre porque nas gimnospermas e angiospermas o gametófito se desenvolve dentro do esporo (desenvolvimento endospórico) e não saindo dele, como nas pteridófitas e briófitas. O grão de pólen possui duas células, uma é vegetativa e dará origem ao tubo polínico e a outra é o gameta masculino.

Dica 5: Revise também as principais características do Reino dos Animais! Veja este post com videoaula do professor Rubens Oda: https://blogdoenem.com.br/biologia-reino-animais/

Para que o gameta masculino chegue ao feminino para fecundá-lo, geralmente as gimnospermas dependem do vento. Assim, os grãos de pólen em geral são alados –possuem duas pequenas asas laterais. Além disso, são produzidos em grande quantidade para compensar as perdas de grãos que são distribuídos de maneira errante pelo vento. Porém, quando um grão de pólen chega ao óvulo, a sua célula vegetativa vai dar origem ao tubo polínico que irá carregar a célula germinativa até as oosferas presentes dentro do óvulo. No caminho até as oosferas, a célula germinativa sofre uma mitose, produzindo dois gametas masculinos. Quando um gameta masculino se une à oosfera, dá origem a um zigoto. Este zigoto sofrerá várias mitoses e o óvulo irá se transformar em uma semente e, em seu interior haverá o embrião (2n) que dará origem a uma nova planta (esporófito de gimnosperma). O embrião fica no meio de um tecido haploide, que corresponde a restos do gametófito e que lhe servirá de nutrientes durante seu desenvolvimento inicial, chamado de endosperma.

Veja também esse esquema retirado do site obiologo.eco.br:

Gimnospermas - Biologia

Agora que você já sabe tudo sobre as gimnospermas, que tal testar seus conhecimentos?

(UFTM – MG) Num exercício prático, um estudante analisou um vegetal para descobrir a que grupo pertencia,usando a seguinte chave de identificação:

Gimnospermas - Biologia

O estudante concluiu que o vegetal pertencia ao grupo III. Esse vegetal é?

a) um musgo.
b) um pinheiro.
c) um tomateiro.
d) uma orquídea.
e) uma samambaia.

(Ufpel – RS) No ano de 1875, chegaram ao Rio Grande do Sul os primeiros imigrantes italianos, quecolonizaram o nordeste do estado. O pinhão, produzido pela araucária, também conhecida como pinheiro-do- paraná, foi uma importante fonte de alimento para eles no início da colonização. Esses italianos eram, em sua maioria, agricultores e se dedicavam ao cultivo da parreira e à produção de vinhos.

Assinale a alternativa que contém a afirmativa correta.

A araucária é uma pteridófita e sua semente, o pinhão, é comestível, enquanto a parreira é uma gimnosperma e os grãos de uva são seus frutos.
b. A araucária e a parreira são plantas com frutos partenocárpicos formados a partir de uma inflorescência.
c. A araucária é uma gimnosperma e seu fruto, pinhão, é comestível, enquanto a parreira é uma angiosperma e os grãos de uva são suas sementes.
d. A araucária é uma angiosperma e sua semente, o pinhão, é comestível, enquanto a parreira é uma gimnosperma e os grãos de uva são seus frutos.
e. A araucária é uma gimnosperma e sua semente, o pinhão, é comestível, enquanto a parreira é uma angiosperma e os grãos de uva são seus frutos.

Reposta: 1) C; 2) E.

Dica 6: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 7: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel